segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Governador Flavio Dino determina a construção de um poço Artesiano Profundo para levar Água potável ao Arpoador, em Tutóia -MA


PRESIDENTE DA  CAEMA DAVID TELLES. E CHICO CANAVIEIRA ( PRESIDENTE DO PCdoB TUTÓIA.


A equipe técnica da CAEMA juntamente com Chico Canavieira (Militante da Sociedade Civil Organizada do Município de Tutóia) esteve no ultimo dia 25/11/2015,  na comunidade pesqueira Arpoador para tratar da construção de um poço Artesiano. 

A CAEMA veio atender o pedido feito pela  Associação dos Moradores de Arpoador referente à água potável naquela comunidade.O documento formal foi entregue ao próprio Governador Flavio Dino pelo presidente da Associação DIDI do Arpoador.


A demanda feita ao governo do estado trata-se de Construção de um POÇO ARTESIANO PROFUNDO para que a população de pescadores, que vivem na beira do MAR, tenha acesso A ÁGUA DOCE POTÁVEL.

GOVERNADOR FLAVIO DINO E DIDI DO ARPOADOR ( PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO )


A  EQUIPE da CAEMA, tendo à frente DAVID TELLES e seus técnicos já fizeram os estudos e o poço será construído no "continente" no Povoado Lagoa Grande dos Cabrinhas e de lá uma REDE de DISTRIBUIÇÃO de 6 KM levará ÁGUA POTÁVEL até o ARPOADOR.

O objetivo é levar água potável a toda comunidade de Arpoador e Peroba.


A construção do poço não foi viável ser em Arpoador pela razão da água de lá ser salgada.


PUBLICIDADE:



SPCI prende traficantes e apreende armas, drogas e munições em Tutóia


IMG-20151127-WA0135

A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), por meio da Delegacia de Tutóia, realizou, nesta sexta-feira (27) a segunda fase da “Operação Varredura”, na zona rural do município. A ação contou com apoio de 25 homens das policias civis de Araioses, Brejo, Magalhães de Almeida, São Bernardo, Santa Quitéria e militares de Araioses, Paulino Neves e Tutóia.
De acordo com o delegado Bruno Madson Marques Moura, titular do Distrito Policial de Tutóia, a investigaçã já vinha sendo realizada há dois meses. “A investigação durou dois meses. A deflagração dessa operação só foi possível por causa do recebimento de denúncias anônimas”. Ainda segundo o delegado, “o apoio dado pelos colegas policiais da cidade e de cidades vizinhas foi essencial para o sucesso da ação”.
Durante a operação, foram presos Francisco Eudes Martins, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo; José Ribamar Pereira Nascimento, por tráfico de drogas; Francisco Figueiredo, por posse irregular de arma de fogo e Raimundo Nonato, por comércio de munições. Todos permanecem à disposição da justiça na Delegacia de Tutóia.
IMG-20151127-WA0134
O delegado Bruno Madson disse que o suspeito de tráfico José Ribamar Pereira chegou a empreender fuga ao perceber que as viaturas se aproximavam de sua casa, que funcionava como ponto de venda de drogas. Ele foi alcançado e capturado pelos policiais. Além das prisões, a polícia conseguiu apreender dois revolveres calibre 38, seis espingardas, munições, drogas e balança de precisão.
Na primeira fase da operação, realizada na quarta-feira (25), os policiais prenderam dois comerciantes que vendiam munições no município. Os dois possuíam estabelecimentos fixos no bairro Barra e na região central.
O superintendente de Polícia Civil do Interior, Dicival Gonçalves, disse que operações como esta acontecem frequentemente em todo o estado. “Essas operações são rotineiras no interior do Maranhão e de fundamental importância para o combate à criminalidade”.
Aleff Garcia / Ascom SSP
IMG_20151128_001249

Fonte: https://www.ssp.ma.gov.br

sábado, 28 de novembro de 2015

Aécio tem 31%, Lula, 22% e Marina, 21%, diz pesquisa Datafolha


Em outro cenário, Marina tem 28%, Lula, 22%, e Alckmin, 18%.
Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.


