domingo, 3 de setembro de 2017

Foi realizado em Tutóia o I encontro de Comunicadores do Baixo Parnaíba


SOCIEDADE MARANHENSE DE DIREITOS HUMANOS - SMDH (EM DEFESA DA VIDA)



Foi realizado em Tutóia no dia 24 de agosto de 20017, no Salão Paroquial, o I encontro de Comunicadores do Baixo Parnaíba, promovido pela SMDH (Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos). 

Sendo uma ação de formação, articulação e mobilização em direitos humanos, a caravana realizou diversas atividades com distintos grupos no município de Tutóia, dentre eles, O GRUPO DE COMUNICADORES DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE.

Antes que as discussões iniciassem todos os comunicadores narraram de uma forma resumida de como iniciaram na área da comunicação e, a maioria relatou que foi por motivo de combater as justiças e opressões sociais.  Denunciando as injustiças, a ineficiência do poder público e a violação de direito.

Na oportunidade deste primeiro encontro foi discutido sobre comunicação e direitos humanos bem como processos de violências que tem atingido comunicadores em tempos mais recentes no estado do Maranhão.  A exemplo dos blogueiros, Ítalo Eduardo Diniz Barros e Décio Sá, ambos assassinados.

Durante os debates foram apresentados aos comunicadores dois vídeos que traziam reportagens de dois fatos que causaram um impacto nacional, um relacionado à apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, sobre opinião a polêmica do "Adote um Bandido" - 06/02/2013, tal opinião foi considerada uma violação dos Direitos Humanos e violação do Estatuto da Criança e do Adolescente.  O segundo vídeo trouxe uma reportagem a respeito uma mulher, Fabiane Maria de Jesus, que foi linchada e morta por populares, após ser acusada de sequestro e bruxaria, em Guarujá, no litoral de São Paulo, uma acusação falsa (boatos) que foi propagada por uma pagina na internet, configurando-se em notícia falsa.

Os dois vídeos fomentaram as discursões a respeito da responsabilidade com a notícia. E, a forma com que um comunicador deve ser expressar de ante de seus leitores e/ou telespectadores, como por exemplo, não incitar à violência e não propagar notícias falsas.

O encontro discutiu ainda as formas de fazer comunicação na região, à possibilidade de criar uma rede de comunicadores e os entraves enfrentados pela mídia durante seus trabalhos, no que tange intimidações e ameaças a liberdade de expressão; a integridade física e a própria vida.

O blogueiro Elivaldo Ramos fez uma análise positiva do encontro, afirmando ser relevante a criação de uma rede de comunicadores. Tiago Filípida do artigo 19, organização internacional de Direitos Humanos, falou que o evento foi muito importante para conhecer as formas de fazer comunicação na região.

O advogado da SMDH, Diogo Cabral, enfatizou que o encontro foi de grande valia, inclusive diante das temáticas abordadas, inclusive, sendo programado um novo encontro para o primeiro trimestre do ano que vem. O Jornalista e Blogueiro José Luís, da cidade de Açailândia, frisou o papel dos comunicadores com os direitos humanos e com uma boa comunicação.

Blogueiros e jornalistas presentes:
·        Elivaldo Ramos (Tutóia)
·        Neto Pimentel (Tutóia)
·        Antônio Amaral (Tutóia)
·        Ariston Caldas (Tutóia)
·        Paulo Silva (Tutóia)
·        Marcos Soares (Tutóia)
·        Humberto Ruy (Tutóia)
·        José Luís da Silva (Açailândia)  
·         Jornalista Fernanda Sousa.

Radialistas Presentes:

·        Darlan
·        Ivanildo Alves
·        Vitor Almeida
Participaram também do encontro os professores, Alexandre Lago (Biólogo) e Christian Noronha (Sociólogo ) e doutorando pela Universidade de Coimbra em Portugal.  

Além do tema, violência contra comunicadores foram abordados outros temas tais como:
·        A cultura do linchamento.
·         O direito a vida.
·         A responsabilidade na comunicação.
·         A importância da comunicação.
·         A ética na comunicação.
·        O cuidado com as informações. 
·        A dificuldade e desafios de ser imparcial.
·         A influência da mídia local na vida das pessoas.
·         O senário da comunicação no município de Tutóia.
·        O auxílio dos Direitos Humanos em prol do trabalho dos comunicadores.


Essas discursões foram intermediada pela organização Artigo 19 ( organização não governamental dos Direitos Humanos), cuja missão é defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso a informação em todo o mundo.
Na conclusão do encontro foi acordado que haverá um segundo encontro e provavelmente acontecerá no primeiro trimestre de 2018.























Nenhum comentário:

Postar um comentário