quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

100 ANOS DE ALMEIDA GALHARDO

 POR EUGES LIMA

Historiador, professor, bibliófilo e ex-presidente do IHGM


 

Em dois de dezembro, o poeta Almeida Galhardo estará completando o seu centenário (1922/2022) e, portanto, oportunamente será um dos homenageados da 15º Feira do Livro de São Luís, a Felis, que será realizada entre os dias 5 e 13 de dezembro, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ao mesmo tempo, essa lembrança, representa um resgate literário de um poeta esquecido da geração de 1940. Suas poesias à época eram bem populares, a exemplo de “Gaivotas e Cruz de Ouro”. Mas quem foi realmente Almeida Galhardo? Qual sua importância para nossa poesia e literatura?

Para o escritor Carlos Cunha (1969): “Havia em Galhardo um poeta extraordinariamente lírico, pois ele era um cantor dominado pelos sentimentos [...] Havia em Almeida Galhardo ou Francisco de Almeida Soares um profundo amor pelas alturas [...] É muito pequena esta homenagem que presto a um dos nossos maiores poetas. Mas os grandes homens são assim: nascem e morrem depressa para que as suas obras permaneçam eternas entre os vivos [...] Mas quem agora de bom senso [...] não recorda o poeta de Tutóia, da terra das areias brancas que será cantado enquanto houver poesia na terra?” Vera-Cruz Santana (1949), que foi seu amigo e companheiro de geração, ressaltou: “Galhardo é poeta de verdade. Ele, como Castro Alves. Sentia em si o borbulhar do gênio”.

Almeida Galhardo era um dos mais promissores poetas de sua geração. Era centrista, foi membro fundador do Centro Cultural Gonçalves Dias (CCGD), em 1945; atuante agremiação literária que congregava a nova geração de poetas maranhenses de São Luís, onde ocupou a cadeira patrocinada por Maranhão Sobrinho. Faziam parte dessa associação, nomes como Nascimento Morais Filho, Ferreira Gullar, Lago Burnett, Vera-Cruz Santana, Reginaldo Teles, João Lima Sobrinho, Celso Bastos, Tobias Pinheiro Filho e tantos outros jovens poetas que começavam a projetar-se no cenário literário local nesse período. Boa parte desses poetas ficou famosa, compuseram depois os quadros da Academia Maranhense de Letras, construíram carreiras sólidas, sejam regionalmente ou nacionalmente e publicaram obras importantes. Galhardo viveu em São Luís entre os anos de 1930 e1940 e encantou seus leitores com suas talentosas poesias.

O vate maranhense nasceu em Tutóia, Maranhão, no dia 2 de dezembro de 1922 na Rua Senador Leite. Seu pai era Pedro Luiz Soares, funcionário público federal da Mesa de Rendas (Alfandega) e sua mãe era Joaquina de Almeida Soares. Ele tinha sete irmãos: Rosa Soares Caldas, Maria de Lourdes Soares Ramos, Antônia de Almeida Soares Maia, Maria da Glória Soares da Cruz, Paulo de Jesus de Almeida Soares, José Ribamar de Almeida Soares e Joaquim Pedro de Almeida Soares. Seu nome de registro era: Francisco das Chagas Almeida Soares.

Veio para São Luís ainda adolescente, aos 14 anos, trazido pelo pai, a fim de estudar no Seminário Santo Antônio para ser padre. Após sete anos de vida religiosa, aos vinte e um anos, em 1943, o jovem Chagas Soares, como era chamado pelos seus colegas seminaristas, percebeu que não tinha vocação para o sacerdócio e finalmente, deixou o claustro, iniciando sua carreira como jornalista, poeta e aviador. Seu primeiro emprego foi como jornalista do “Correio da Tarde”, depois trabalhou nos Diários Associados e por fim, no Diário de São Luís. Também trabalhou como fiscal na Prefeitura de São Luís. O pseudônimo Almeida Galhardo surgiu quando ainda era seminarista e estava começando a publicar suas primeiras poesias no jornal “Correio da Tarde”. Para não se identificar, passou a utilizar esse pseudônimo, que adotou definitivamente a partir daí.

Infelizmente, numa tragédia que gerou comoção e abalou a cidade de São Luís naquela tarde do dia 8 de agosto de 1948, o vate maranhense, cognominado por seu contemporâneo, Lago Burnett, de “o poeta das gaivotas”, tragicamente, morreu jovem, aos 25 anos, em um acidente de avião que ele pilotava ao sobrevoar o então povoado da Forquilha.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário