sábado, 11 de julho de 2015

Lideranças políticas e Sociedade Civil organizada de Tutóia, participaram do PPA estadual para 2016-2019.



Ontem 10/07/2015 a Sociedade Civil e Lideranças políticas de Tutóia participaram de maneira exemplar e categórica do PPA ( Plano Plurianual 2016-2019) estadual  e Orçamento Participativo.

O evento foi em Barreirinhas e, além da anfitriã,  participaram também as cidades: Icatu, Axixár, Humberto de Campos, Cachoeira, Rosário, Paulino Neves, Santo Amaro, Primeira Cruz, Tutóia e etc. 

As prioridades que foram propostas e aprovadas, serão implantadas na região territorial do Delta das Américas, Lenções e Munim, são elas:

Construção de Hospital regional  de alta complexidade;

 Fortalecimento do serviço de assistência técnica e extensão rural – Ater/Atepa;

Construir, ampliar e reformar escolas. E outras prioridades.

Além das propostas prioritárias  foram aprovadas outras propostas que irão fazer parte do PPA  , tais como: 

Construção e melhoria de unidades habitacionais urbana e rural na região;

 Samu no território;

 construção de complexos esportivos, reformas dos espaços já existentes, bem como garantia de insumos necessários para as praticas e convivência de todos os públicos;

 implantação e ampliação do sistema de abastecimento de água potável e implantação de rede de esgoto;

 construção de vias de acesso e recuperação das vias existentes; 

criar um plano de manejo visando a preservação ambiental  das comunidades tradicionais e execução do plano estadual dos resíduos sólidos.

 Além destas propostas, foram aprovadas outras dezenas.

As propostas foram discutidas por eixos e depois foram para votação em plenária.

Os trabalhos se encerraram com a presença do Governador Flavio Dino que, na oportunidade falou de seus 6 meses de Gestão. Ele tirou duvidas e respondeu perguntas feitas por pessoas de varias cidades da região, sendo, que o município  que se destacou em fazer questionamentos e  demandas  foi  o município Tutóia. 

Diante de tantas demandas o Governador marcou de ontem há 20 dias a sua vinda a  Tutóia, com o principal objetivo de  fazer a entrega de títulos aos proprietários de terras e, em segundo plano,  realizar uma audiência publica neste município, que ficou na responsabilidade de organização, indicado pelo próprio Governador, o Sr. Chico Canavieira. Canavieira juntamente com a sociedade Civil Organizada, irão coordenar o evento. 

 Há três meses foi protocolado um pedido de agenda positiva pela sociedade Civil de Tutóia, estimulando a vinda do Governador para ouvir os anseios da comunidades, mas somente ontem e talvez  por pressão de várias reclamações por partes dos tutoienses, é que, Flavio Dino decidiu vir a Tutóia.

 Ao ser questionado pelo professor Elivaldo Ramos que, relembrou os dois convênios destinados a água potável de Tutóia, convênios estes recebido pelo atual prefeito de Tutóia,  mas que o sistema se encontra estagnado. Diante deste questionamento, Flavio Dino determinou que sua acessória entrasse em contato com o presidente da CAEMA imediatamente, e em 5 minutos a resposta veio da seguinte forma: " A Caixa Econômica fez uma fiscalização e chamou  a empresa e mandou fazer um novo estudo, no intuído sanar alguma irregularidade e/ou adequação. Portanto e CAEMA e a Caixa estão chamando a construtora para que retorne a obra". Elivaldo replicou: Será que passará mais 15 anos sem água? Governador respondeu: Lhe garanto que em menos de 15 meses você terá água.

Flavio Dino disse ainda que conhece a historia lendária da água de Tutóia



Outro questionamento feito por Elivaldo Ramos foi o descaso com o ensino médio no setor transporte escolar, uma vez que a justiça baseada no instituto da criança e do adolescente determinou que o Município de Tutóia garantisse aos alunos transporte escolar. Tal decisão judicial o município não está cumprindo. Disto isto, o governador falou que o prefeito de Tutóia não mandou demandas para o transporte publico, e que, a secretaria de Educação do Estado procurou o prefeito para tratar deste assunto, mas ele não deu atenção. E nestas circunstâncias Flavio Dino determinou que a Superintendência Regional na pessoa do Dr. Amilca,  resolvesse o problema diretamente sem passar pela prefeitura. 

Outro reclamante do transporte escolar foi o ex-vice prefeito de Tutóia Floriano Alves e o professor Didi do Arpoador. Sendo que Dide entregou demandas documentadas.

Outro que reclamou com veemência sobre a demora da entrega de títulos das terras, foi o Marcos da Seriema . 

Todos estes questionamentos foram respondidos pelo Governador de forma serena. E tudo isso o motivou a vir em Tutóia.

 

Participantes de Tutóia.
Manuel da Emater,
Chico Canvieira
Romildo do hospital
Rodrigues ( Contador)
Elivaldo Ramos ( Presidente do Sindicato dos servidores públicos)
Floriano Alves
Pedro ( Presidente do Sindicato Rural)
Raimundo Sintraf
Didi Arpoador
Chicao  ( Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do MA)
Jairo da Colônia Z-17 de Tutóia.
Marcos Seriema
João Evangelista / Porto de Areia.
Gaum
Antônio Amaral
Ariston Caldas
Manuel do Bizerro e etc.

Para efeito de informação, não havia um só representante do poder executivo de Tutóia e muito menos do legislativo.


Coordenação: SEPLAN, SEDIHPOP
GOVERNO DO MARANHÃO





Entrevista que será disponibilizada no site plataforma digital do Governo:www.participa.ma.gov.br











Governador, Elivaldo Ramos e Didi do Arpoador




Veja mais informações abaixo extraído do Blog Antonio Amaral 


Aconteceu - Tutóia discutiu na cidade de Barreirinhas o PPA junto com outros municípios da região



Tutóia marcou presença na discussão do PPA, na cidade de Barreirinhas-Ma ontem sexta-feira

Governador fala das mudanças que sofrerá o Maranhão...
                                          Prefeito da cidade de Barreirinhas-Léo Costa

O blog, esteve na região de Barreirinhas. onde era aguardado para o dia a visita do governador do Estado Flávio Dino, para fechar o grande encontro realizado na cidade na elaboração e discussão das propostas envolvendo outros municípios e representações no PPA.

Foi constatado no encontro um dos maiores grupos representativos entre os municípios participantes e fez valer as reivindicações quando palestrava Flávio Dino, para uma platéia de quase 400 pessoas. O grupo de Tutóia, fez cobranças aos convênios desviado da água. Saúde, segurança, educação, os títulos das terras, foram também reivindicações feitas ao governador.

Outros lideres que estavam compondo a Comissão de Tutóia, dirigiram suas falas ao governador quando perguntado quais eram as medidas a serem tomadas pela "Lenda água potável" diante dos três convênios liberados pelo Estado no governo passado...

Disse o governador que Tutóia, tem muito mais problemas do que se imaginava até mesmo por falta de uma gestão com mais responsabilidades. Mas uma agenda está sendo cumprida para brevemente vim até o município, ouvir a população, realizar audiência pública e garantiu o governador que a "Lenda da água potável" ele iria desvendar realizando um dos sonhos e clamor do povo que há anos vem sendo prometido por outros governos.

Quase duas horas de palestra cumpriu o governador, e bombardeios de perguntas foram lançadas por cidadãos tutoienses, ao relembrar pela situação do Ensino Médio, no município.

Disse por ser um problema de todo Maranhão, mas medidas urgentes já estavam sendo tomadas mesmo com a herança maldita que recebeu o Estado, em total rombo nos cofres públicos, do governo passado o Estado não iria abrir mão dos desafios. E a educação em especial os jovens, não ficariam prejudicados. Mas infelizmente o município de Tutóia(prefeitura), demostrou não ter interesse de ser parceiro do Estado. Afirmou.

Disse o governador que sua agenda em Tutóia, será em breve viria para mostrar que o Estado precisa da compreensão, parceria de todos, principalmente por está somente sete meses no governo. Mas as mudanças de vida dos maranhenses, vai acontecer a partir dos investimentos do dinheiro público com mais responsabilidades.

 Secretários de Estado compõe a condução do PPA
O Governo do Estado segue ouvindo cidadãos para elaboração do Plano Plurianual e Orçamento Participativo. Ontem sexta-feira (10), diversos municípios estiveram presentes na cidade polo de Barreirinhas, além das presenças do Prefeito da cidade Léo Costa, do governador Flávio Dino e seu grupo de Secretários de Estado, junto com Tutóia, receberam as plenárias com propostas das escutas territoriais. O objetivo do grande encontro foi garantir a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP), através da realização de plenárias onde representantes de instituições da sociedade civil e de órgãos públicos apresentaram suas contribuições.
Os encontros estão acontecendo em parceria da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) e Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).
A população de Tutóia, pôde participar diretamente da gestão pública estadual indicando as prioridades de investimentos em Saúde, educação, pesca, agricultura familiar, segurança pública, e serviços em cada região. Por meio de escutas territoriais, ocorrido ontem sexta-feira 10/07, na cidade de Barreirinhas-Ma, representantes de instituições filantrópicas da sociedade civil e líderes políticos apresentarão em plenárias as propostas que foram aprovadas  algumas prioridades para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP). As primeiras plenárias vem acontecendo após o novo governo ter assumido já há sete meses, e Tutóia, pela primeira vez teve a oportunidade de defender as propostas o que tange algumas específicas áreas.

Uma Comissão de Tutóia, formada de 35 pessoas participaram dos eixos temáticos propostos para o PPA
                     Romildo do Hospital integra a Comissão na discussão do PPA, por Tutóia
    Presidente Sindicato Intermunicipal - Elivaldo Ramos, membro da Comissão do PPA-Tutóia

                                                    Secretária da Juventude do Estado

                                                  Secretária-adjunta de Educação do Estado
                                Gaun, Chicão da Colônia, Chico Canavieira, Romildo, Floriano 
                                        Secretária de Turismo do Estado
                                      Coordenador financeiro do Sintraf-Raimundo Monteiro
                               Blog, registra momentos com a Secretária da Juventude do Estado
                                Manoel da Emater-Presidente da Federação no município de Tutóia

Nenhum comentário:

Postar um comentário