Do G1 São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (28) pelo jornal "Folha de S. Paulo" mostra os seguintes percentuais de intenção de voto em duas simulações da corrida presidencial:

Cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 31%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Marina Silva (Rede): 21%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Eduardo Jorge (PV): 2%
Branco/nenhum: 14%
Não sabe: 5%
Cenário 2
Marina Silva (Rede): 28%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Geraldo Alckmin (PSDB): 18%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Jorge (PV): 3%
Eduardo Paes (PMDB): 2%
Branco/nenhum: 17%
Não sabe: 6%
Datafolha fez 3.541 entrevistas em 185 cidades na quarta-feira (25) e na quinta (26).
A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Estes dois cenários já haviam sido pesquisados pelo instituto no primeiro semestre, e os resultados foram divulgados em 21 de junho.
Na pesquisa realizada em novembro, foram levantados dados de outros dois cenários:
Cenário 3
Aécio Neves (PSDB): 31%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Marina Silva (Rede): 21%
Luciana Genro (PSOL): 3%
Eduardo Jorge (PV): 2%
Michel Temer (PMDB): 2%
Branco/nenhum: 15%
Não sabe: 4%
Cenário 4
Marina Silva (Rede): 28%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 22%
Geraldo Alckmin (PSDB): 18%
Luciana Genro (PSOL): 4%
Eduardo Jorge (PV): 3%
Michel Temer (PMDB): 2%
Branco/nenhum: 18%
Não sabe: 6%
Os entrevistados também deram sua intenção de voto em cinco cenários do segundo turno:
Segundo turno: cenário 1
Aécio Neves (PSDB): 51%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 32%
Segundo turno: cenário 2
Geraldo Alckmin (PSDB): 45%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 34%
Segundo turno: cenário 3
Marina Silva (Rede): 52%
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 31%
Segundo turno: cenário 4
Aécio Neves (PSDB): 42%
Marina Silva (Rede): 41%
Segundo turno: cenário 5
Marina Silva (Rede): 49%
Geraldo Alckmin (PSDB): 33%
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre outros assuntos:
Rejeição
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 47%
Aécio Neves (PSDB): 24%
Michel Temer (PMDB): 22%
Marina Silva (Rede): 17%
Geraldo Alckmin (PSDB): 17%
Melhor presidente
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
Fernando Henrique Cardoso (PSDB): 16%
Getúlio Vargas: 8%
Juscelino Kubitschek: 5%
Dilma Rousseff (PT): 1%

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) foi homenageado na sessão solene do (IHGM)


IMG_7880 to web

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Júlio Pinheiro, foi um dos homenageados na sessão solene do Instituto Histórico Geográfico do Maranhão (IHGM) em comemoração aos 90 anos da entidade.








A cerimônia ocorreu no auditório do Instituto, no Centro, e contou com a presença de professores, pesquisadores e representantes das Forças Armadas e da Prefeitura de São Luís.


IMG_8115 to web
Na abertura das atividades, o presidente do IHGM, Euges Lima, destacou que a entidade chega aos 90 anos de fundação mostrando a sua importância no contexto social, cultural e científico, com a promoção de debates sobre os grandes temas da história do Maranhão, mesmo enfrentando falta de atenção do poder público.
IMG_8196 to web
Entre as iniciativas, o dirigente ressaltou a comemoração dos 400 anos da batalha de Guaxenduba. Segundo Euges, o IHGM foi a única instituição do estado que desenvolveu uma programação em alusão ao confronto ocorrido entre portugueses e franceses pela posse de terras maranhenses no ano de 1614 .
IMG_8131 to web
Ao lado disso, Euges acrescenta que o Instituto não tem se resumido a divulgação científica, mas também tem se preocupado na preservação do patrimônio histórico do Maranhão. “No ano passado, por exemplo, encampamos a luta em prol da preservação da casa de Aluízio Azevedo  uma campanha em defesa da casa onde morou o escritor; e foi o instituo que foi na defesa desse casarão, denunciando as autoridades competente e da Justiça”, lembrou Euges Lima.
IMG_8155 to web
RECONHECIMENTO. Em função da agenda extensa de atividades, o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, não participou da cerimônia pela manhã. Porém, o presidente do Instituto visitou a sede do Sindicato, onde é diretor, para entregar a placa do diploma de honra ao mérito a Pinheiro.
IMG_7880 to web
“É uma satisfação saber que o IHGM tem reconhecido a nossa luta em defesa da valorização dos trabalhadores e da educação pública de qualidade”, frisou Pinheiro após a entrega.

