sexta-feira, 23 de junho de 2017

Professor Euges Lima ministra palestra sobre a inconsistência da fundação francesa de São Luís




Foi realizada quinta-feira (22), à noite no Espaço Cultural da Livraria AMEI(Associação Maranhense dos Escritores Independentes), localizada no São Luís Shopping, a palestra “ A invenção da fundação francesa de São Luís”, proferida pelo professor e historiador Euges Lima que recebeu o convite da entidade.

A palestra foi bastante concorrida e contou com um público de universitários,  professores, acadêmicos e interessados pelo tema. O palestrante buscou demonstrar como se deu o surgimento da ideia que a cidade de São Luís fora fundada pelos franceses e destacou que apesar dessa versão oficial(origem francesa) já contar com mais de cem anos, ela não é a mais antiga, não é a versão clássica da historiografia. Que anterior a 1911, a versão corrente da historiografia maranhense era que a cidade de São Luís, capital do Maranhão, tinha como fundadores os portugueses, acrescentou também que essa virada historiográfica ocorreu a partir dos artigos e depois do livro do historiador Ribeiro do Amaral, intitulado de “Fundação do Maranhão”.



O professor Euges Lima destacou que estuda o tema há mais de quinze anos, e que ao longo desse tempo, acumulou muita informação, material e uma reflexão sobre o assunto que embora controvertido, segundo ele, é “um importante objeto de estudo para estudar as mudanças de visões e versões na historiografia maranhense”. O palestrante declarou ainda que está trabalhando num livro sobre o tema tratado e que vem trazendo novidades sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário