quinta-feira, 14 de maio de 2015

O legislativo de Tutóia prossegue em crise e os interesses do município não são prioridades

Há mais de um ano que os vereadores da base aliada do prefeito e os vereadores de oposição, travam uma batalha judicial pela Mesa Diretora da Câmara e por essa razão os interesses do município sofrem as consequências. 

O município de Tutóia está abarrotado de problemas, mas  o legislativo do município pouco faz para que o executivo  os  solucione. 

 A competência de fazer é do executivo, no entanto a competência de fiscalizar é do legislativo. É na porta do legislativo que o cidadão ao  sentir seus direitos violados devem bater.   

Fiscalizar é caminho natural do legislativo, mas quem é que vê  neste município vereador  fiscalizando? Falar! um e outro vereador falam, cobram, mas melhor seria se partissem para o corpo a corpo,  ouvir e sentir os anseios do povo, pois, o vereador, o prefeito, o deputado e etc que não ouvir o povo, não está para o povo. Está para outra coisa que não é servir o povo.

A saúde continua deficiente, mas existe vereador aliado do prefeito que diz não existir recursos suficiente para atender o município. Mas ele não lembra que, quando foi para votar o orçamento do município, alguns vereadores da oposição propuseram  uma emenda para acrescentar  recursos para a SAÚDE, proposta que não foi aprovada pelos vereadores aliados do prefeito.      

É UM ABSURDO IR ATÉ AQUELA CÂMARA E VER VEREADOR SEM ABRIR A BOCA, ENTRAM CALADOS E CALADOS PERMANECEM. LÁ SÃO POUCOS OS QUE DEFENDEM AS CAUSAS DA POPULAÇÃO. MAS TODOS SABEM DAS CARÊNCIAS DO MUNICÍPIO.    

SER VEREADOR NÃO É SER CONIVENTE E OMISSO AOS ERROS COMETIDOS PELO EXECUTIVO, MAS PARA BARRAR TODO TIPO DE INJUSTIÇA COMETIDA POR UMA MÁ GESTÃO. TUTÓIA NÃO SENTIRÁ FALTA DE VEREADORES QUE COMUNGAM COM TANTOS DESCASOS. 





Veja algumas reclamações que este blog recebe constantemente:   

Caixa d´água do povoado Santa Clara sem tampa ha  8 meses;
 Caixa d`água do povoado Santa Clara 2, só na estrutura ha  mais de 2 anos; 
Caixa d`água do povoado Tamboril  quebrada, Caixa d`água do povoado Buritizal quebrada  e etc; 
Escola do Povoado Jardim em situação precária, Escola do povoado Ananas prestes a cair; Saúde continua sem qualidade;
 Merenda escolar de má qualidade;
 Alunos sem transporte escolar ( Muitos alunos são obrigado a pagar transporte);
Transito caótico, Segurança publica ineficiente; Secretaria de Assistência Social quase falida;
 Ruas esburacadas. Estes são alguns de varias denuncias que chegam até este blog. Os blogs do Município mesmo com suas limitações e de forma voluntaria, procuram levar ao conhecimento  das autoridades alguns problemas que afligem a população, mas não se percebe esforços de quem está no poder para corrigi-los.

Tutóia precisa de homens e mulheres comprometidos com o bem comum de todos. O município de Tutóia anseia por novas lideranças Jovens, Jovens no sentido mais profundo da palavra, mas jovens também na forma de conduzir a politica pautada na honestidade, na  sensibilidade ao próximo.

Na sessão plenária de ontem 13/05/2015 compareceram apenas os vereadores de oposição:

Antonio Chico, Binha, Christian Noronha, Elias e Pedro Agripino.

Vereadores que faltaram: Zé de Mar, Paulo Roberto, Maria do Carmo, Enilson Santos, Zé Orlando, Rafael Fonseca, Gean Lima e Alexandre Baquil.

Vereador Binha fez uso da Tribuna e contestou a forma que está dividido o município de Tutóia em em polos no desrespeito ao  concurso publico; Binha também comentou sobre a segurança  do município  e segundo ele acontecerá uma audiência publica aqui em Tutóia com o Secretário de  Segurança Publica do Estado. Binha esteve pessoalmente com o secretário para tratar de segurança e deste encontro resultou na proposta da audiência, faltando apenas marcar a data.
Binha sugeriu que a comissão de Educação percorresse o município para constatar a situação que segundo mais de 50% estão precisando de reforma, e sitou a escola do povoado Ananas que está prestes a desabar.


O vereador Chistian Noronha  falou da importância do espaço para população (Tribuna Popular) e que sempre irá lutar para que seja assegurado na Câmara a voz da população.

 Cristian falou da Comissão parlamentar de Inquerido onde sendo ele o requerente de uma CPI da educação,  que foi criada a mais de dois meses e não funcionou, pois nem o presidente e nem o relator da CPI foram escolhidos e, diante da inercia, solicitou que o Presidente Antonio Chico determinasse  uma nova CPI.
O vereador voltou a falar de documentação concreta que provam que os 5 milhões destinados a renumeração de professores em 2009 não foram utilizados para outros fins . Segundo o vereador varias denuncias da área da saúde estão chegando, e  se for preciso podem também criar uma CPI para investigar a saúde.

O vereador Elias pediu a convocação da Comissão de Educação para tratar de transporte publico uma vez que vários alunos de povoados diferentes estão pagando transporte para se locomover até as escolas. O vereador citou São Bento e Arpuador.



