Na manhã de hoje (13) de janeiro, foi executada uma ação conjunta da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, Colonia de Pescadores (Representada pelo Sr. Francisco, esposo da atual presidente da Colônia Z-17), pescadores, Policia Militar e população em geral que corrigiu uma ilegalidade na orla marítima de Tutoia, especificamente na praia da Moita Verde, trata-se de um enorme área que foi cercada.
Com a área cercada os pescadores estavam sendo prejudicados, uma vez que eles ficção sua barracas pesqueiras de acordo com a variação de maré, ou seja, com o avanço da maré se faz necessário mudar a barra de lugar. E com a orla cercada ficavam privados de espaço.
O que se observou é que toda a Orla Marítima de Tutoia ao Arpoador está demarcada. No Arpoador o processo de invasão está mais adiantado, a Orla toda está cercada.
Voltando o assunto para a ação de hoje. Os pescadores e populares em geral derrubaram a cercas de forma pacifica, não houve resistência e o cidadão que cercou pediu um tempo de três dias para recolher o arrame e madeira e assim o acordo foi firmado.
O Secretário de Meio Ambiente do Município de Tutoia, o Sr. Tony Baquil, que esteve acompanhando a ação, disse em entrevista que a ação de hoje também servi para inibir essas invasões ilegais. O secretário disse ainda que o jurídico da Secretaria de Meio Ambiente será acionado. Estavam presentes também a Sra. Yasmim que participou ativamente da desapropriação, o representante do CPP (Conselho de Pastoral dos Pescadores) da Diocese de Brejo-MA e o vereador e advogado Fernando Amaral.
Vale lembrar que estas áreas pertencem a união.
Segundo informações, denuncias serão encaminhadas ao Ministério Publico Federal das áreas invadidas e cercadas, especificamente do Arpoador.
Imagens extraídas do WhatsApp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário