sexta-feira, 4 de julho de 2014

Buraco negro “adormecido” desperta e engole parte de um planeta 15X mais pesado que Júpiter


Via Jornal Ciência
O satélite europeu, INTEGRAL, do Observatório Espacial da ESA, detectou um buraco negro que engoliu um planeta-gigante, situado no centro da galáxia NCG 4845 a 47 milhões de anos-luz da Via Láctea.
De acordo com os astrônomos, o planeta possui uma massa 15 vezes maior do que a de Júpiter, e o buraco negro que permanecia “adormecido” há mais de 30 anos, possui uma massa de cerca de 300 mil vezes maior do que à do Sol.
Os astrônomos estavam usando o satélite INTEGRAL para estudar uma determinada galáxia, quando observaram altas energias sendo emitidas de outro local, mas que estavam no mesmo campo de visão do satélite. A galáxia, que nunca havia sido detectada com atividades tão intensas, chamou a atenção dos cientistas que conseguiram visualizar o surpreendente fenômeno.

De acordo com a revista, o buraco negro levou de dois a três meses para desviar o planeta de sua trajetória, e absorveu apenas 10% de sua massa total.Foi uma observação totalmente inesperada em uma galáxia que esteve tranquila durante mais ou menos 20 ou 30 anos”, declarou Marek Nikojok, da Universidade de Bialystok, na Polônia. Nikojok é o autor principal do artigo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Nós estimamos que somente suas camadas externas foram comidas pelo buraco negro, no valor de aproximadamente 10% da massa total do objeto, e que um núcleo denso foi deixado em órbita do buraco negro”, disse o co-autor do artigo, Roland Walter do Observatório de Genebra, na Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário