domingo, 3 de abril de 2016

Política partidária em Tutóia-MA

 Dois nomes polarizando a eleição  de 2016 em Tutóia.

As movimentações dos personagens políticos no âmbito municipal em Tutóia, estão sob a observação de quem vota neste municipio.

Neste ano várias candidaturas são constantemente divulgadas em blogs. E algumas Candidaturas são vista como infrutíferas, sem apoio das bases e para essas, resta se aliar e fortalecer outras. 

O grupo oposicionista da câmara afirmava que lançaria um (01) candidato e este candidato seria avaliado mediante  pesquisa, mas atualmente  há quatro pré-candidato neste “grupo”, duas já foram anunciadas em conferencia de seus partidos, a do Airton Paulo e a vereador Binha, faltando as candidaturas do vereador Romildo e o candidato do vereador Nilson Santos (possivelmente Dr. Francisco).

Pelo visto a unidade do grupo da Câmara ainda não se consolidou,  o blog apurou que não é da vontade de boa parte do bloco oposicionista tantas candidaturas em um só grupo, e defendem a unidade de todos que estão na oposição.

A discordância de candidaturas entre o grupo da câmara se tornou bastante visível aos olhos da população devido acontecimentos ocorridos, como por exemplo, a pré-candidatura de Airton Paulo e do vereador Binha, ambas no mesmo dia. Antes destes fatos, esta situação rondava de maneira subterrânea no município de Tutóia.

É consenso da maior parte dos  eleitores  que a oposição em unidade vencerá a eleição de 2016,  mas que algumas candidaturas em curso, fortalece a candidatura de Alexandre Baquil,  candidato do atual prefeito, porém, outros raciocinam que não, que alguns candidatos da oposição romperam com o prefeito Diringa e nesse caso o eleitorado do atual prefeito diminuiu consideravelmente, e quem votou pela alternância de poder em 2012 continua com o desejo de mudança para próxima eleição.

Outros dois candidatos seguem firme em suas pré-candidaturas , Abdon Andrade e Chico Canavieira. Canavieira foi o segundo colocado na eleição de 2012. E sempre se manteve na oposição, seu nome já é conhecido em todo município como a principal oposição em Tutóia, talvez seja essa à razão para que seu nome esteja hoje polarizando com o nome pré- candidato do atual prefeito de Tutóia.

O blog vem observando e colhendo algumas informações e opiniões de forma espontânea, e tendo isto como base é relevante afirmar que até o momento o que se observa é que , a eleição de 2016 está se polarizando ou polarizada  entre o pré-candidato do governo Alexandre Baquil e o pré-candidato do PCdoB, Chico Canavieira , partido do Governador Flavio Dino.  

O blog do Domingos Costa recentemente fez uma publicação com o seguinte titulo: se na politica existe  fila,  Chico Canavieira é o próximo prefeito de Tutóia. 

Contudo, até o momento as forças politicas de oposição permanecem maiores que as forças Governo Municipal. E as pesquisas deverão servir de norte verdadeiro para cada partido e pré-candidato fazer suas  devidas alianças. 





  


Nenhum comentário:

Postar um comentário