sábado, 23 de abril de 2016

Site do SINPROESEMMA repercute descaso de escola no município de Tutóia-MA


Tutóia: Escola é abandonada pela Prefeitura

*Publicado pelo Blog Maranhão de Verdade
A situação de quem precisa estudar no povoado Poço Fundo, no município de Tutóia (cidade a 456 quilômetros de São Luís), não é nada boa. Na cidade, as escolas encontram-se em estado deplorável e algumas estão até fechadas. Comandada pelo prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil (PSD), a cidade recebeu, em 2016, mais de R$ 8 milhões do governo federal destinados à educação, mas nada parece ter sido investido no setor.
11143109_213206195720463_2152930442666803444_n

As salas de aula estão com o teto cedido, cadeiras reviradas e quadros abandonados. Esse é o retrato do descaso da Prefeitura de Tutóia para com a educação municipal. Agora cabe ao Ministério Público ir in loco verificar as condições da escola, para que assim o gestor público cumpra com o seu dever que é de dar uma educação de qualidade para a população da cidade.
O Blog Maranhão de Verdade tentou entrar em contato com a prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, mas, não foi possível. O blog tentou também o telefone da Prefeitura Municipal, porém, sem sucesso. O blog tentou ainda contato em dois telefones de uma secretária da gestão, mas também não obteve êxito.  Confira as imagens abaixo.
12993416_213206269053789_8939242580141529953_n to web
Repercussão. O blog Maranhão de Verdade e vários outros do município não mostraram, mas são visíveis as condições diferenciadas oferecidas pela prefeitura aos alunos da U.I. Expedito Baquil, como mostra a foto abaixo. Além do bom acabamento, a escola oferece TV LED e DVD para atividades, tem boa estrutura física e pedagógica, inclusive com computadores, ao contrário da escola da zona rural mostrada nos blogs.

8db81345-bfe4-47b0-a460-f07d5a07bb44 to web
O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) defende que todas as escolas recebam o mesmo tratamento e investimento da prefeitura para oferecer aos alunos e professores da educação pública condições dignas para o ensino e aprendizagem, seja na área rural ou urbana.
Natural de Tutóia, o professor e secretário de Cultura do SINPROESEMMA, Euges Lima, comentou as condições precárias de ensino na escola abandonada.
“É estarrecedor o que o atual prefeito Diringa, de Tutóia, está fazendo com a educação do município. O sistema municipal de educação se encontra totalmente sucateado, precarizado, escolas municipais nos mais diversos povoados do município sem a mínima condição de funcionamento, totalmente indignas, verdadeiros caixotes de criança em construções sem acabamento”.
Euges Lima salientou também que, embora se verifiquem os repasses do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) com valores altos de R$ 8 milhões, só em 2016, percebe-se que os recursos públicos não estão sendo investidos na educação.
“Há muitas denúncias de malversação desses recursos, inexistência do transporte escolar, embora a prefeitura receba as verbas. Eu, como professor e filho de Tutóia, fico indignado com o descaso com que o prefeito Diringa trata a educação em meu município”, lamentou.
Na opinião de Euges Lima, o Ministério Público, a Justiça, os sindicatos, a comunidade escolar e a sociedade civil organizada precisam despertar para investigar e combater as denúncias contra o prefeito, que retira direitos dos professores e alunos de Tutóia.
Fonte: http://sinproesemma.org.br/2016/04/tutoia-escola-e-abandonada-pela-prefeitura/

Nenhum comentário:

Postar um comentário