segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Motoqueiro terá de pagar pensão vitalícia a vítima de atropelamento


 Por “imprudência” e “falta de cautela”, um motoqueiro foi condenado a pagar pensão mensal vitalícia de um salário mínimo à massoterapeuta que atropelou. Também deverá arcar com indenização de R$ 30 mil por danos morais. A condenação foi confirmada pela 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
O atropelamento aconteceu em junho de 2009, próximo ao meio-fio de uma rua no Guará (região administrativa do Distrito Federal), e foi presenciado por outros pedestres, que anotaram a placa da motocicleta, pois o condutor não prestou socorro. A vítima ficou com sequelas permanentes no ombro direito, o que a impede de exercer sua profissão.
O réu foi citado por edital e representado pela Curadoria de Ausentes. Em contestação, a curadoria alegou que o fato de ele ser o proprietário da moto não indica que tenha sido o autor do atropelamento. Porém, testemunhas confirmaram que era ele o condutor do veículo no momento dos fatos.
Em primeiro grau, a juíza da 23ª Vara Cível de Brasília passou um verdadeiro sermão no réu: “A imprudência é uma das formas de manifestação da inobservância do cuidado objetivo. Ela se caracteriza por uma conduta culposa comissiva do agente. É a falta de cautela, é o agir precipitado, açodado”.
Segundo ela, todos os elementos citados mostram que a causa determinante do acidente foi a imprudência do réu, evidenciando a conduta culposa do motociclista. “Bem assim suficientemente comprovados o nexo de causalidade entre sua conduta e o evento danoso consistente na incapacidade permanente da autora, exsurge a responsabilidade do seu espólio de reparar o dano.”
Após recurso, a 2ª Turma Cível manteve todos os termos da condenação, à unanimidade. "A autora logrou demonstrar a culpabilidade do réu pelo atropelamento. Também provou os danos suportados e o nexo de causalidade, demonstrando que, em razão do atropelamento, adquiriu debilidade no ombro direito e incapacidade para o trabalho que exercia." Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-DF.
Processo 2014.01.1.051043-5

SEMED INDEREFRE DOCUMENTAÇÃO, E CONCURSADOS QUE POSSUEM MATRÍCULA DE 40H NÃO SERÃO NOMEADOS. O QUE VAI VALER? A CONVENIÊNCIA DA SEMED OU A JUSTIÇA?!


Hoje, pela manhã, mesmo sem formalidade alguma (notificação), ou algo que estivesse no cronograma do edital do ultimo concurso público realizado aqui em Tutoia, a Secretaria de Educação, entregou em mãos para alguns dos novos concursados o INDEFERIMENTO DE NOMEAÇÃO para que NÃO POSSAM TOMAR POSSE na data prevista.


O Blog procurou se informar e notou que basicamente, alega o Setor Jurídico da SEMED no parecer, que o INDEFERIMENTO tem sustentabilidade na ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS.

Lógico, que não concordando com esse posicionamento, percebemos que o Edital, no qual, todos sabem, é a LEI do Concurso, pois é ele quem rege toda a norma do certame, ou seja, o que pode acontecer e o que não pode, inclusive no dia da prova, citou sobre ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS no que se refere ao caso concreto o art. 37 da CF, inciso XVI, que diz:

XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:   

a) a de dois cargos de professor;   
b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;       
c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;     

Em outras palavras, o dispositivo acima, possibilita que alguém que já tenha uma matrícula possa assumir outro cargo, inclusive um cargo igual, no caso de professor, pois depende apenas da sua disponibilidade de horário e compatibilidade. Opino que a compatibilidade e disponibilidade é algo subjetivo do próprio Professor, pois é ele quem pode julgar se é capaz ou não de dar aula manhã, tarde e noite. Logo, a Semed não pode fazer ao meu entender, um juízo de valor, e determinar que o professor não possa assumir porque não tem disponibilidade para desempenhar as suas funções. Porque digo isso? Por que como sabemos, mesmo que a carga horária seja de 40h semanais, apenas 25h são em sala de aula, sendo as outras 15h para planejamento, este planejamento pode ser no horário que for conveniente do próprio profissional, inclusive aos fins de semana. Então pergunto, haveria incompatibilidade de horário ou indisponibilidade caso um professor com duas matrículas queira dar aula em dois turnos?

Vale lembrar, que o mais incrível é que, mesmo os “novos concursados” que aceitaram reduzir a carga horária de um dos concursos (ou o antigo ou o novo), em forma diga-se de passagem, de coação, pois diziam que quem não assinassem o Termo de Redução de Carga Horária não seriam nomeados, o tal Termo não valeu de nada, e hoje, alguns receberam a notícia que suas Portarias não serão expedidas.

Acredito que muitos dessas vítimas estão sem entender o real motivo para o indeferimento da futura expedição da portaria, já que, mesmo sem concordarem, mas aceitando, assinaram um termo no qual reduzia para carga horaria total de um dos concursos, perfazendo o total dos dois de 60h as suas funções de trabalho, afim que pudessem trabalhar normalmente.

Agora imaginem o que estão passando esses Professores, tendo seus direitos claramente feridos, e de forma arbitrária. Mas creio que a Justiça é quem decidirá esse caso, não posso acreditar que os professores vítimas dessa atrocidade que fere os princípios constitucionais serão complacentes e não entrarão com Mandado de Segurança requerendo às vagas que por direito são de deles.

Sinceramente, o Blog gostaria muito de saber o real motivo para os INDEFERIMENTOS. Não acreditamos que seja por ACUMULO ILEGAL DE CARGOS, e como cidadão, no qual ajudo de forma espontânea e autêntica, tenho minha opinião sobre a negação do direito desses professores.

Sabemos que todo município tem suas receitas e despesas, na qual, a Lei de Responsabilidade Fiscal, procura nortear os Administradores para que estes governem de forma transparente e proba. Todo recurso recebido e gasto, sem distinção alguma, precisa ser justificado nas prestações de contas anuais. Os gastos, centavos por centavos, precisam ser justificados de forma exata, respeitando os limites impostos pela Lei. No caso, o gasto de pessoal, ou seja, basicamente, folha de pagamento de concursados, contratados, comissionados não podem ultrapassar 54% da receita líquida.

Dito isto amigos, faço as seguintes indagações: Será que a folha de pagamento com os atuas concursados, com o número de comissionados e contratados, que não são poucos, e no caso, gastando ainda mais com os novos concursados, esse limite de 54% de gasto de pessoal será ultrapassado? Será que o Município teria na ordem de preferência demitir os contratados e comissionados para dar vez aos novos concursados que já possuem uma matricula? Qual o dano causado politicamente em ano eleitoral se demitirem as centenas de contratados e comissionados para dar lugar aos novos concursados, que legalmente iriam assumir suas vagas?

Bem, quem souber responder, seria ótimo. É algo que deveríamos saber se tivesse transparência no município, aliás, o Portal da Prefeitura de Tutoia, no endereço (tutoia.ma.gov.br) desde de 2013 não publica nada de despesa e receita, absolutamente nada, outro fato que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei da Transparência. Por isso fiz as perguntas, pois se não há transparência,  há dúvidas e se há dúvidas, há perguntas, e elas aí estão pra serem respondidas, a quem souber responder, é óbvio.

Sabe o que parece, é que este concurso foi feito sem planejamento algum, sem levantamento de quadro funcional, sem saber as reais necessidades de vagas e agora a Semed de forma arbitrária quer corrigir o erro, e o pior, cometendo um erro mais grave.

Fica aqui o meu apoio aos professores e indignação, e torcendo que caso entrem na justiça, tenham êxito. Vamos acreditar na Justiça, em tese, ela é a única que pode salvar Tutoia dessas “loucuras administrativas”.