Imagens da Câmara praticamente vazia 




Mais informações sobre a matéria  leia também a postagem do blog Antonio Amaral logo a seguir


POPULAÇÃO DE TUTÓIA ACOMPANHA A LEITURA QUE LEGITIMOU A NOVA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA





Embargos lido na Tribuna da Câmara pelo 1º Secretário da Mesa Diretora(vereador-Binha-PRB)


Câmara e população em foco nesta quarta-feira em Tutóia

Vereadores presentes - Antonio Chico(SD), Binha(PRB), Chistian Noronha(PRP), Elias(PSC), Pedro Agripino(SD).

Vereadores Ausentes - Zé de Mar(PRB), Paulo Roberto(PV), Maria do Carmo(PSD), Enilson Santos(PP), Alexandre Baquil(PSDB), Rafael Fonseca(PHS), Gean Lima(PSDB), Zé Orlando(SD-Líder da oposição).




Em uma sessão presente somente com cinco vereadores do bloco da OPOSIÇÃO, e uma galeria com 38 pessoas, o Presidente da Mesa Diretora, o vereador ANTONIO CHICO(SD), encaminhou para a leitura no início da sessão feita por seu 1º secretário da Mesa, o vereador Fernando Gomes de Oliveira, popular(Binha-PRB), levando para o conhecimento do público presente a DECISÃO do EMBARGO, em desfavor do vereador e ex. presidente da Casa Legislativa, ALEXANDRE BAQUIL, no último dia 05.05.2015.

Segundo a leitura na quarta-feira feita pelo 1º Secretário da Mesa, a Eleição do  dia 21-05-2014, foi legitimada de acordo com o seu Regimento Interno, Lei Orgânica e a Constituição Federal, assim DECIDIU, o MM Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, no último dia( 05.05.2015), com o nº do PROCESSO( 1823), EMBARGOS DE DECLARAÇÃO REJEITADOS.

Com a ausência de oito vereadores, sete do bloco da base do governo e um da oposição, a galeria com 38 pessoas que acompanharam as discussões com as seguintes pautas do dia:
- Leitura da Decisão do EMBARGO, em desfavor do ex. presidente Alexandre Baquil
-  Desqualificação do Edital do Concurso, protestado pelo vereador Binha(PRB), ao detectar dezenas de erros. Como vagas, Salários, taxas fora dos padrões e realidades do município, divisória por polos para alguns povoados. Segundo o próprio vereador talvez esse Edital, publicado tenha sido uma das maiores afrontas e desrespeito a sociedade que esperavam uma postura mais transparente a vários níveis de candidatos comprometidos com a legalidade.

Os vereadores Chistian e Elias, também do bloco da oposição, mostraram-se indignados pela forma que tratam a população de Tutóia, com decisões obscuras. Citaram alguns projetos de lei aprovados nos últimos anos e deficiência dos serviços públicos.

Chistian vereador, comentou na Tribuna que seu mandato foi ameaçado por decisões particulares do ex. presidente, mas somente a justiça concedeu sua defesa através do seu assessor jurídico, e assim acredita que a sociedade de Tutóia, pode ter a certeza que a nova Mesa Diretora da Casa, será mais aberta e democrática com a população e solicitou a presidência da Casa, que abra para a participação popular através de ofícios as reivindicações e apresentações de projetos  sociais(Instituições).

Elias vereador(PSC), lembrou na Tribuna da Casa, o descaso do município e da Secretaria de Educação, a falta de atenção com os alunos do Ensino Médio, mesmo sendo responsabilidades do Estado, mas o município vem agindo friamente com os problemas, pela falta de transporte escolar e pouco compromisso pela melhoria da educação.

       1º Secretário realizando a leitura do Embargo na Tribuna da Câmara Municipal, após a decisão da Justiça.



  

3 comentários:

  1. NAO GOSTEI DESSA MINHA VIAGEM PARA TUTOIA .. POIS ACIDADE ESTA TOTALMENTE ABANDONADA , A ORLA DA PRAIA ESTA VIRANDO UM LIXÃO . OUTRO PONTO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO E QUE A CIDADE NAO TEM SEGURANÇA. OU MELHOR ESTA TOTALMENTE ABANDONADA . COMO SE CHAMA ISSO ( CASA DE PUTA COMANDADO POR SACANA ) ESSE E O NOME QUE EU DOU PARA ISSO .. CADE A PREFEITURA QUE NAO VER ISSO , OU MELHOR A POPULAÇÃO QUE NAO TOMA NEI UMA ATITUDE . ESTA NA ORA DE MUDA .. ACORDA TUTOIA PÓS O PREFEITO NAO ESTA NEI AI PARA ESSA CIDADE . BOM PELO O QUE EU SEI O POUCO TEMPO QUE EU PASSEI NESSA CIDADE ,O FILHO DELE ESTA COMPRANDO VARIAS CASAS E O SENHO PREFEITO ESTA COM VÁRIOS RESTAURANTES PARTICULARES . FORA AS CASA DE SAO LUIS , AGORA EU ME PERGUNTO UMA PESSOA QUE NAO TINHA NADA . COMO QUE AGORA TEM TUDO ISSO ? QUEM PUDE ME RESPONDE EU AGRADEÇO, ESTA NA HORA DE COLOCA ALGUÉM PARA TRABALHAR DE VERDADE POR ESSA CIDADE .

    ResponderExcluir
  2. Para mudar tudo isso caro amigo Rafael Porto, é preciso uma mudança de mentalidade por parte dos eleitores, é preciso votar em quem tem verdadeiro compromisso com o bem popular. É preciso votar e acompanhar a administração de perto. Exercer o direito de cidadania.

    ResponderExcluir