sábado, 17 de setembro de 2022

Colégio Almeida Galhardo de Tutoia conquistou a melhor nota do IDEB-2021.

 Colégio Almeida Galhardo conquistou a melhor nota do IDEB-2021 do município de Tutoia Maranhão

 


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Ideb agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. A combinação entre fluxo e aprendizagem tem o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema.

O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

Neste contexto a Escola Almeida Galhardo do município de Tutoia está de parabéns pelo desempenho. É mais uma conquista que vem a ser somada com tantas outras já conquistada pela escola. 

 Parabéns a toda a equipe do Colégio Almeida Galhardo na pessoa da professora Francisca Cavalcanti (gestora) e especial os docentes do 1° ao 9° ano que mesmo diante das dificuldades e desafios foram peça fundamental para que essa conquista fosse possível.





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