Fica minha sugestão aqui para os que ao entrarem com mandado de Segurança, anexe o edital do concurso anterior, no qual não fazia nenhuma menção de exclusividade, também os dispositivos da Constituição que amparam os professores, e porque não um PEDIDO DO QUADRO FUNCIONAL DOS CONCURSADOS, devidamente especificado com as matriculas dos efetivos, nesse caso é para se ter a certeza que não se tem dois pesos e duas medidas, ou seja, que alguns não estão sendo protegidos dessa aberração. Será?

Mais uma pra ficar na história.







sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A onda de assaltos continua em Tutóia.


Leia o relato da vitima do assalto de hoje a tarde :

Resultado de imagem para assalto arma branca

Meu Deus até quando vamos viver sem segurança na nossa cidade? Hoje por volta das 15 hs minha loja foi assaltada por dois bandidos armados com faca, ameaçaram a funcionária que se ela gritasse eles a matariam, enquanto um roubava o outro ficava do lado de fora, depois trancaram a moça no banheiro e fugiram em uma moto.

A loja fica situada próximo a escola Casimiro de Abreu. 

Em quem votar nessas eleições?

O blog Tutóia Livre fez uma matéria muito relevante que deve ser levada a serio.

Leia: 




É chegado o tempo de mais uma eleição municipal e a pergunta que devemos nos fazer desde já é: “Em quem votar”? Está aqui uma questão de difícil resposta, pois afirmar em quem devemos confiar nosso voto é uma espécie de ‘tiro no escuro’, ou seja, como ter a certeza de que nosso voto será sinônimo das mudanças que precisamos em nossa cidade?


Sendo assim, poderemos fazer o contrário e mudar a questão pra: “Em quem não votar”? Dessa forma, por meio de uma lógica reversa, conseguiremos refletir com mais clareza sobre esse processo tão importante em nossa vida política e social. Basta olharmos para o outro lado da rua e já podemos avistar os mesmos candidatos que, imponentes, já desfilam pelas ruas de nossas cidades com os discursos de sempre, visando, única e exclusivamente, a chegada ao poder ou a permanência em seus cargos por mais quatro anos. Têm interesses relacionados apenas ao usufruto dos gordos salários e à pompa que os cargos públicos oferecem. Pouco se importam com o bem-estar da população, não trazem vivo no peito o ardor pela justiça social, pela igualdade, dignidade e promoção dos direitos humanos. São mesquinhos e fazem da política apenas uma atividade egoisticamente vantajosa.


Longe de generalizarmos e com algumas exceções, há também sempre uma safra nova, com rostos joviais que adotam a “força da juventude” como lema para sinalizar que, dessa vez, algo ‘diferente’ vem por aí.  Com seus ares pomposos é fácil identificar suas fantasias de ‘salvadores da pátria’, como se a mudança necessária dependesse simplesmente da “boa vontade” e não de projetos estratégicos. 

Há ainda aqueles que, sob o discurso da ‘mudança’ e do ‘novo’ constroem alianças espúrias com os ex-candidatos fichas-sujas impedidos, por crimes de corrupção, a se candidatarem, em troca de patrocínios e transferências de votos. Geralmente, são ‘macacos-velhos’ barrados pela Lei Ficha Limpa, que apostam seu dinheiro lavado (ou administrado por “laranjas”) em novos candidatos para continuarem a usufruir de uma “boquinha” após a vitória do candidato que apoiou.  Tais candidatos ou grupos políticos já se corrompem antes mesmo de chegarem ao poder, imaginemos depois...

Pior mesmo são aqueles que, mesmo sendo ‘fichas-sujas’ lançam seus nomes como candidatos, abusando da inocência do povo e que, sabidamente impedidos de concorrer, dias antes da eleição, repassam o posto a seus vices, pra depois, em caso de vitória, usufruir das regalias e “recuperarem”  o triplo do dinheiro investido . Não podemos deixar de  falar, é claro, nos candidatos a vereadores que prometem obras à população, como se tivessem poder pra tal. E pior, como se este fosse o papel deles. Alguns passam mandatos inteiros dentro de uma Câmara e não entendem que o papel de um vereador é unicamente legislar e fiscalizar o Executivo.