Polícia prende homem que estuprou e matou Maísa, ele está preso em Pedrinhas.




A policia prendeu hoje,25, o elemento José Ribamar dos Santos Protázio conhecido como “Guiguinê”, autor do estupro e morte da menina de seis anos, Maísa Moreno, no povoado Queimadas em Urbano Santos.
O secretário de segurança pública Jefferson Portela passou a manhã de hoje naquela cidade acompanhando pessoalmente a investigação.
O bandido já encontra-se em São Luís e será apresentado a imprensa as 17h de hoje, na sede da secretaria de segurança pública.
menor Maísa foi morta brutalmente


O crime

Maísa morreu após ter sido sequestrada e estuprada. Ela era de família evangélica e residia no povoado de Queimadas. Ela desapareceu de casa na noite de sábado (21), sendo encontrada na manhã de domingo (22), por volta das 9h45, por três crianças que procuravam castanha em um matagal.

Maísa estava em estado de choque, ensanguentada, com respiração fraca e com sinais de violência sexual por todo corpo. A garota ainda chegou a ser socorrida, mas, infelizmente, faleceu já no hospital de Urbano Santos.

Hematomas e marcas fortes no pescoço aumentavam os indícios de que a criança foi asfixiada e torturada após ter sido molestada. 
Crime Confesso.


A confissão de autoria do crime foi feita durante depoimento prestado na Delegacia de Itapecuru Mirim, para onde foi levado depois da quebradeira promovida por moradores de Urbano Santos, na tarde e noite de ontem, terça-feira(24). 

A ação de revolta da população foi iniciada depois que um locutor de rádio anunciou que cinco suspeitos de envolvimento no crime estavam sendo ouvidos na delegacia da cidade.

Depois de muito esforço, a polícia conseguiu resgatar as pessoas que estavam na delegacia. As cinco testemunhas foram levadas para a Delegacia de Itapecuru Mirim e prestaram depoimento na manhã de hoje. Entre elas, estava o assassino que terminou confessando a autoria do crime.


O Secretário de Segurança, Jefferson Portela, juntamente com o delegado Dicival, está em Urbano Santos para fazer um levantamento de toda a situação, depois dos ataques promovidos por parte da população que queria incendiar a delegacia e o fórum.

Via blog do Foguinho

Polícia prende suspeito de comandar assaltos em Tutóia.



Segundo informações o homem preso há poucos minutos após o meio dia desta quarta-feira (25), pode ser o grande mentor dos assaltos à mão armada em Tutóia.

 O homem preso poderá ter  ligação com o assalto que aconteceu ontem no bairro Comum. Também foram apreendidas  armas na operação. 

Ele foi preso em sua residência. Atua no ramo empresarial de Tutóia.

Obs:São informações preliminares.



Menina de 11 anos é encontrada morta e carbonizada em matagal, no Sudoeste do Pará




O corpo da menina Maria Eduarda Felix Lourenço de 11 anos foi encontrado pela policia civil na tarde da última segunda-feira em um matagal na cidade de São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará.

Exames constataram que a menina foi esfaqueada e esquartejada antes de ser queimada. A família estava a procura da menor desde o último sábado quando ela desapareceu.
O corpo foi encontrado por um morador da cidade em um bairro afastado da cidade. Ele revelou que a menina estava com o corpo praticamente todo queimado e cortes profundo no braço.  O corpo foi encaminhado para o IML de Marabá para passar por exames de necropsia.
Via blog do Riquinha

Suspeitos pelo estupro e morte de Maísa, São transferidos para Chapadinha, população se revolta em Urbano Santos


Multidão ficou revoltada com estupro e morte de uma criança de apenas seis anos de idade, em Urbano Santos. Suspeitos do crime foram transferidos para a cidade de Chapadinha.

Maísa foi estuprada, espancada e deixada em matagal para morrer/ Foto de veículos da PM, momento em que chegam ao CDP de Chapadinha com os suspeitos do crime. 

Do G1 MA/E dição Alexandre Cunha 

Centenas de moradores da cidade de Urbano Santos, a 269 quilômetros de São Luís (MA), depredaram, no começo da noite desta terça-feira (24), o Fórum da cidade, assim como veículos do judiciário e viaturas da polícia. A onda de violência foi causada pela transferência de quatro suspeitos de estuprar e assassinar uma criança de seis anos de idade, no último fim de semana, no bairro Queimadas.

Os suspeitos de terem cometido o crime foram transferidos para a delegacia da cidade de Chapadinha, a 62 quilômetros de Urbano Santos. Com a transferência, o protesto fugiu do controle da polícia e vários prédios e veículos públicos passaram a ser depredados.

Sala do Fórum em Urbano Santos foi parcialmente incendiada (Foto: M.P/ Divulgação

Segundo relatos de moradores, o clima na cidade é tenso e as autoridades estão pedindo para que as pessoas não saiam de casa, disse uma moradora ao G1. “Tentaram colocar fogo no fórum, mas o sistema anti-incêndio evitou. Dois carros do Corpo de Bombeiros foram para o local. A Promotoria foi quebrada, população tentando colocar fogo na delegacia. Quebraram o centro administrativo. Está um caos a cidade”, disse.


Corpo de Bombeiros combateram princípio de incêndio no Fórum (Foto: O.J / Divulgação)

Ao G1, o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, Joabe Pereira, disse, por telefone, que o fogo foi controlado e o prédio não chegou a ser incendiado. Afirmou ainda que existem equipes dos Bombeiros no local.

De acordo com o delegado adjunto da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Agnaldo Timóteo, homens do Batalhão de Choque, GTA e Polícia Militar de São Luís foram deslocados para a cidade na tentativa de conter o tumulto. “A cidade está um tumulto só e o policiamento foi reforçado. Já tem muita polícia lá e está sendo encaminhado mais policiamento para conter a população”, disse por telefone ao G1.


Pela tarde, a multidão cercou e chegou a tentar invadir a delegacia para linchar os quatro suspeitos de matar a criança, mas acabou contida temporariamente pela Polícia Militar, que foi acionada e contou com o apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA). 

“A população revoltosa, se sentindo estarrecida com a morte violenta, onde a Maysa Moreno foi estuprada e esganada, tentou entrar na delegacia. Porém, o movimento foi controlado e os cinco suspeitos foram transferidos para Chapadinha, onde estão sendo feitas as oitivas. Todos os esforços estão sendo feitos para prender esse criminoso ou criminosos”, afirmou o delegado Dicival Gonçalves, superintendente de Polícia Civil do Interior.
Investigação

Maísa Moreno da Silva, de seis anos, desapareceu na noite de sábado de frente de sua residência e foi encontrada agonizando em um matagal na manhã de domingo. A pequena apresentava sinais de violência sexual e sinais de esganamento. A criança morava no bairro Queimadas, na cidade deUrbano Santos.

A família chegou a oferecer uma recompensa de R$ 5 mil para quem ajudasse com informações que levassem a identificação dos autores do estupro e morte da criança. (relembre aqui)

Quatro pessoas foram detidas pela polícia e estão sendo ouvidas na Delegacia de Chapadinha, a 247 quilômetros de São Luís, segundo informou o delegado Dicival Gonçalves.

“Essa fase é uma fase de entrevista e interrogatório. O trabalho tem que ser feito porque a Polícia Civil tem que provar quem é o autor do crime. O exame na Maísa foi realizado pelos peritos, o sêmen (encontrado no corpo da criança) foi coletado para ser confrontado mais à frente para que não paire nenhuma dúvida sobre a autoria deste crime bárbaro. É muito prematuro, agora, a gente dizer qualquer nome. Tudo isso está sendo feito e retratado no inquérito policial, apesar de que a prisão do suspeito já foi feito para a Justiça”, explicou.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Parentes e amigos do ex-prefeito Zilmar Melo seguem em cortejo até o cemitério da Igualdade



Parentes e amigos do ex-prefeito Zilmar Melo seguem em cortejo até o cemitério da Igualdade onde ele foi sepultado neste final de tarde de 24/11/2015.

Zilmar Melo faleceu ontem a noite 23 por volta das 19:40 minutos na sua residência em Tutóia

Ele  lutava contra um câncer nos rins e outros problemas como a diabetes. E aos  81 anos ele parte para outra vida.



























População cerca delegacia no interior e tenta linchar testemunhas de crime bárbaro


População de Urbano Santos está revoltada após assassinato e estupro de criança de 6 anos; degelado diz que tumulto atrapalhou investigação

Populares cercaram a delegacia para tentar linchar testemunhas que iriam prestar depoimento

Populares cercaram a delegacia para tentar linchar testemunhas que iriam prestar depoimento (Foto: Divulgação )
SÃO LUÍS – Uma multidão cercou, no início da tarde desta terça-feira, a delegacia da cidade de Urbano Santos (262 quilômetros de São Luís) para tentar linchar cinco pessoas que foram prestar depoimento sobre o assassinato brutal de uma criança de 6 anos, que foi encontrada morta em um matagal, no bairro Queimadas, com indícios de abuso sexual. Segundo a polícia, o crime teria acontecido no sábado (21) e estas pessoas que foram prestar depoimentos são apenas testemunhas. Ainda segundo a polícia, um suspeito já está sendo procurado.
Segundo o superintendente de polícia do interior, o delegado Dircival Gonçalves, as pessoas levadas à delegacia são apenas testemunhas e o tumulto apenas atrapalhou as investigações. O delegado informou também que transferiu as investigações para a delegacia da cidade de Chapadinha. As cinco pessoas seriam interrogadas ainda nesta terça-feira, mas, diante da fúria popular, tiveram que sair às pressas da delegacia.
“Eles não são suspeitos, são apenas testemunhas. São vizinhos e pessoas próximas da família. Esse tumulto só prejudicou. Agora esse crime será investigado por policiais de Chapadinha”, explicou. Segundo informações de testemunhas, um portão da delegacia chegou a ser arrancado e os policiais tiveram dificuldade de fazer a transferência dos depoentes.
Dircival Gonçalves afirmou também que a polícia já tem um suspeito e espera prendê-lo o mais rápido possível. “Já pedimos a prisão preventiva deste suspeito. Levamos a investigação para outra cidade para não sermos atrapalhados novamente. Isso que aconteceu hoje foi um absurdo. Tem gente até com interesse político aqui”, asseverou o delegado.
O crime
O assassinato de Maísa Moreno da Silva, de 6 anos, teria acontecido no sábado (21) após ela deixar sua casa para brincar nas proximidades da residência. Ela foi encontrada morta, bastante machucadas, e com sinais de abuso sexual em um matagal no bairro Queimadas. O Corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para exames.
Diante da grande repercussão e a revolta da população, o juiz da comarca de Chapadinha, Cristiano Simas de Sousa, usou as redes sociais para afirmar que pessoas que espalhassem um vídeo do corpo da criança em redes sociais poderiam ser punidas pela Justiça.
Reveja a Matéria:


Crime brutal em Urbano Santos choca a população do Maranhão


Montagem - menor estuprada em u. santosUm crime brutal e covarde chocou a população maranhense neste domingo, 22. Na verdade, trata-se de uma barbárie contra uma indefesa e inocente criança de apenas 6 anos de idade.
O crime aconteceu na cidade de Urbano Santos, a 200 km de Bacabeira.
Maíza, uma garotinha de apenas 6 aninhos de idade, foi morta após ser sequestrada e estuprada por um mostro que, até o fechamento desta matéria, não havia sido identificado.
A polícia trabalha atrás de pistas que possam levar ao autor dessa crueldade.
Filha de família evangélica, Maísa foi encontrada em um matagal ainda agonizando. Ela foi levada rapidamente para um hospital mais não resistiu à violência e morreu.

