sábado, 28 de junho de 2014

Mistério: Nasa detecta sinal de origem desconhecida a 240 milhões de anos-luz da Terra

Via Jornal Ciência: Confira Aqui

Os astrônomos detectaram um sinal misterioso a mais de 200 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Perseus.

O sinal não identificado é um "pico de intensidade com um comprimento de onda muito específico de luz de raios-X". Os cientistas ainda não sabem qual foi a origem.
Aglomerado de Perseu.  Um dos objetos mais massivos já descobertos em nosso Universo.Uma das teorias é realmente interessante: pode ter sido "produzido pelo decaimento de neutrinos estéreis, um tipo de partícula que é, talvez, um dos componentes da matéria escura”. Segundo Esra Bulbul, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Cambridge, Massachusetts: “Sabemos que a explicação da matéria escura é um tiro no escuro, mas o seria de grande revolução na astronomia caso estejamos certos. Para tentar desvendar essa luz misteriosa, vamos manter essa interpretação e ver até onde isso nos leva”.
Os astrofísicos agora estão trabalhando na busca da confirmação desta suposição. Isso seria um grande avanço já que ninguém conseguiu determinar esse tipo de neutrino antes diretamente na matéria escura, mesmo ela sendo o que constitui 85% de toda a composição do Universo.
Alguns cientistas estão até sugerindo que a origem não pode ser os neutrinos estéreis. Em vez disso, eles dizem que existem "diferentes tipos de candidatos para as partículas de matéria escura, tais como o axion, que pode ter sido detectado".
Para encontrar este sinal, uma equipe liderada por Bulbul passou 17 dias observando e avaliando Perseus, usando dados de 10 anos do Observatório de raios-X Chandra da NASA e com o ESA XMM-Newton.
Perseus é um “titã” dos céus, sendo um conjunto de objetos maciços mais conhecido no Universo. Abriga milhares de galáxias imersas em uma vasta nuvem de gás multifacetada.
Não é a primeira vez que os cientistas detectaram coisas “misteriosas” nesse aglomerado. Já em 2003, os pesquisadores “escutaram” uma das notas mais graves já detectadas, com um período de oscilação de 9,6 milhões de anos. Isso equivale a 57 oitavas abaixo das teclas do meio de um piano.



 Agora, no próximo vídeo, você confere uma montagem gráfica mostrando a localização de Perseus no céu, partindo da Terra como referência:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário