quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Acidente nesta quarta-feira no Paxicá na Ma-034 em Tutóia-MA

Texto e imagens: blog Antonio Amaral
Era por volta das 10:00 horas nesta manhã de quarta-feira, na Ma-034, no bairro Paxicá, um rápido acidente envolvendo duas motos uma Marca Bross outra modelo Titan, um dos condutores envolvido no acidente foi o Sr. Joãozinho da Neuza, da CDL, popularmente conhecido o mesmo sofreu leve lesões como observou enquanto passava o blog, no local do acidente.

Segundo populares informaram no local do acidente que o proprietário da moto titan, foi o responsável em tentar uma ultrapassagem forçada. 

O rapaz ainda de nome desconhecido não sofreu lesões físicas, somente alguns danos materiais na sua moto titan de cor vermelha.





terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Chico Canavieira, liderança Politica de Tutóia é recebido por Marcio Jerry – Secretário de Articulação Politica do Governo Flávio Dino e ratifica Pedido, em nome da Sociedade Civil Organizada, de Agenda do Governado em Tutóia!!


Hoje, 27 de janeiro, Chico Canavieira, liderança comunitária e politica de Tutóia, foi recebido no palácio dos Leões pelo Secretário de Articulação Politica do Governo do Maranhão,  Marcio Jerry .

Chico Canavieira teve o encontro agendado com o objetivo de ratificar o pedido já formalizado, dias atrás, para uma Agenda Positiva do  Governador Flávio Dino em Tutóia, a pedido da sociedade civil organizada do Município.

Chico Canavieira adiantou ao Secretário de Estado Marcio Jerry, que não só ele, Chico Canavieira, mas toda a população de Tutóia confia mais do que nunca na capacidade de gestão e nos valores humanitários do Governador Flávio Dino voltados, especialmente, para os menos favorecidos e que, por isso, a nossa população de Tutóia confia e acredita que o Governador solucionará os principais problemas  que vem prejudicando  gravemente a população de Tutóia,  como a questão da titularização da terra aos agricultores, envolvendo as Glebas Santa Clara Comum, Belágua, São Benedito e Baixão do Murici; a questão da legalização da área urbana da cidade, além da brutal e gravíssima ausência  de abastecimento de água tratada para a cidade, assim como, os 90 km da estrada Barro Duro x Santana dos Carvalhos/Santo Hilário/Veredas/Buritizinho, único acesso para mais de 25 mil habitantes, com sua base precaríssima (5 horas para fazer aquele percurso), entre outras necessidades prioritárias para geração de trabalho e renda para a nossa população.

Da esquerda para direita: Salgado, Chico Canavieira, Marcio Jerry e Romildo Canavieira.


O Secretário Marcio Jerry informou a Chico Canavieira que a demanda da sociedade civil de Tutóia é justa e vem ao encontro dos objetivos do novo  Governo, e, que apesar das graves dificuldades em que se encontra o Estado do Maranhão, com elevadas dividas e estruturas improdutivas e ineficientes, que Chico Canavieira transmitisse às entidades  civis de Tutóia: Federação das Associações Comunitárias; Sindicato dos Lavradores de Tutóia; Colônia dos Pescadores Z/17; Sindicato dos Pescadores e Criadores de Peixe; Sindicato da Agricultura Familiar – SINTRAF; Associação da Gleba Belágua; Associação da Gleba Santa Clara Comum;  Associação da Gleba São Benedito; Associação da Gleba Baixão do Murici; Associação dos Agentes de Saúde; Associação dos Moradores e Amigos do Município de Tutóia, representando as demais associações comunitárias, que o Governador Flávio Dino atenderá  o pleito das entidades e irá a Tutóia para uma agenda positiva em  fevereiro, após o período do carnaval.


“O Secretário Marcio Jerry informou a Chico Canavieira que a demanda da sociedade civil de Tutóia é justa e vem ao encontro dos objetivos do novo Governo... Que o Governador Flávio Dino atenderá  o pleito das entidades, indo a Tutóia para uma agenda positiva em  fevereiro, após o período do carnaval...” 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Santas Missões Populares: história, celebração e festejos em Tutóia

Via blog do Elivaldo Ramos

Durante uma semana várias comunidades religiosas católicas celebram santos e realizam atividades missionárias no município de Tutóia.

Durante todo o dia de hoje no Salão Paroquial (no centro da cidade) centenas de missionários locais e visitantes participaram da acolhida e de palestras sobre Tutóia e das Comunidades Eclesiais de Base-CEBs- iniciadas pela igreja em meados do século passado neste município. Na parte da manhã, além da animação do grupo de jovens da banda da igreja, houve uma apresentação sobre a história e geografia de Tutóia feita pelo professor Elivaldo Ramos, titular deste blog. À tarde uma apresentação sobre as CEBs com a missionária e professora Dóris.

Acesse AQUI Apresentação do Professor Elivaldo Ramos: História de  Tutóia em slide

Veja algumas imagens:









Hoje à noite a comunidade de São Paulo, no Paxicá, encerrou os festejos do Santo e anunciou a continuidade da Semana Missionária na localidade, veja outras imagens. 



sábado, 24 de janeiro de 2015

Onça pintada devora ser humano em Santa Quitéria- MA

Com informação do Portal do Junior Acesse o link original AQUI




* Um onça devorou praticamente um homem, veja que imagem forte.


* A perigosa Onça pintada que foi morta após o acontecido.

Fonte: Portal do Junior

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Tutóia recebe centenas de católicos para o grande evento das Santas Missões Populares

Imagens e Texto: Elivaldo Ramos

Caravanas de vários municípios do Maranhão e Piauí e comunidades de Tutóia começam a chegar nesta sexta (23) para o Evento Santas Missões Populares organizado pela Diocese de Brejo e aqui em Tutóia pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição. 

Segundo a organização de Tutóia de Parnaíba estão vindo 10 comunidades, de Coroatá 12, de Codó 4 e outros 250 missionários de vários municípios como estes mostrados nas fotos vindos de Barreirinhas -MA. Além de outras 75 comunidades de Tutóia que devem enviar de 3 q 5 pessoas por igreja.

Hoje à noite tem uma missa e uma palestra de recepção do evento. Amanhã de manhã haverá outra palestra de abertura e apresentações religiosas. 

O evento acontece de 23 de Janeiro a 01 de Fevereiro. Os missionários serão acolhidos em residências de fiéis da igreja Católica e devem permanecer por 8 a 10 dias em Tutóia.

O evento contará com a presença de bispos e párocos de outras cidades também.






Confira aqui a programação completa:

PROGRAMAÇÂO
Sexta_Feira_ 23/01
15h _ Chegada dos missionários de fora.
Acolhida e hospedagem nas familias .
19h_início do RETIRO POPULAR
Sábado_24/01 _ Pela manhã_ Continuação do Retiro com os missionários de fora.
19h_ Vigília com a entrega da cruz Missionária.

ABERTURA DA SEMANA MISSIONÁRIA
Domingo_ 25/01
07h_ Santa Missa de Envio dos Missionários para as Comunidades.
A partir das 11h_ Acolhida dos missionários nas comunidades ( Almoço Comunitário ).
19h_ Encontro na Capela para apresentação dos missionários/acolhida e celebração.
De 26 a 31 de janeiro_ Todos estes dias haverá :
5h _ Caminhada/Oração da manhã.
8h às 11: 30h _ Visita às Famílias
14: 30 às 17h_ Visita às Famílias
19: 30h _ Celebração/Missa
Obs: Teremos ainda _ Confissões, Missas Momentos de Adoração e muito mais.
PARA CADA DIA UMA MOTIVAÇÂO
Seg _26/01 _ Ternura e Compaixão
Ter_ 27/01 _ Bem_Aventuranças e advertências de Jesus.
Qua_28/01 _ Oração e Meditação pessoal
Qui_29/01 _ Amor gratuito, solidário e eficaz
Sex_30/01 _Perdão e fidelidade ao evangelho de Jesus nas horas difíceis.
Sab_31/01 _ Renovação das promessas batismais e das comunidades.
Dom_01/02_ Encerramento da Semana Missionária
15h_ Grande carreata saindo do Barro Duro, a partir do Paxicá, Caminhada pelas ruas da cidade, Encerrando na avenida Paulino Neves com a Santa Missa e Show Catolico. PARTICIPE !

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Jovem que teve fotos vazadas em Chapadinha emite nota de esclarecimento.


Por: Blog do Foguinho, 15 de janeiro de 2015.

A Jovem L.N.M, natural de Teresina-PI, que teve as fotos vazadas na cidade de Chapadinha, entrou em contato com o blog do Foguinho para emitir uma nota de esclarecimento sobre o caso.

As fotos divulgadas em um blog de Chapadinha, ganhou repercussão em Jornal de São Luis e muitos comentários em Teresina-PI.

Foto da jovem L.N.
Nota de esclarecimento: 

Só tenho a dizer que fotos minhas despidas que foram vazadas, foi tudo uma obra de uma pessoa que não está totalmente preparada pra vida. 

Foram fotos que foi tirada a 2(dois) anos atrás e (somente) mandada pra essa pessoa que infelizmente me relacionei.
Tenho provas, conversas sobre a acusação!

Mais já tomei as devidas providências sobre esse caso, porque  pra quem não sabe... hoje em dia esse delito é crime e pode resultar em cadeia.

Meus agradecimentos e beijos a todos.


Obs: Este blog tem a autorização da jovem para a publicação da imagem acima.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Sindicato protocola ofícios junto ao Ministério Público pedindo providências sobre Concurso Público, Lei de Contratação e Contribuição do INSS

Texto e imagens do blog SINSPUTSANPAN

Na manhã de hoje (14) o Presidente do Sindicato, Elivaldo Ramos reuniu com o Promotor Fernando José (titular) e protocolou naquela Promotoria de Justiça dois ofícios, o primeiro pedindo providências quanto a realização do Concurso Público e da Lei da Contratação e, o segundo, sobre o repasse das contribuições previdenciárias-INSS. 







Vem aí a Grande Semana Missionária da Paróquia de Tutoia. Participem!!!


Trata-se do projeto das Santas Missões Populares que teve início em 2012 e se estenderá até 2016, principalmente na Diocese de Brejo. A Grande Semana Missionária é Um evento que acontecerá em todas as paróquias da diocese e, em Tutóia, contará com a participação de todas as comunidades do município (75) e centenas de missionários vindos de outras paróquias e dioceses. Será nos dias 25/01 a 01/02/15 e tem como objetivo Fazer crescer cada vez mais em qualidade e quantidade a caminhada das CEBs, fortalecendo nas pastorais e movimentos o espírito missionário e a vivência da comunhão, indo ao encontro das pessoas mais afastadas, mais necessitadas, dando atenção especial à juventude. 
     
                
Programação: 






         

Participe!!! 

                                                 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Tutóia-Mãe some com filho causando desespero ao pai da criança

Texto e imagens blog Antonio Amaral


Nesta segunda-feira(12), às 14:30 o Blog Antonio Amaral , foi procurado pelo Sr. Lindomar Santos Nascimento, de 56 anos, morador do povoado de Flexeiras, município de Água Doce - Ma, para denunciar o desaparecimento de Kaio Guteberg de Sousa Nascimento, de 10 anos de idade segundo ele a criança foi levada por sua companheira de nome Maria dos Milagres Rodrigues de Sousa, aparentando 37 anos.

Sr. Lindomar Santos, disse ao ter saído de casa para trabalhar pela manhã ao retornar para sua residência não encontrou sua companheira com quem já vivia há mais de 10 anos. O motivo do sumiço ainda está sobre segredo do denunciante por está suspeitando de infidelidade conjugal.

Afirmou o pai com estado de desespero que os últimos dez anos que esteve ao lado da Sra. Maria dos Milagres, 3 (três) filhos, somente o menino Kaio Guteber, foi levado sem deixar notícias a parentes, amigos desde o dia 09/01/2015, na última sexta-feira.

Qualquer informação entrar em contato pelo nº 098 3485 9036 ou 3485 9104,falar com Chiquinho de Flexeiras.

                           Menino Kaio de 10 anos

                       Sr. Lindomar Santos, pai da criança levado pela mãe na última sexta-feira
                        Sra. Maria dos Milagres, quem desapareceu com a criança

LDO não é votada em Tutóia e município caminha para crise de governabilidade


O prédio da Câmara municipal se reuniu na última quarta-feira, 7 de janeiro, por conta de uma crise instalada entre o executivo e os 6 vereadores de oposição do Parlamento municipal que se negam a aceitar a LDO -Lei de Diretrizes Orçamentarias - como ela está sendo apresentada por questionarem que necessita de emendas e de detalhamento do documento.

Essa situação poderá levar o município a uma crise de ordem administrativa. Todos sabem que é impossível se administrar sem a LDO.

 Como muitos sabem a Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração pública municipal contidas no Plano Plurianual, para o exercício financeiro do ano seguinte. Além de orientar a elaboração dos orçamentos anuais, a LDO dispõe sobre alterações na legislação tributária e estabelece a política tarifária das empresas da administração indireta e a de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. Os projetos de lei de diretrizes orçamentárias devem ser enviados à Câmara Legislativa pelo Poder Executivo cada ano.

Como a constituição Federal diz em seu artigo 62, que a Câmara não entrará em recesso sem votar a LDO, no Parlamento de Tutóia há uma espécie de recesso (ou sabe-se lá o que) porque tem reunido tem se reunido, mas não de forma ordinária, ou seja, toda quarta-feira.

 A LDO Deve ser aprovada por no mínimo ⅓ (um terço) dos membros da Câmara. A base governista do prefeito Dringa é de 6 vereadores e mais o Presidnete Alexandre Baquil. Então para que a Lei de Diretrizes Orçamentárias venha ser aprovada há a necessidade de um voto dos oposicionistas o que até o momento não há concessão pra isso.

O polêmico assunto divide opiniões em Tutóia, quando a maioria absoluta não concorda com a atitude radical e antidemocrática do prefeito e a falta de força da oposição. O prazo para votar a LDO se esgota neste mês, segundo o vereador Binha.

Via blog do Elivaldo Ramos

domingo, 11 de janeiro de 2015

Chico Canaveira, família e amigos fazem entregas de brinquedos às crianças carentes do município de Tutóia

Texto e imagens de  Flavinha Pontes.


Natal das crianças do povoado Bom Gosto em Tutóia-Ma. Por um lado é triste ver tanta pobreza, com crianças andando nuas por não terem nem o que vestir, mas por outro é gratificante ver os olhinhos brilhando, um sorriso sincero no rosto e a ansiedade deles quando chega o dia da entrega.‪#‎fazerobemsemolharaquem‬ ‪#‎tutoia‬ ‪#‎criançassãoanjos‬

Porque fazer o bem nos faz pessoas melhores! Agradeço aos amigos que contribuíram, pois não seria possível sem ajuda de vcs!  ( Natal das crianças do povoado Mutamba em Tutóia-Ma que meu pai realiza há mais de 20 anos). Seja uma formiguinha e faça a diferença na sua rua , no seu bairro, na sua cidade... ‪#‎fazerobemsemolharaquem‬ ‪#‎tutoia‬ ‪#‎natal‬
 — comChico Canavieira.


Convenção partidária reúne principais lideranças de oposição no povoado Cocal comunidade de Tutóia.

Texto e imagens blog do Elivaldo Ramos

A Convenção para atualização da Diretoria do PPS-Partido Popular Socialista - em Tutóia aconteceu neste sábado (10) na residência do ex-vereador Chico Elias e pai do atual vereador Elias e do ex-vereador e advogado Airton Paulo no povoado Cocal.

O encontro reuniu as principais lideranças de oposição de Tutóia como os vereadores Zé Orlando, Elias, Pedro Agripino, Christian Noronha e outros, além de Presidentes de Associações, Pastores de Igrejas e Romildo do Hospital. Contou também do Deputado Estadual, Levi Pontes (SDD) e da Deputada Federal, Eliziane Gama (PPS) e com o Presidente de Honra do PPS, o advogado Leonel Procópio.

Nesse evento várias lideranças usaram da fala e reforçaram a importância desses momentos em que os partidos políticos começam a redefinir seu quadro de filiados para se preparar para corrida eleitoral de 2016.

Destacamos alguns dos discursos proferidos nesse encontro:

O deputado Levi Pontes agradeceu, na oportunidade, os votos que tirou nesta cidade e garantiu que será um parlamentar acessível ao povo de Tutóia e somará com o grupo para ajudar a mudar os vereadores e prefeitos desonestos que se apoderam do poder em alguns municípios do Maranhão como é o caso de Tutóia.

A Deputada Federal Eliziane Gama também agradeceu os quase 1500 votos que obteve em Tutóia e que será parceira na caminhada política porque "Tutóia precisa quebrar um domínio que usa métodos arcaicos e terríveis que existe nessa cidade" e que dará todo apoio a esse grupo, garantiu a deputada.

O advogado Airton Paulo como anfitrião disse que esse grupo novo abraçou uma causa de luta por um rumo diferente no município de Tutóia criticando o desgoverno de Tutóia citando o exemplo do posto de saúde da comunidade que está fechado e essa, segundo ele é a realidade de muitas outras comunidades de Tutóia: não tem posto de saúde funcionando. Airton reforçou ainda que novos momentos de diálogos serão feitos no sentido de construir uma mudança em Tutóia. E ao final da reunião Airton Paulo foi indicado Presidente da Comissão Provisória do PPS em Tutóia.

Veja imagens:


Sr Chico Elias





Deputada Federal Eliziane Gama


Deputado Estadual Levi Pontes

Ednaldo Neves, Secretário Adjunto de Infraestrutura do Estado e o Advogado Airton Paulo

Advogado Leonel Procópio