segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Deu no Jornal Pequeno: Sobre Tutóia, política e corrupção


Roseana é recebida com hostilidade em Tutóia. Leia abaixo as razões.Governadora Roseana Sarney e integrantes de seu secretariado foram hostilizados em Tutóia, durante visita do governo itinerante. Líder histórica de votos no município até 2010, Roseana só vai a cidade quanto tem algum assunto político de seu interesse a tratar. A estratégia vinha dando certo, mas até a generosa população do Baixo Parnaíba  não tolera  mais certos abusos:

FUNASA liberou recursos para distribuição de água que nunca chegou nas torneiras da cidade:

Apesar de rica em lagos e rios, Tutoia não possui um único sistema público de fornecimento de água.
Na cidade, todos sabem dos  recursos liberados pela Fundação Nacional de Saúde  para que CAEMA e prefeitura municipal implantassem um sistema capaz de distribuir água para a população.

No período pré eleitoral do ano passado,  parte dos recursos foi usada para a construção  de um poço artesiano e instalação de canos. Usando o velho discurso da chantagem, o governo insinuou que seria necessário eleger o candidato a prefeito ligado ao grupo para que a distribuição da água tivesse continuidade.

Resultado: aliado eleito, a tubulação de canos está abandonado, o CREA detectou que o posso artesiano construído está fora das especificações técnicas e a obra consta como entregue no sistema da FUNASA, apesar da cidade jamais ter visto uma única gota d’ água .

MA da vergonha e  sistema de saúde em frangalhos

Para tristeza de Roseana, a população de Tutóia tem um excelente critério de avaliação das obras realizadas  pelo governo do estadona cidade: o município de Parnaíba no Piauí, que fica ao lado da cidade maranhense.

A recente  reforma da MA 316 no trecho que liga o povoado Canavieira ao município de Tutóia é motivo de chacota na região. A finíssima camada asfáltica que já começa a ceder, é comparada às estradas do Piauí cuja qualidade, segundo os moradores, é infinitamente superior.

Para piorar, o governo ignora os apelos da população na melhoria da interligação dos mais de cem povoados da cidade. Como construção de estradas entre povoados não tem a mesma visibilidade da MA 316, pouca gente acredita que o governo fará algo para diminuir o isolamento interno do município.

Outro motivo de vergonha para a bela cidade do Portal do Delta do Parnaíba é o sistema se saúde. A maior parte da população do município depende da boa vontade dos piauienses de Parnaíba para tratarem até de problemas simples de saúde. São recorrentes os relatos de moradores que dizem ser humilhados pelos piauienses quando procuram a rede se saúde de Parnaíba.

Turismo abandonado

Tutóia é vítima do projeto artificial de incentivo ao turismo do governo naquela região. Enquanto Barreirinhas sedia dezenas de pousadas, restaurantes e oferta de empregos (gerados por esforço quase solitário da iniciativa privada), a igualmente bela Tutóia amarga o abandono e paga o preço por estar situada ao lado da cidade dos Lençóis maranhenses. Sem um único incentivo do governo, até os pescadores da região perdem espaço para embarcações oriundas de outros estados.
Por esses e outros motivos, a presença da governadora no município, gerou a revolta dos poucos moradores que se dignaram a ir no ato público que ela promoveu com a finalidade de divulgar a pré candidatura de Luís Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário