sábado, 14 de março de 2015

Câmara Municipal de Paulino Neves aprova o projeto de lei que cria a secretaria da mulher


Texto e imagens: blog Antonio Amaral

Executivo municipal encaminha projetos de lei para discussão e aprovação do Poder Legislativo nesta sexta-feira(13)


Na pauta desta sexta-feira, a Câmara Municipal presente com os nove vereadores da Casa Legislativa, leu a mensagem do dia onde o Executivo encaminhou três importantes Projetos de Lei, um dos mais importantes daquele Município, que cria a Secretaria da Mulher, vinculada a Secretaria de Educação.

Atendendo os desejos da população desde 2013, data essa que se montava dentro das normas do Município, o que rege sua Lei Orgânica, e com uma equipe formada para compor o quadro de funcionários da mais nova Secretaria da Mulher, a Câmara aprovou por 5 votos a 3 um dos setores mais importante dos últimos anos, assim ressaltou a primeira oradora do dia a vereadora Onildes(PMDB), quando voltou a homenagear o dia 08 de Março, dia internacional da Mulher, mesmo por já ter sido comemorada no último domingo. Finalizou a vereadora quando lembrou ao Presidente, que os projetos de lei, que fossem ser apreciados na pauta do dia, que estivesse presente o assessor jurídico da casa(advogado), explicou que existem termos dentro de alguns projetos de lei, que a presença jurídica daria mais segurança para os questionamentos e decisões aprovadas a esta casa. Afirmou Onildes.

Mas reforçou que gostaria que esse parlamento estivesse mais vereadoras mulheres, apesar da presidenta Dilma, está indo muito mal nesse segundo mandato presidencial. Aprovado nesta sexta, a Secretaria da Mulher criada no Município de Paulino Neves-Ma, disse já era tempo, com os casos de violências contra a Mulher já ocorrido em toda região. Parabenizou a atitude do Prefeito e do presidente da Câmara, em aprovar essa repartição pública.

Vereador Luizinho, requereu ao presidente da Casa, uma audiência pública, para tratar dos assuntos com alguns criadores e lavradores da região convidando as autoridades como Ministério Público, autoridades policiais, Poder Público, Câmara Municipal, sociedade de Paulino Neves, onde possam ser discutidas os problemas que vem crescendo nos últimos anos com o objetivo de evitar conflitos em comunidades principalmente em situações que envolvem divisão de terras e que seja convidado o Iterma do Maranhão.

Aldeks vereador, disse na plenária que sempre será a favor dos projetos de lei, que venham beneficiar a sociedade de Paulino Neves, parabenizou a criação e aprovação da Secretaria da Mulher, projeto encaminhado pelo Executivo. O mesmo requereu que os três projetos de Lei, que estava na pauta desta sexta-feira, que já havia entrado na Casa Legislativa, desde o dia 09/03, pudesse nesta manhã ser discutido e aprovado.

O presidente da Casa, Sr. Edmar Rodrigues Cantanhede, colocou para a provação o requerimento do Sr. Aldeks vereador, se aprovaria ou não o seu requerimento e assim a maioria venceu por 5 votos a 3.

Vereador Negão, pediu que o projeto da pauta do dia pudesse ser bem mais discutido e que na próxima sessão fosse aprovado. Comentou das dificuldades que hoje passam as famílias da comunidade onde mora, quando disse que custa R$ 50,00 reais, para qualquer pessoa chegar a sede desse município, quando se necessita vim ao médico, e um projeto como esse da forma que estava se tentando aprovar seria bem melhor haver mais discussões, mas se a maioria entender assim, somente tinha que respeitar.

João Reis, pediu ao presidente da Casa Legislativa, que solicitasse a relação das pessoas que iriam ser beneficiadas com o projeto do governo federal, minha casa, minha vida, que segundo informações diversas pessoas que estavam na lista para receber a casa, muitas delas estavam tirando as chances de outras. Mas somente através de um levantamento que se descobriria se a denuncia recebida tinha procedimento. Outro pedido fez o vereador, quando solicitou do Executivo(prefeito), e do Presidente da Casa, que seria bom verificar as pessoas que estavam sendo lotadas em algumas Secretarias segundo o vereador alguns concursados, estão tentando conflitar com os contratados principalmente com gestores de escolas.


Vereador Amadeusinho, lembrou que todas as discussões nesta manhã de sexta-feira, esse parlamento só tinha a engrandecer com as ideias e as conclusões finais com o controle  e atendendo o Regimento da Casa, na pessoa do Presidente Edmar Rodrigues Cantanhende.

                      Salão da Câmara de Paulino Neves-Ma
                                              Secretária da Casa Legislativa
                                                      Presidente da Casa Edmar Cantanhede
                                       Vereadora Maria Onildes(PMDB)
                                                Vereador Luizinho
                                              Vereador  Aldeks
                                                         Vereador João Reis
                                                       Vereador Amadeusinho
                                                    Vereador Antonio José Barrocão
                                           Vereador Negão

Nenhum comentário:

Postar um comentário