sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

NOTA DE FALECIMENTO: Faleceu Miriam Fonseca, uma das pioneiras no ramo turístico de Tutóia


A imagem pode conter: 1 pessoa



Faleceu ontem(26), às 23:40, na cidade de Parnaíba-PI, de parada cardíaca, a proprietária da Pousada Embarcação (Tutóia), Miriam Fonseca, ela estava internada há mais de vinte dias em um hospital particular da cidade para tratamento. Dona Miriam como era conhecida em Tutóia, tinha 81 anos e nasceu em 21 de fevereiro de 1935 em uma localidade de Tutóia, era a filha mais velha de um total de doze irmãos do casal Antônio Silva e Matilde Fonseca Silva.

Miriam Fonseca era uma das comerciantes mais antigas de Tutóia, nos idos de 1960 iniciou um pequeno comércio na Rua Magalhães de Almeida, um dos principais da cidade. Nessa época, também exerceu forte liderança social nas comunidades carentes no bairro da Barra, sempre assistindo os mais necessitados, se tornando bastante conhecida na cidade.

Nos anos de 1970, fundou um dos primeiros bares da orla marítima, ficando muito conhecido pelo seu delicioso tira-gosto de peixe e camarão, sendo o principal ponto de encontro durante muitos anos para quem frequentava a praia da Barra, o famoso “Embarcação”.

No início da década de 1990, Dona Miriam com seu tino comercial, percebeu que o potencial turístico de Tutóia iria crescer e que era preciso ampliar as possibilidades para receber esses futuros visitantes que certamente iriam querer ficar hospedados de frente para o mar, foi aí que criou a primeira pousada na praia da Barra, denominada Pousada Embarcação, um empreendimento que comportava além da pousada, bar e restaurante.

Miriam, deixa uma filha, Andréa Silva, netos e bisnetos. O corpo está sendo velado em sua residência na Rua Magalhães de Almeida S/N e o sepultamento será às 17 horas no Cemitério da Cidade.


Por Euges Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário