segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Manifestação de pais e alunos da escola Bernardo Teixeira do povoado Cocal, aconteceu nesta manhã de segunda feira. Veja em imagens e em vídeo.



Estudantes e pais de alunos das comunidades Cocal, Surrão, Bebedouro e outros povoados que estudam na Escola do Cocal Bernardo Teixeira, fizeram na manhã desta segunda-ferira (11) uma manifestação contra as irregularidades causada pela própria gestão Municipal. 

A falta de aulas regulares, a má gestão da direção da escola, a demissão de vários professores capacitados por outros que ainda não terminaram o ensino médio, foram pauta das reivindicações dos manifestantes que se localizaram em frente do prédio da Secretaria de Educação e logo depois eles adentraram na dependência do auditório do prédio.  

Pais e estudantes se destacaram de seus  povoados até a cidade de Tutóia, em virtude  do não cumprimento do acordo firmado entre as partes (Prefeito e comunidades) na ultima quarta-feira. Ele não cumpriu nada do que prometeu. E em resposta ao descaso do prefeito, as comunidades acharam por bem, vir cobrar as providencias de uma outra maneira. Protestando e dando conhecimento às autoridades.

Sabendo que os pais e estudantes estavam em frente a secretaria de Educação, Diringa Baquil informou-lhes que em meia hora estaria na secretaria para tratar deste assunto com eles. Porém com mais de uma hora de atraso, o prefeito preferiu não ir, mas mandou um senhor conhecido como Raimundinho do poço para tratar do assunto com a outra parte. Os manifestantes tentaram resistir a não falar com este senhor, uma vez que não se sabe qual a função dele na prefeitura e muito menos na educação, mas terminaram ouvindo Raimundinho do poço, que por sua vez trazia as propostas do Diringa. E uma delas era que a comunidade esperasse 5 dias até que ele prefeito chegasse de viagem. Dito isto, os pais e alunos se irritaram, pois o prefeito já havia lhes enganado por duas vezes e que só retornavam às suas casas com documentos assinados garantindo a solução das reivindicação. 

Raimundinho argumentou que todos estavam viajando e não havia ninguém para assinar documentos. Os manifestantes tornaram a contesta-lo, afirmando que o prefeito estava sim na cidade mas se escondeu para engana-los mais uma vez. Segundo eles, o prefeito e a secretária de Educação mandam qualquer pessoa demitir funcionário,  até mesmo só de boca, como que agora ele não poderia autorizar uma pessoa assinar um documento?

Não houve acordo com Raimundinho, os pais e alunos foram ao ministério que recebido pelo Promotor de Justiça ( Dr. Weskley Pereira de Moraes ) que por sua vez expediu um documento e o entregou a uma representante da secretaria de educação que estava presente. O blog não teve acesso ao teor do documento.

Os pais relataram que em reunião com o prefeito na quarta-feira passada o ameaçaram leva-lo na justiça, caso ele não resolvesse os as irregularidades. Ainda segundo eles o prefeito os desafiou dizendo "que em Tutóia quem manda é ele e já tirou um Juiz e uma promotora, como é que agora ele não manda em uma escolar ?"

Está denuncia é gravíssima, o prefeito está  desmoralizando a Justiça e o Ministério Publico do Estado uma vez que ele diz tirar tanto o promotor(a)  como Juízes . A veracidade da denuncia merece ser apurada.









MANIFESTANTES ADENTRANDO DENTRO DO PRÉDIO DO MINISTÉRIO PUBLICO  



Assista o vídeo: 



DIA DO ESTUDANTE, REIVINDICAÇÃO POR UMA EDUCAÇÃO MAIS DIGNA

11 de Agosto de 2014, dia do estudante. Foi um dia bastante enfático para os alunos da escola Bernardo Teixeira povoado Cocal. Na manhã deste dia 11 pais e alunos se concentraram em frente a Secretaria Municipal de educação para cobrar das autoridades o direito de terem uma educação decente. O blog apurou in locu o real motivo da manifestação estudantil que contavas também com a presença de alguns pais de alunos. Segundo uma das líderes do movimento a falta de aulas regulares, a demissão de funcionários, a indicação de professores que ainda nem terminaram o Ensino Médio, a negligência da gestora escolar e o descaso dos gestores públicos para com a educação naquela localidade foram determinantes para a referida manifestação. Dia do estudante! Oque tem a comemorar os alunos da localidade Cocal? Nada.







Muios fatos demonstram que a calamidade na educação de Tutoia é fato. Visível a muitas pessoas, autoridades ou não. 
O dia do estudante deveria ser marcado por comemorações, conquistas e novos objetivos a nível municipal, mas o que se vê é a falta de ânimo nos rostos de muitos alunos, a falta de perspectiva dos pais em ver um melhor futuro para a  educação de seus filhos.
A educação (de qualidade) que é primordial na vida das pessoas em geral parece está cada vez mais distante da realidade em Tutoia. No entanto, os números mostram outra realidade. Algo está errado, e é necessário que os conselhos, os grupos organizados e as instituições legais tomem providências desses descasos. Mas para isso e preciso coragem como tiveram esses pais e alunos da escola Bernado Teixeirada comunidade Cocal. É preciso denunciar para que as autoridades tomem conhecimento da realidade de cada localidade.
Toda reivindicação é válida quando há um verdadeiro motivo e essa que foi presenciada hoje pela manhã teve muitos motivos.
Parabéns ao povo do cocal pela iniciativa e pela coragem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário