segunda-feira, 28 de março de 2016

A possibilidade de cassação do prefeito de Tutóia é motivo de alegria para muitos que se sentem injustiçados.


A verdade é que o legislativo de Tutóia sempre foi omisso às irregularidades dos prefeitos na gestão municipal. Talvez seja por isso que o processo de cassação de mandato do atual prefeito não está ganhando  a credibilidade que deveria ter, muitos  não acreditam que a luta dos vereadores sejam por direito, mas pelo poder. Uns falam de perseguição, outros falam de justiça. 


A cautela de muitos  não é por acaso, mas é produto de vários acontecimentos ao logo do tempo em Tutóia. Como por exemplo: Na eleição de 2012, vereadores como Nilson Santos, Rafael e Pedro Agripino foram eleitos na oposição, apos serem eleitos, passaram a fazer parte da base do governo Baquil no legislativo, deixando Zé Orlando e Christian Noronha também eleitos na oposição pregando no deserto.  Zé  Orlando e Christian  continuaram se opondo às irregularidades do prefeito, e os outros quando não defendiam permaneciam calados.

Foi então que outros vereadores saíram da base do governo e se somaram aos dois que pregavam no deserto, Zé Orlando e Christian + Elias, Pedro Agripino, Binha, Antonio Chico e ex- Gean,  totalizando 7 vereadores. Juntos elegeram o atual presidente da câmara (Antonio Chico).

 Depois da eleição da Mesa Diretora, o vereador Gean Lima regressou a base governista, antes havia traído Grupo Baquil, depois da eleição traiu Antonio Chico, o que ocasionou uma batalha judicial por vários meses, pois seu retorno a base governista, deu margem para Alexandre Baquil  realizar outra eleição e desta vez  a maioria o elegeu a presidente do legislativo. E diante de duas eleições e de dois presidente eleitos, coube a justiça decidir qual dos dois teria legitimidade de conduzir o legislativo para o biênio 2015/2016, e na decisão de mérito Antonio Chico permaneceu na presidência.  

Com a Mesa Diretora  nas "mãos " da oposição o governo Dirirnga Baquil começou a fazer "águas", mas ainda permanecia com a maioria. Foi quando no final de 2015 anunciaram  em blogs que o vereador Zé de Mar teria aderido o bloco da oposição, mas nos primeiros dias de 2016 era recorrente nos bastidores, que Zé de Mar havia voltado para a base do governo municipal, dias depois ele  debandou  outra vez para oposição. Com a confirmação que  Zé de Mar estaria firme com os vereadores de oposição, Diringa articulou e diminuiu o numero dos oposicionista que eram 08-01=07 antes eram: Binha, Zé Orlando, Zé de Mar, Pedro Agripino, Antonio Chico, Romildo, Elias e Christian, Diringa agora estaria com um novo aliado, Christian Noronha.

O rompimento de Christian Noronha causou espanto aos que acompanhavam a forma feroz que ele atuava contra o governo, logo seus ex-aliados o qualificaram como traidor (JUDAS), Christian alegou que suas razões de deixar a oposição seria de assumir uma secretaria no Governo Municipal e para isso teria que ser afastado, deixando a vaga para o seu suplente, que seria Bernardo do Jardim, mas por infelicidade Bernado teria se filiado em um outro partido, e assim perdendo o direito de assumir a vaga deixada por Christian, assumindo a vaga o segundo suplente, Raimundo Monteiro, este alcançou a suplência como candidato na oposição. Raimundo assumiu e se manteve na oposição fortalecendo o bloco, que voltou a somar 08 parlamentares, consolidando a maioria na casa legislativa e se tornando motivo de desconforto ao grupo Baquil.

Mas o pior ainda estaria por vir, mais um vereador iria anunciar sua ruptura com o gupo Baquil, que veio ser o vereador Nilson Santos, este vereador anunciou sua saída da base do governo através das ondas sonoras de uma estação de rádio localizada no centro da cidade. tal noticia deve ter caído como uma bomba no meio do governo. Sendo que, com a ida de Nilson para oposição se totalizava 09 vereadores, numero suficiente até para iniciar um processo de cassação de mandato por algum crime cometido pelo prefeito que fundamentasse uma cassação. A base do governo diminuiu para 04 vereadores: Alexandre, Maria do Carmo, Rafael e Paulo Roberto.

Os  oposicionistas, f não perderam tempo e de imediato divulgavam em redes sociais, como Facebook, WhatsApp e blogs que sábado passado 26,  haveria uma sessão extraordinária para a instalação de uma comissão processante afim de apurar denuncias contra o prefeito de Tutóia. Tal data foi condenada por várias pessoas, é quase unanime que deveriam ter marcado outra data, para muitos foi um desrespeito a um dia que deveria ser celebrado a PAZ, uma vez que os ânimos se exaltaram e se fez necessário força policial e até a contribuição de um Padre para poder apaziguar o ambiente criado por simpatizantes prol governo. 


Quanto aos vereadores, eles tem uma divida com a população de Tutóia, uma vez que não fiscalizaram desde o inicio da legislatura, com exceção de 01 e 02, caso exercessem a legislatura como legítimos representantes do povo, estes acontecimento não seria necessário, o legislativo é força para barrar os abusos do executivo, porém isso não foi feito e só agora no final do mandato que resolveram agir, e os estragos já feitos? Quem   poderá  sana-los?

De  ante dos fatos narrados a cima, sobre a troca de lado de vereadores a todo o momento, não teria razão algumas pessoas proferir em voz alta que não acredita que o empenho das excelências  não tem nada haver com a luta por direito comum? 

Cabe aos senhores vereadores oposicionistas provar o contrário, afinal até Saulo, o mais carrasco e perseguidor dos cristãos, se arrependeu e se converteu ao Cristianismo, convertei-vos também senhores vereadores, ainda há tempo. E façam o que deve ser feito.



Leia a seguir as postagens do blog Neto Pimentel

Comissões processantes para averiguar denuncias contra o vereador Christian Noronha e o Prefeito de Tutoia Diringa são montadas. Veja o que aconteceu na sessão desta segunda (28) na Câmara dos Vereadores de Tutoia

Plenário da câmara nesta segunda 28/03

Em sessão realizada na manhã desta segunda-feira (28), o vereador Líder da oposição Zé Orlando, apresentou um pedido de afastamento do Vereador Christian Ernesto, onde entregou cópia de um áudio, que Christian oferece vantagens para o suplente Raimundo do Sintraf, caso o mesmo aceitasse um acordo para assumir a vaga, onde em troca teria que legislar mediado pelo líder do governo, proposta recusada por Raimundo do Sintraf. A suposta atitude de Christian, foi denominada por Zé Orlando, como um verdadeiro assédio moral.

Galeria atenta as discussões na sessão desta segunda (28)
Vereador Zé Orlando falando sobre o áudio da conversa de Christian com Raimundo Sintraf

O vereador da base governista Paulo Roberto, fez menção, a uma suposta conversa, que vereadores da oposição teriam tido com o vice-prefeito Batista Leonardo (Batista Leonardo é quem assume caso Diringa Baquil seja afastado). Segundo Paulo Roberto, vereadores oposicionistas teriam tentando acordo com o vice, que não teria aceitado, inclusive um dos filhos do vice teria o áudio da conversa. Os vereadores Zé Orlando e Nilson, solicitaram que o presidente requeresse tais áudios mencionados pelo colega de parlamento.

Vereador Paulo Roberto falando sobre suposta tentativa de vereadores oposicionistas (não mencionados)  em tentar acordo com o vice-prefeito Batista Leonardo
A sessão foi suspensa por 10 minutos, na volta dos trabalhos, foi encaminhado para o setor jurídico da casa, a denuncia com os áudios da conversa de Christian e Raimundo Sintraf. Em seguida foram sorteados os membros das comissões que irão averiguar as denuncias recebidas na tumultuada sessão extraordinária do último sábado (26).

Após o sorteio, as comissões ficaram assim constituídas pelos membros titulares:

- Comissão que averiguará as denuncias contra o vereador Christian Noronha por quebra de decoro Parlamentar:

Nilson Santos
Romildo do Hospital
Elias

- Comissão que averiguará as denuncias de irregularidades contra Raimundo Nontato Baquil - Diringa (prefeito de Tutoia) na educação e nos repasses da câmara :

Zé Orlando
Romildo do Hospital
Pedro Agripino

Vereador Antonio Chico mostra aos blogs urna onde foi colocado os nomes dos vereadores que foram sorteados para compor as comissões
Vereador Nilson retirando os nomes listados acima, sobre observação de um representante da base do governo (Alexandre Baquil) e outro da oposição (Zé Orlando)

Os titulares sorteados para compor as comissões, deverão reunir-se para escolher o presidente, relator e membro de cada comissão, para que de fato iniciem os trabalhos, notificando os citados, garantindo os prazos legais de ampla defesa. 

Uma sessão extraordinária foi convocada para próxima quarta feira (30) as 15: horas.








abaixo leia a mateia de Sábado de Aleluia (26)

2, 7, 6, 8 ou 9? Quais os próximos acontecimentos na Câmara dos Vereadores de Tutoia?

Plenário antes do inicio da sessão ainda pela manhã

Falar do fato ocorrido na Câmara dos Vereadores de Tutoia, no sábado de aleluia (26), remete-nos a necessidade de voltar ao tempo, mais precisamente, no inicio desta atual legislatura, onde dos 13 assentos, apenas 2 eram ocupados por vozes oposicionistas (Zé Orlando e Christian Noronha).

Nos idos de 2014, após a visita do então pré-candidato a Governador Flávio Dino no município, algo inesperado acontece, vereadores da base do governo aparecem num evento com discursos lardeados de sentimento oposicionista. Dali em diante, uma revolução na câmara dos vereadores começaria. Numa eleição antecipada, Antonio Chico foi eleito presidente, passando o bloco de oposição a contar com 7 legisladores (Antonio Chico, Binha, Elias, Gean, Pedro Agripino, Christian Noronha e Zé Orlando).

Capitão Benilton tenta acalmar populares que gritavam impedindo a realização da sessão
Em poucos dias, Gean mudaria de ideia, voltando para a base do governo, ficando a base governista com 7 vereadores e a oposição com 6. Porém, em abril de 2015, sai o veredito do Dr. Rodrigo Terças sobre a denuncia de Captação ilícita de sufrágio (compra de votos) que condenou o vereador Gean, conseguindo uma liminar, mantendo-se no cargo, mas meses depois, saindo definitivamente, ocupando a vaga, o suplente Romildo do Hospital, que integrou a ala de oposição, somando 7 (oposição) contra 6 (governo).

No recesso, principalmente nos bastidores, boatos espalhavam que Zé de Mar, integraria o time de oposição, e Christian Ernesto estava na base do governo, fatos que se consumaram, na volta dos trabalhos no ano em curso, e que deixou oposicionistas e governistas boquiabertos, pois não se mencionava tais possibilidades, vistas até como irreais. O placar permaneceu o mesmo, 7 (oposição) x 6 (governo).

Aglomeração de populares do lado de fora da câmara

O vereador Christian Ernesto, se licenciou para assumir a secretaria de Turismo, com a vaga em aberto, assume o 1º suplente da coligação, que na defesa do governo, seria Bernardo do Jardim, que não obteve exito na tentativa, por ter saído do partido que pertencia a coligação de Christian (PRP) para outro (segundo afirmativas contrárias a sua defesa), assim, a vaga passou para Raimundo do Sintraf, que foi empossado e integrou o time oposicionista. Ficando a oposição com 8 e o governo com 5. O descontentamento continuou, o vereador Enilson Santos, anunciou publicamente sua saída do governo, onde passaria a integrar a oposição na câmara.

Com isso, a oposição passaria a ter 2/3 (dois terços) dos vereadores, maioria absoluta. Eis que chegamos ao Sábado de Aleluia. Uma sessão extraordinária foi convocada para o último sábado (26) sábado de aleluia, com o seguinte cenário, Christian entregou o cargo de secretário de turismo, voltando a câmara, onde a oposição estava composta de 8 vereadores e a situação com 5. Na pauta da primeira sessão, uma denuncia do vereador Zé Orlando contra o vereador Christian por quebra de decoro parlamentar, que pelos votos da maioria foi aceita. Em seguida, foi iniciada a segunda sessão, onde foi lida pelo secretário da casa, vereador Binha, uma longa denuncia do presidente do sindicato dos servidores Elivaldo Ramos e do Advogado kelson Veras com supostas irregularidades na secretaria de Educação e nos repasses do executivo a Câmara, denuncia que também foram aceitas pela maioria.

Pe. Claúdio (esquerda) pediu as pessoas calma e que a paz reinasse naquela casa / Tenente Coronel Glauber Miranda (direita) organizou a galeria, garantindo o inicio da sessão já por volta das 18: Horas
   

E qual o problema que gerou tanta aglomeração de pessoas e grande contingente policial? Entenda: Durante o feriado da Semana Santa, divulgou-se nas redes sociais, que na sessão extraordinária, poderia acontecer o afastamento do vereador Christian, onde reassumiria Raimundo do Sintraf, com isso a oposição teria maioria absoluta, que pelo regimento, havendo denuncias, poderia afastar o chefe do executivo municipal. Antes do inicio da sessão, dezenas de pessoas, se espremiam na galeria, a esmagadora maioria daqueles presentes ali, simpatizantes do governo, que não deixavam a sessão ser iniciada, o efetivo policial era pequeno, foi solicitado reforço de cidades vizinhas, do GTA e de uma equipe de Chapadinha, onde no comando do Tenente Coronel Glauber Miranda, a ordem foi mantida, e por volta das 18: horas a sessão foi iniciada, com resultado já mencionado.

Vereador Alexandre Baquil (acima) / abaixo vereadores Paulinho e Maria do Carmo da base do governo

   


Entenda o que poderá acontecer: As denuncias contra o vereador Christian e o Prefeito Raimundo Nonato Baquil foram aceitas, pelo regimento, foi instaurado o impeachment contra ambos, num prazo de 48 horas, será montada a comissão processante e dado o prazo de ampla defesa para os citados. Após apresentarem suas defesas, caberá ao plenário manter o cargo ou cassá-los, se Christian for cassado, assumirá Raimundo do Sintraf, e no caso do prefeito Raimundo Nonato, assume o vice Batista Leonardo, para cassar o chefe do executivo municipal, é necessário 2/3 terço (9) dos vereadores votarem a favor.

Vereador Zé Orlando líder da oposição (acima), abaixo vereadores Romildo do Hospital e Enilson Santos da oposição

   


O blog do Minard intitulou de golpe a iniciativa dos vereadores oposicionistas (veja Aqui). No caso, observa-se não um golpe, mas os vereadores utilizando de prerrogativas legais, evidente que o regimento deverá ser respeitado, para qual for a decisão, esta seja legítima. 

Aguardaremos a sessão desta segunda-feira (28), para de fato, sabermos os próximos acontecimentos.

Imagens do lado de fora da Câmara após o final da sessão








  







Nenhum comentário:

Postar um comentário