Tutóia : bandidos armados assaltam peixaria no bairro Comum neste início de noite.


bandidos rendem funcionários e levam dinheiro e objetos de uma peixaria no bairro Comum

No início da noite desta terça(24) homens armados (um deles com capacete) renderam os funcionários da Peixaria São José de Ribamar no bairro Comum. De acordo com informações prestadas pelos proprietários e por populares, eles estavam armados com revolveres e uma arma com as características de um fuzil.

Moto abandonada pelos bandidos e apreendida pela PM.
No ato do assalto alguns funcionários ficaram sob a mira dos bandidos. Populares relatam que eram três ou quatro assaltantes que estavam em duas motocicletas, uma delas não pegou e foi abandonada no local. Um dos bandidos saiu correndo para um matagal próximo, os outros tomaram a segunda motocicleta e fugiram para rumo incerto.


As Polícias Civil e Militar foram acionadas. Dois policiais Militares estiveram agora a pouco no local e colheram informações. A Polícia está fazendo uma busca nas proximidades. E uma multidão aglomerou no local. Familiares estão atônitos e populares dizem que a cidade está insegura e a mercê da bandidagem.



Um dos proprietários relatou aos PMs que levaram todo o dinheiro do caixa, monitores de computador, documentos e outros objetos do comércio.

É, o tempo está passando e a violência aumentando. As autoridades devem agir urgente. 

Daqui uns dias estão assaltando os grandes comércios, os bandidos já perceberam  que em Tutóia não há o minimo de segurança. 

O governo está fazendo a estrada que liga Barreirinhas a Paulino Neves/ Tutóia estes município estarão interligados. Vai beneficiar e muito está região, mas também irá transitar entre estes município os bons e os maus elementos. Portando é necessário fortalecer a segurança em Tutóia em quanto há tempo, caso contrario coisas piores irão acontecer. 

Com informações dos blogs Neto Pimentel e Elivaldo Ramos 

PF faz operação em vários município no Maranhão por crime na previdência


A Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA, em ação conjunta com o Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, órgãos que integram a Força-Tarefa Previdenciária, deflagrou na manhã desta terça-feira, 24/11, nas cidades maranhenses de Caxias, Codó, São Luis, Vargem Grande, Presidente Dutra, Barreirinhas e Paço do Lumiar, e em Teresina/PI, a Operação QUILÓPODE¹ com a finalidade de reprimir crimes previdenciários.
Op-Fim-de-Linha-02As investigações, iniciadas no ano de 2012, levaram à identificação de um esquema criminoso no qual eram falsificados documentos públicos para fins de concessão de benefícios de Amparo Social ao Idoso, cujos titulares eram pessoas fictícias criadas pela associação criminosa para possibilitar a fraude.
A organização criminosa atuava desde 2010 e contava, ainda, com a participação de um servidor do INSS responsável pela concessão e atualização dos benefícios, além de funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, que atuavam na abertura de contas correntes, na realização de prova de vida, na renovação de senhas bancárias e na efetivação de empréstimos consignados. O prejuízo inicialmente identificado é de quase 11 milhões de reais, considerando-se os valores pagos a benefícios cujas contas bancárias encontram-se sediadas em cidades que integram a circunscrição da Delegacia de Polícia Federal em Caxias/MA.
A Operação contou com a participação de 100 Policiais Federais e 05 servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APEGR) vinculada ao Ministério da Previdência Social. Estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva, 22 mandados de busca e apreensão e 05 mandados de condução coercitiva, além do sequestro e arresto de bens e valores. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a determinação para que o INSS suspenda o pagamento de 288 benefícios assistenciais com graves indícios de fraude, submetendo-os a procedimento de auditoria.
Será realizada entrevista coletiva na Delegacia de Polícia Federal em Caxias às 11h00 desta terça-feira, 24/11, na rua do Parnazio, nº 676, Bairro Ponte, Caxias/MA.
¹ Palavra de origem grega que significa “aquela que tem mil patas”, em alusão ao esquema criminoso que apresentou grande ramificação e envolvimento de órgãos públicos federais e instituições financeiras.