sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Governo divulga lista de comércios habilitados a participar do ‘Bolsa Escola’






A primeira remessa dos cartões bolsa escola já foi empacotada e endereçada aos 30 municípios maranhenses de menor IDH. Foto: Honório Moreira/Sedes

A primeira remessa dos cartões bolsa escola já foi empacotada e endereçada aos 30 municípios maranhenses de menor IDH. Foto: Honório Moreira/Sedes
O Governo do Maranhão habilitou 655 estabelecimentos comerciais para a venda de material escolar, inclusive fardamentos e calçados, aos beneficiários do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). O programa vai beneficiar mais de 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino com idades entre 4 e 17 anos. O recurso em cota única para a compra de material escolar pode ser usado a partir do próximo dia 10 janeiro e, à proporção que os cartões forem recebidos, e desbloqueados, os beneficiários terão 90 dias para realizar a compra dos produtos nos estabelecimentos credenciados pelo Governo do Estado.
Nos últimos meses, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) organizou uma força-tarefa para mobilizar o comércio local em todo o estado e agilizar o processo de cadastramento das empresas interessadas no programa. O secretário Neto Evangelista explicou que nesse processo 842 estabelecimentos foram cadastrados e 655 foram considerados aptos a vender o material escolar para o beneficiários do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). Os outros 183 estão em processo de análise.
“Trabalhamos com afinco para garantirmos a execução plena desse importante programa estadual de transferência de renda, que vai proporcionar mais dignidade aos nossos alunos da rede pública de ensino, propiciando a eles a oportunidade de adquirirem materiais escolares de qualidade e que lhes ajudarão em sua jornada escolar. Além de fortalecer a economia local por meio da circulação de recursos nos pequenos comércios”, afirmou Neto Evangelista.
A relação de todos os estabelecimentos já habilitados está disponível no site oficial do programa (http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br./site/)
Entrega dos cartões do Bolsa Escola
Os primeiros cartões de débito do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), com o qual os beneficiários farão a compra do material escolar, foram encaminhados nesta quarta-feira (30) para famílias contempladas dos 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo a secretária adjunta de Renda e de Cidadania da Sedes, e coordenadora estadual do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), Ana Gabriela Borges, durante o mês de janeiro os cartões chegarão aos beneficiários no endereço registrado no Cadastro Único (CadÚnico) – o cadastro de programas sociais do Governo Federal.
“A Sedes vai  monitorar o processo de recebimento dos cartões e, caso em algum município o registro de recebimento esteja baixo, vai realizar ações conjuntas com os Correios, principalmente na zona rural desses municípios, para garantir que a entrega dos cartões seja efetivada de fato. Os cartões que os Correios não conseguirem entregar por algum motivo, permanecerão na empresa por 90 dias”, explicou Ana Gabriela Borges.
Para desbloquear o recurso, depois que receber o cartão, o beneficiário deve ligar para o número 0800 da Ouvidoria. O número completo será informado na carta que acompanha o cartão Bolsa Escola.
“Os cartões recebidos e desbloqueados terão o crédito disponível durante três meses. É muito importante também que as famílias guardem essa carta, pois o documento contém informações essenciais sobre a operacionalização do programa, bem como o cartão que terá saldo anualmente”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário