O Tribunal Superior Eleitoral promoverá uma reunião virtual no próximo dia 4 com veículos de comunicação interessados em divulgar os resultados das eleições deste ano. O encontro será feito por meio da plataforma Teams, a partir das 15h.
Durante a reunião, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da corte apresentará o modelo do projeto e a infraestrutura necessária para receber os dados. O órgão recomenda a participação de um técnico de TI de cada veículo.
Também serão repassadas as regras para o uso dos dados e arquivos fornecidos pelo tribunal. As empresas não poderão modificar qualquer conteúdo transmitido, nem cobrar por qualquer serviço relacionado aos resultados do pleito.
Todas as informações sobre o assunto também serão disponibilizadas no portal do TSE, em uma página específica voltada às instituições interessadas em transmitir os resultados do pleito.
As orientações permitirão que emissoras de televisão e de rádio, portais de internet e a imprensa no geral informem à população, em tempo real, os votos recebidos por cada candidato.
Haverá ainda um simulado, durante alguns dias, no qual os representantes dos veículos testarão o funcionamento dos próprios sistemas, a partir de dados brutos oferecidos pela corte.
Segundo o titular da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Alberto Cavalcante, os simulados são importantes para analisar vários fatores imprescindíveis para a divulgação dos resultados. "Entre eles, está a aplicação das regras, o desempenho e o comportamento da divulgação na geração dos arquivos necessários. É um mecanismo valioso que temos para identificar e realizar os ajustes que devem ser feitos antes da realização das eleições oficiais".
Os profissionais de imprensa que quiserem receber o link para participação no evento deverão enviar seu nome e o do veículo para o e-mail cdecredenciamento@tse.jus.br. A participação de entidades interessadas na divulgação dos resultados está prevista na Resolução 23.669/2021 do TSE. Quaisquer dúvidas sobre o tema podem ser enviadas para o e-mail divulgacao2022@tse.jus.br. Com informações da assessoria de imprensa do TSE.
Revista Consultor Jurídico
Nenhum comentário:
Postar um comentário