Toda essa gente citada, com certeza, não merece nosso voto. É um “mais do mesmo”, estagnação e a certeza de que, nos próximos quatro anos, ocorrerá apenas a “manutenção” do cotidiano em nossas cidades. Cuidam apenas do essencial ao funcionamento dos parcos serviços já existentes. Nada de muito significativo, apenas o básico para que não haja a eclosão de qualquer colapso.


Não nos deixemos enganar, a mudança que nós cidadãos necessitamos vai de encontro às propostas que visem a socialização do poder decisório, ou seja, nós queremos também participar e decidir sobre o futuro de nossas cidades e não mais assistirmos, por mais quatro anos, que o poder seja restrito apenas ao prefeito, secretários e vereadores. Se o candidato, em seu projeto, não apresentar ações que visem a partilha do poder com a população, não confie nele. Política se faz com democracia, com transparência, com a participação do povo, olho a olho com o cidadão. Precisamos de propostas que destrua essa cultura política cujo  poder é centralizado apenas nos membros do Executivo e Legislativo. Cidade onde o povo não participa, não progride.

O progresso ao qual nossas cidades precisam não partem automaticamente das mãos do prefeito, de secretários e vereadores. Somos nós cidadãos e cidadãs que devemos ditar as regras. Se confiarmos o futuro de nossas cidades apenas aos representantes e permanecermos indiferentes à participação política direta daremos brecha a escândalos de corrupção e à inércia por parte de nossos administradores. Não há outro jeito! É como dizia Graciliano Ramos: “O melhor amigo do povo é o povo organizado”.
 POLÍTICA DE COMENTÁRIOS DO MMT
1 – O MMT não publicará comentários ofensivos, que contenham termos de baixo calão ou que atinjam reputações pessoais. A livre manifestação do pensamento será garantida, mas não poderá atentar contra princípios éticos.
2 – Comentários anônimos serão aceitos, desde que observadas as ponderações acima expostas.
3 – Comentários que contenham ameaças aos colaboradores do MMT e a qualquer outro cidadão poderão ser denunciados ao Ministério Público.
4 – Caso algum comentário desrespeite as regras acima expostas o moderador poderá, se solicitado por e-mail, explicar os motivos pelos quais não foi publicado.
5 – Comentários com denúncias sem provas ou que reproduzam boatos não serão publicados, salvo se houver identificação do autor.
6 – Não serão publicados comentários que façam propaganda positiva ou negativa de representantes públicos, partidários e afins com objetivos eleitoreiros.
Em caso de qualquer dúvida, sugestão ou reclamação o e-mail do MMT é: mcctutoia@gmail.com

Construção executada pela prefeitura de Tutóia no povoado Jardim está toda comprometida



MAL CONSTRUÍDO ESCADÃO DA PRAIA DA LIBERDADE AFUNDA.


Imagens como essas são comuns em todo o município de Tutóia.
ESCADÃO CONSTRUÍDO PELA PREFEITURA NA PRAIA DA LIBERDADE EM JARDIM AFUNDA COM MENOS DE TRÊS MESES.

A OBRA TEVE INICIO EM NOVEMBRO E ENTREGUE ENTRE OS DIAS 15 E 20 DE DEZEMBRO,SERÁ QUE VAI SOBRAR ALGUMA COISA ATÉ O FINAL DO INVERNO?

NÃO SABEMOS O VALOR DA OBRA, MAS O PREFEITO DISSE QUE FOI UMA OBRA MUITO CARO. QUE PENA...

MUITOS MORADORES DIZIAM QUE ERA SERVIÇO PEDIDO,MAS O MESTRE DE OBRA DA PREFEITURA AFIRMAVA QUE ERA SEGURO E DE BOA QUALIDADE.


VEJA AS IMAGENS












quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Em seu primeiro jogo Tutóia vence Raposa por 5x2

HUMILDADE, GARRA E AMOR: Tutoia disputa a etapa final do Campeonato Estadual de Beach Soccer em São Luís com a sua Seleção de Ouro. Ontem o seu primeiro jogo: Tutoia 5 x Raposa 2. Uma Seleção guerreira que há anos nos trás vitórias e mais vitórias revelando atletas referências nacional e internacional como Datinha e Eudin. As graves dificuldades por ausência completa de políticas públicas para o esporte fazem dos nossos atletas CAMPEÕES ESPECIAIS! PARABÉNS CAMPEÕES, POR DEFENDEREM TUTOIA COM HUMILDADE, GARRA E AMOR!

Texto de Chico Canavieira.

Christian Noronha em entrevista ao blog fala de suas articulações para o desenvolvimento turístico e meio ambiente, fala de hipocrisia por parte de seus ex-aliados políticos.



Christian ainda não assumiu as Secretarias de Turismo e Meio Ambiente, mas já está articulando em busca de parcerias.

 Ontem  16 de fevereiro Christian reuniu-se  com o Gerente do Banco do Nordeste de Tutóia, Gilvan Fontenele, e apresentou o esboço de dois projetos para o município na área do turismo. Tal projeto será apresentado institucionalmente.

 O ainda vereador Christian Noronha garante que o município terá grandes resultados  no que tangi o desenvolvimento do Turismo e Meio Ambiente em Tutóia. Também  já agendou   reunião com a diretoria do SEBRAE e os representantes da pasta de Turismo do Governo do Estado do Maranhão.

Um plano de metas será apresentado à sociedade por Christian Noronha assim que ele assumir as secretarias.

Christian Noronha em entrevista ao blog Ariston Caldas ontem a tarde na Pousa Vila Tutóia, disse  que a ida dele para a administração municipal foi pautada em contribuir com o município de Tutóia de uma forma produtiva e positiva.Disse ainda que não iria permanecer em um grupo de vereadores que querem chegar ao poder a qualquer custo e que não tem nenhum projeto exequível para o município.

Ressaltou ainda que seus  principais acusadores de traição, tem um histórico de traidores, são movidos pelos interesses individuais. Muitos já tem um pacote preparado e exigem empregos para pai, mãe, esposa, irmã, irmão, sobrinho, sobrinha e até cabras eleitorais, mas que no caso dele é totalmente diferente, vai está na administração na condição de profissional que ele é, e que, se ficasse como vereador ao meio a uma politicagem não iria somar em nada ao município.

Christian já teria falado em uma entrevista na rádio Dunas Mar FM que, o grupo pelo qual pertencia é um grupo de conspiradores ( Binha, Romildo, Airton do Chico Elias, pedro Agripino e vereador Elias). 

Christian Noronha ao ser questionado sobre  qual seria o nome do pré-candidato a prefeito pelo grupo dos vereadores,informou que lá, já é jogo de carta marcada e  que o  pre-candidato é o vereador Binha, ex- secretário da Assistência Social do Município de Tutóia. Christian acredita que tal projeto não terá êxito. 

Christian disse ainda, que algumas de suas palavras na  entrevista na radio Dunas Mar FM foram distorcidas em redes sociais, pois foi publicado algumas palavras que ele não falou.    

Para saber mais  ouça também outra parte da entrevista em áudio.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Presidente do IHGM será condecorado no Bicentenário de Varnhagen




Adolfo de Varnhagen
São Luís – Como o objetivo de comemorar o bicentenário de nascimento do historiador sorocabano Francisco Adolfo de Varnhagen(1816-1878), o Visconde de Porto Seguro, considerado o “Pai da historiografia brasileira”, várias instituições culturais locais e de São Paulo, irão realizar nos dias 17, 18 e 19 em Sorocaba (SP) e São Paulo Capital o Colóquio Comemorativo do Bicentenário de nascimento de Adolfo de Varnhagen. As instituições organizadoras são: o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba(IHGGS), o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo(IHGSP), a Academia Paulista de História(APH), o Instituto Martius-Staden, A Fundação Ubaldino do Amaral e o Colégio Porto Seguro, da Capital.

Quem foi Varnhagen ?

Filho de um engenheiro alemão e de uma portuguesa, Varnhagen foi historiador, diplomata, engenheiro, paleógrafo e economista político, além de autodidata. Conhecido por sua valiosa produção historiográfica, sobretudo, e por sua obra principal, “História Geral do Brasil”, uma das primeiras compilações sobre a história do País. Nasceu a 17 de fevereiro de 1817 na casa-grande sede da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, dirigida por seu pai, Frederico Luiz Guilherme Varnhagen e então localizada dentro das divisas territoriais da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sor5ocaba (o município de Sorocaba seria criado por lei provincial de 1842) – hoje sede da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, agregada ao  vizinho município de Iperó.

Homenagens

Varnhagen será homenageado entre os dias 17 e 19 deste mês em Sorocaba e na capital paulista. Entre os eventos comemorativos, está o lançamento do livro infantil “Um Visconde no tempo das magnólias”, do professor de Português do Colégio Porto Seguro, Marcelo Donatti, que conta a vida do “Pai da História do Brasil” e brinca com o papel do Visconde no universo infantil.  No mesmo dia (19), também na unidade Panamby do Colégio Porto Seguro, em São Paulo, será aberta a exposição “Pai da História do Brasil”, com registros históricos e trabalhos sobre a obra do Visconde de Porto Seguro.

O Colar Visconde de Porto Seguro

Outros destaques dessa celebração serão em Sorocaba com, além da outorga de condecorações representadas pelo Colar Visconde Porto Seguro a personalidades e apresentação da orquestra do Colégio Porto Seguro, inauguração de novo monumento-tumular para a preservação dos restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, agora no largo de São Bento, defronte ao Mosteiro, próximo ao monumento do fundador da cidade, o capitão Baltazar Fernandes; simpósio histórico comemorativo na Casa de Aluísio de Almeida e visitas a pontos históricos ligados à vida do Visconde de Porto Seguro, como as ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, local de seu nascimento.

Estão previstos também colóquios e palestras de especialistas da Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Martius-Staden, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Academia Paulista de História.

“DECRETO Nº 61.678, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015

Dispõe sobre a oficialização do Colar Visconde de Porto Seguro evocativo do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen, e instituído pelas seguintes associações: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de S.Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden

GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e à vista da manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito,

Decreta:

Artigo 1º - Fica oficializado, sem ônus para os cofres públicos, o Colar “Visconde de Porto Seguro” evocativo do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen e instituído pelas seguintes associações: Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden, nos termos do Regulamento que acompanha este decreto.

Artigo 2º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.”
Palácio dos Bandeirantes, 3 de dezembro de 2015
GERALDO ALCKMIN
Edson Aparecido dos Santos
Secretário-Chefe da Casa Civil
Saulo de Castro Abreu Filho
Secretário de Governo
Publicado na Secretaria de Governo, aos 3 de dezembro de 2015.


Presidente do IHGM será um dos condecorados

Euges Lima
O professor Euges Lima, historiador e presidente do IHGM, foi um dos escolhidos, entre outras personalidades brasileiras para ser agraciado com a comenda comemorativa - “O Colar Visconde de Porto Seguro” - pela passagem das comemorações do Bicentenário de nascimento do historiador paulista Francisco Adolfo de Varnhagen.


O Ofício/Convite Especial, n.º 008/2015 foi encaminhado dia 17 de dezembro de 2015 pelo representante das entidades organizadoras e presidente do IHGGS, professor Adilson Cezar. “O recebimento da comenda comemorativa alusiva ao Bicentenário de Varnhagen é motivo de muita honra, por se tratar de um dos construtores da historiografia nacional, considerado o pai da historiografia brasileira que com suas pesquisas deu uma grande contribuição para história do País. Para nós, como historiador e militante da história é uma satisfação muito grande”, destacou o historiador maranhense. A cerimônia de outorga da condecoração será realizada no dia 19 próximo em São Paulo, capital. O Colar foi instituído pelo Decreto de N.º 61.678 do dia 03 de dezembro de 2015 do Governo de São Paulo.