segunda-feira, 25 de abril de 2016

Município de Tutóia segui contratando, mas não convoca os excedentes do concurso público de 2015.

A secretaria de educação a quase um mês informou que iria fazer a segunda chamada dos classificados do concurso público de Tutóia 2015 que estão como excedentes, porém, até a publicação desta postagem não se tem conhecimento de nenhuma publicidade em relação a este tema.


Toda semana eles anunciam que a lista dos que serão convocados sairá na segunda-feira seguinte, essa conversa vem acontecendo sucessivamente, o fato é que essa segunda-feira  nunca chega, mas por outro lado o município continua contratando e contratando até quem está na excedência, sob alegação que será um contrato temporário de alguns meses. E que tal contrato está em consonância com os termos do Ministério Público, mas se o Ministérios Público não estiver ciente destas informações? Nesse caso cabe ao grande defensor dos interesses do conjunto da sociedade fazer uma fiscalização no sentido de averiguar supostas  irregularidades no cumprimento da lei no que diz respeito ao concurso publico de 2015, afim de sanar algumas injustiças cometida pelo gestor municipal e seus subordinados.

Quando questionados sobre a demora da convocação, eles argumentam que é por razão de que a lista dos convocados está sob analise do Juiz da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Otávio Terças, que a solicitou para analise. Estas informações são fornecidas aos interessados que se dirigem ao prédio da SEMED para obtenção de informação sobre a convocação dos excedentes. Será isso verdade? ou estão usando estas informações de má fé?

A não lotação de professores nas escolas está prejudicando a educação em si e diretamente aos alunos. Já estamos chegando ao meio do ano letivo e até esta data existem escolas no município de Tutóia que estão com seu corpo docente incompleto, como a Escola Cunha Machado no povoado Bom Gosto, a Escola Afonso Pena no povoado Lagoinha e outras.

A carência de profissionais se estende também às outras áreas que compõe a administração pública, tais como vigias, guardas municipais  (proteção ao patrimônio publico); e profissional superior da saúde.


Supostas irregularidades  citadas neste texto nos faz acreditar que o prefeito e seus secretários tem a intenção de procrastina a convocação dos excedentes, sendo que o município está carente destes profissionais. Vale lembrar também que alguns concursados que  foram efetivado este ano na primeira convocação, desistiram por razões de acessibilidade aos seus respectivos ambiente de trabalho, alguns por ser muito distante da cidade e outros por inviabilidade de condições de trabalho. E ao invés do município convocar quem está na espera, preferi contratar e transferir a responsabilidade da desordem para Ministério Público e  Justiça de Tutóia.  

É por isso que peço encarecidamente que o Ministério Público acompanhe de perto este processo dando segurança aos que adquiriam seus direitos por méritos próprios. Seria interessante que a justiça solicitasse a relação dos nomes dos que foram aprovados dentro das vagas e também a relação dos excedentes, assim também dos que desistiram ou abandonaram o emprego. 


O blog vem acompanhando vários relatos sobre este assunto  há muitos dias, mas só agora obtive informações e indícios concretos sobre o tema exposto.

 Algumas informações foram colhidas também das redes sociais como, por exemplo, grupos de professores do WhatsApp. 

Fica aberto  ao contraditório para quem quiser se manifestar sobre o assunto.


Email: aristonc2@gmail.com



Veja a seguir alguns relatos extraído  aplicativo WhatsApp









Um comentário:

  1. E a convocação dos aprovados na área da saúde, alguma notícia? já vai fazer um ano da realização do concurso e até agora nada...

    ResponderExcluir