Em Paulino Neves as eleições gerais serviram para mostrar as forças dos líderes políticos. Em destaque esta o atual prefeito, Raimundo Lidio, o ex-prefeito Roberto Maués e o atual vereador Manoelzinho, que será o futuro presidente da Câmara Municipal de Vereadores.
Raimundo Lídio como gestor atual teve seu deputado federal, Aloísio Mendes o mais votado, e seu deputado estadual, Othelino Neto o mais votado, mostrando sua força com a máquina na mão. Vale lembrar que Aloísio Mendes era ex-aliado de Roberto Maués.
Aloísio Mendes teve 2.365 votos, enquanto Othelino Neto obteve 2.455 mil votos.
O ponto fraco de Raimundo Lídio foi a votação para governador que mesmo com comícios cheios e palanques recheados de lideranças, fez apenas 35,31% das intenções, sendo cerca de 3.568 votos.
Em relação ao ex-prefeito Roberto Maués que foi candidato a federal e obteve 2.140 votos, mostrando que ainda tem adptos no município. Já em relação ao estadual, Roberto fez Júnior França o terceiro mais votado no município com 1.097 votos.
O ponto forte de Roberto foi para governador, dando a Carlos Brandão 47,94% das intenções, sendo 4.844 votos.
Quem saiu muito fortalecido no município foi o atual vereador Manoelzinho, que assumirá o comando da Câmara Municipal de Vereadores no próximo ano que fez de Josimar do Maranhãozinho, o terceiro mais votado no município, o ex-prefeito de Maranhãozinho obteve no município 1.425 votos.
Em relação ao estadual, Manoelzinho saiu ainda mais forte, fazendo de Aluízio Santos, ex-secretário municipal de Chapadinha, o segundo mais votado com 1.141 votos.
Quem saiu mais derrotado em questão de votos foram os hoje líderes da oposição no município, Izaque Carvalho, atual presidente da Câmara, seu escudeiro, vereador Júnior Lobato e Denise Cristina, ex-primeira dama.
Vamos aos números:
Izaque Carvalho apoiou e pediu votos para o candidato a deputado estadual Rodrigo Lago e federal Márcio Honaiser. Rodrigo Lago obteve no município 429 votos, ficando em quinto lugar entre os estaduais, enquanto Honaiser obteve 424 votos, sendo o sétimo colocado entre os federais. Ambos foram eleitos.
Júnior Lobato que foi um dos vereadores mais votados estava apoiando para estadual Yglésio Moisés e para federal Roberto Maués.
Yglésio Moisés obteve na cidade 624 votos, que ficou na quarta colocação no município. A somatória para federal fica invariável uma vez que Roberto Maués teve vários cabos eleitorais.
Já Denise Cristina que apoiou para Estadual Fábio Braga e Federal Rubens Júnior, deu a Fábio 399 votos e a Rubens Júnior 369. Apenas Rubens Júnior conseguiu a reeleição, ficando na oitava posição no município. Fábio Braga que também lutava pela reeleição ficou na sexta posição sem conseguir se reeleger.
Um outro destaque foi o postulante a candidato a prefeito Sargento Samuel, que deu à ex-governadora Roseana Sarney um montante de 480 votos, colocando à ex-governadora na sexta posição no município.
É importante ressaltar que para governador quem mais deixou a desejar foi o atual presidente da Câmara, Izaque Carvalho e o vereador Ícaro Barros que junto com outros cabos eleitorais deram apenas 1.648 votos a Lahésio Bonfim no município, deixando o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes em 3° lugar.
Após essas eleições o cenário começa a se definir para os postulantes a comandar o município no próximo pleito.
Raimundo Lídio que está com a máquina na mão. Roberto Maués que ainda resiste, mas com metade de seu eleitorado e Manoelzinho que mostra sua força mesmo estando só, apenas com seu eleitorado e líderes, sem outros parlamentares, porém agora com o apoio do poderoso Josemar Maranhãozinho.
Largando atrás, mas com chances, se começarem se articular estão, Izaque Carvalho, Júnior Lobato, Sargento Samuel e por último Denise Cristina.
Fonte: Portal imaranhao
Nenhum comentário:
Postar um comentário