sexta-feira, 19 de junho de 2015

Conselho da APA do Delta do Parnaíba se reúne em Paulino Neves-MA

Paulino Neves é destaque nas ações de meio ambiente na região 

O Município de Paulino Neves sediou a reunião da APA do Delta do Parnaíba
Pela primeira vez Paulino Neves é anfitrião de um evento deste que é suma importância para região do Delta.
Objetivo:
 Conhecer as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentação das belezas naturais e fortalecimento dos representantes do conselho da APA que,  é composta  pelos Estados, Maranhão, Ceará e Piauí.
O evento aconteceu no Auditório Raimundo Lídio e teve a duração de 2 dias 16/17 deste mês de junho.
Participaram também  autoridades como vereadores  e presidente de Câmara municipal de alguns município como Agua Doce-MA, Luis Correia-PI e Chaval-CE. O poder Executivo de Paulino Neves foi representado por Marcela.

Os organizadores lamentaram a ausência de alguns conselheiros que esvaziaram a reunião, também foi reclamado a não representação do poder legislativo de Paulino Neves e demais seguimentos da sociedade Civil organizada.

Segundo a secretária de Meio Ambiente a Sr. Marcela,  foi enviado convite para todos os seguimentos da sociedade inclusive às Universidades e que não foi por falta de divulgação que a alguns instituições não compareceram a reunião.

No final  a avaliação da reunião pelos organizadores, conselheiros e participante  foi bastante positiva.

A prefeitura Municipal de Paulino Neves patrocinou a logística e almoço. 


















Leia a baixo mais informações do delta extraídas do site do Morais Brito:  

APA DO DELTA DO PARNAÍBA

Em agosto de 1996 foi criada a Área de Proteção Ambiental (APA)  Delta do Parnaíba, pelo decreto S/Nº de 28/08/1996 com uma área  de 313.800 ha,  com a intenção não só de proteger os recursos hídricos e a mata aluvial, mas também incentivar o turismo ecológico e conscientizar a população da área. A APA vai das cidades de Barroquinha e Chaval, no Ceará, a Tutóia, no Maranhão. Entre as proibições legais estão: - atividades salineiras e industriais poluidoras; - projetos de urbanização, terraplanagem, estradas, canais e atividades agrícolas que alterarem as condições naturais; - atividades que provoquem erosão; - atividades que provoquem matança ou molestamento de espécies raras, principalmente o peixe boi-marinho; - uso de biocidas e fertilizantes; - despejo de efluentes, resíduos ou detritos nos manguezais e cursos d'água; - retirada de areia e material rochoso Principal atividade extrativista, a pesca do caranguejo alcança números impressionantes: entre 80 e 100 toneladas do crustáceo são retirados mensalmente dos mangues do Delta. Uma das ações para seu controle foi a criação de uma Reserva Extrativista Marinha entre as cidades de Araioses (MA) e Ilha Grande (PI), numa área total de 27 mil ha. A reserva é controlada pelo Ibama, que treinou voluntários das comunidades para fiscalizar a pesca em suas áreas. A proibição do uso do cambito (barra de ferro usada para alcançar o caranguejo) não vem sendo respeitada, enquanto as fêmeas já são preservadas pelos pescadores, até porque seu valor comercial é menor que o dos machos. Segundo o Ibama, o ideal é proibir a pesca do caranguejo de janeiro a março, época de desova da espécie. Este período é chamado de ´brincadeira´ ou ´carnaval´ pelos nativos devido à grande agitação dos caranguejos. 

As plantações de arroz mantidas pelas comunidades ribeirinhas também ameaçam o ecossistema do mangue. Atualmente é proibido desmatar as margens dos rios, mas a prática anterior à lei já derrubou muitas árvores. Para qualquer desmatamento é necessário obter uma autorização especial do Ibama, que só permite atividades no mínimo a 50 metros das margens. Outra ameaça é a caça ilegal de pássaros da região, que são vendidos como fonte de renda complementar para os moradores das ilhas.

A  RESEX  DO  DELTA  DO  RIO  PARNAÍBA

A Reserva Extrativista Marinha do Delta do Rio Parnaíba, criada em 16 de Novembro de 2000, está localizada dentro da APA do Delta, entre os municípios de Ilha grande, no Piauí, Araioses e Água Doce, no Maranhão.

A Resex do Delta do Parnaíba é uma unidade de conservação que tem como objetivo garantir a permanência das populações extrativistas tradicionais, conciliando a exploração autossustentável com a conservação dos recursos naturais renováveis, visando a melhoria das condições da vida dos moradores e trabalhadores da área e do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário