quinta-feira, 30 de junho de 2022

Alunos da Escola Almeida Galhardo foram ao prédio da SEMED para reivindicar direitos. Saiba o que de fato aconteceu.

 

Na tarde de terça-feira (28), alunos da Escola Municipal de Tutoia Almeida Galhardo foram ao prédio da Secretária Municipal de Educação (SEMED) reivindicar direitos com intuito de melhoria no atual prédio que estudam. E levaram em posse deles um documento (Baixo assinado) relatando suas reivindicações.

Trecho do texto que estava exposto no documento:

“A escola “Almeida Galhardo” tem cupim, goteiras, banheiro em condições precárias, sala com pouco espaço, que a escola não fique mais sem alimentação escolar (fazemos vaquinha para comprar refrigerante e pão para lanchar), fiação de energia exposta, ar-condicionado sem funcionar (calor excessivo), quadros quebrados, salas caindo aos pedaços, portas arrebentadas e deterioradas. São situações que estão enfeiando nossa escola e por isso pedimos encarecidamente ao prefeito e a Secretária que venham resolver esses problemas. Colocamos umas fotos em anexo para mostrar como está a situação.”

O documento foi recebido e protocolado pela SEMED. Em seguida a advogada da SEMED, Dra.  Dayane Caland solicitou um representante responsáveis pelos alunos, sendo que todos os alunos eram menores de idade e seria necessário a presença de um responsável adulto, um professor ou a presença dos pais. Foi então que fui solicitado a ir até a SEMED pela minha filha, Karine.  

Participantes da reunião

E assim, com a presença de um pai, no caso eu (Ariston Caldas), e com a presença da Diretora da Escola, a professora Francisca Lima, acompanhada de seu secretário Alfredo, que se deu início aos diálogos entre as partes.

Logo formou-se uma comissão representando alunos e pais para tratarem do assunto com os representantes da SEMED. E os demais alunos foram orientados pela Diretora Francisca a ir para escola ou para casa, pois o auditório da Secretária Municipal de Educação estava ocupado por alunos que foram lá dizer pessoalmente que não concordam estudadar em uma escola da forma que se encontra o Almeida Galhardo, segundo eles.

A comissão foi formada por 04 alunos e um pai (Karine, Karen Vitória, filha do vereador e blogueiro Neto Pimentel e mais dois alunos que ainda não foi identificado os nomes); e representando a SEMED estavam três coordenadoras de Polo, uma advogada e um assessor.

Coordenadoras de Polo: Sra.  Samara, Sra. Toinha e Sra. Iva Maria.

Advogada SEMED: Dra. Dayane Caland

Assessor: Erison Lima

Representando a Escola: Professora Francisca Lima e o Secretário Alfredo

 

Diante das reivindicações “menores” como conserto de ar-condicionado e outras já exposta a cima, foi garantido pelos representantes da SEMED que a partir de segunda-feira começarão a resolver.

Sobre a reivindicação de uma escola nova, a Dra. Dayane Caland informou que a licitação para construir a escola já está em fase de conclusão e se tudo ocorrer bem a escola poderá ser construída ainda este ano. Perguntada aonde seria e o local, ela informou que será no mesmo lugar onde foi construído o prédio que funcionou a Escola Almeida Galhardo, na rua da Colônia dos Pescadores, ou seja, o prédio que lá se encontra que foi condenado pelo Corpo de Bombeiros será demolido e construído um novo prédio, será uma construção que eliminará qualquer tipo de problemas estruturais proporcionando o conforto e a segurança de todos.

Diante das circunstâncias os alunos serão os fiscalizadores se as reivindicações serão atendidas ou não.  

Vale ressaltar que os alunos foram bem tratados, ouvidos e respeitados pelos funcionários da SEMED tais como:  Dra. Dayane Caland, Iva Maria, Samara da Hora, Toinha e Erison Lima.

Vale ressaltar ainda, que segunda a escola Almeida Galhardo, muitos pais não sabiam do ato promovido por seus filhos, porém, muitos pais sabiam sim, inclusive eu, porém, eu sabia que seria um baixo assinado que reivindicava melhorias para escola, que seria protocolado na SEMED por alguns alunos,  o que eu não sabia era que seria naquele horário e também daquele tamanho, pois foi grandioso, foi muito significante.

Particularmente fiquei muito feliz em presenciar aqueles alunos exercendo a cidadania, lutando pelo que é certo, pelos seus direitos. Dizendo aonde está doendo, sendo protagonista de sua própria realidade.

Ainda durante a reunião foi destacada a dedicação incansável da Gestora da Escola Almeida Galhardo e sua equipe administrativa em levar demandas para SEMED com o intuito de serem sanados. Particularmente sou testemunha ocular do esforço destes profissionais em procurar fazer o melhor para seu alunado, mas nem tudo eles podem resolver. 

APÓS A REUNIÃO FOMOS AO PRÉDIO  DO SINDICATO DOS PROFESSORES E SERVIDORES PÚBLICO DE TUTOIA ( BERBER ÁGUA ). E LÁ OS ALUNOS RECEBERAM A SOLIDARIEDADE DA PRESENTE SARA SOARES.





COMISSÃO DE ALUNOS


ALUNOS NO AUDITÓRIO DA SEMED







A SEGUIR O DOCUMENTO PROTOCOLADO NA SECRETÁRIA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO  NA INTEGRA. 



















A escola já providenciou o conserto


A Escola já providenciou outro quadro







Nenhum comentário:

Postar um comentário