domingo, 26 de novembro de 2017

O programa “Sim, Eu Posso!” do Governo Estadual, implantado em vários municípios, está alfabetizando pessoas no município de Tutóia através do município de Água Doce Maranhão.


Alunos do "Sim Eu Posso" com a professora Bruna. Turma revoada dos guarás ( Santa Rosa do Jardim) 

O programa “Sim, Eu Posso!”, está atuando em alguns povoados no município de Tutóia como Barro Duro, Santa Rosa do Jardim e Cajazeiras.  Ao todo são 09 turmas, duas em Barro Duro, duas em Santa Rosa do Jardim e cinco em Cajazeiras. O programa contemplou esses povoados pela necessidade das comunidades que são próximas ao município de Água Doce do Maranhão, tal município  aderiu o programa, mas o município de Tutóia não.

O blog fez uma visita quinta-feira à noite em todas as turmas em companhia da coordenadora do polo, Viviane Lobato. Na oportunidade foram expressado pelos alunos a satisfação e o entusiasmos de estarem tendo a oportunidade de aprenderem a ler e a escrever. Muitos pela primeira vez, outros por não terem condições de levarem os estudos adiante por vários fatores, e entre eles, ter que trabalhar para ajudar seus pais, E outros por terem construído famílias muito cedo. Mas todos se mostraram muito otimistas com a nova possibilidade de aprenderem a ler e escrever.

De forma geral o método de alfabetização, “sim, eu posso!”, utilizado na jornada no Maranhão consegue fazer o individuo aprender a ler e escrever em quatro meses. Essa é a média registrada nos municípios onde está sendo aplicado o projeto. Essa primeira parte é trabalhada com a ajuda de vídeo aulas, uma teledramaturgia (telenovela) e com acompanhamento de um educador preparado para utilização deste método em sala de aula.

Após os quatro meses o projeto avança para os chamados “Círcu­los de Cultura”, uma metodologia de educação popular baseada nas propostas do educador Paulo Freire. Nesta fase, quatro temas dão a linha para o aprendizado: cultura, trabalho, participação politica e história.

“No método convencional o individuo aprende a ler e escrever num período médio de um ano de atividade escolar. No método utilizado no Maranhão em cinco meses se atinge esse patamar. Estudando apenas duas horas por dia.”

O programa “Sim, Eu posso!” é de suma importância uma vez que gera emprego e renda e impacta também na área da saúde pelo fato dos alunos terem assistência nesta área.

As ações do programa ‘Sim, Eu posso!’ são coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que coordena o Plano Mais IDH, e a execução do programa é realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
































Um comentário:

  1. Para eu como uma alfabetizadores iniciante esta sendo muito gratificante Pós Não só ensino como aprendo com eles a sua sabedoria de vida.☺

    ResponderExcluir