Beatriz da Silva Veras de aproximadamente 18 anos foi sequestrada na noite deste sábado (30) em Barreirinhas pelo seu ex-companheiro conhecido como Onofre Antônio de Farias Júnior de aproximadamente 30 anos .
domingo, 31 de outubro de 2021
Atenção: Jovem Beatriz da Silva Veras foi sequestrada na noite de sábado em Barreirinhas
A Lenda da Direita Maranhense
![]() |
Dr. Allan Quadros Garcês |
"Vou escrever algo sobre a história da trajetória política de um grande líder da Direita no Maranhão. Estou falando do médico paraense e professor de Medicina da UFMA, radicado maranhense, Allan Quadros Garcês."
Sua vida política começou em 2011, quando ele reuniu na Praça Deodoro cerca de 500 manifestantes, entre estudantes, professores e profissionais da área da Saúde para uma caminhada em protesto das condições de saúde ofertadas nos hospitais municipais e estaduais. A caminhada terminou com um abraço simbólico nos hospitais Socorrão 1, Maternidade Benedito Leite e Hospital Infantil Juvêncio Matos. Na época, após esta mobilização o Movimento NasRuas o convidaram para integrar em suas fileiras.
Outra ação política que sucedeu esta caminhada, foi um protesto emblemático realizado pelo médico na Praça dos Pescadores na Av. Litorânea, onde Allan Garcês criou um cenário de cemitério no local. Na época, São Luís completava 399 anos, o médico fixou 399 cruzes ao redor do monumento dos pescadores e espalhou alguns caixões pelo local, simbolizando cada cruz um ano de falência de uma Saúde precária. Estes dois movimentos realizados chamaram a atenção, tanto da Câmara Municipal, como da Assembleia Legislativa que o convidaram para debater sobre o assunto em uma audiência pública no auditório da Assembleia, evento este deixando o recinto completamente lotado com mais de 350 participantes.
Em 2012 recebeu o título de Cidadão Ludovicense e saiu candidato a vereador pela primeira vez na política, não conseguindo se eleger.
No ano de 2014, Garcês iniciou o movimento contra a corrupção, participando de vários protestos no combate a corrupção na saúde o que culminou na sua liderança local no movimento nacional do Impeachment da ex-presidente Dilma, atraindo para si a ira do Governador Flávio Dino, que passou a persegui-lo a ponto de demiti-lo dos plantões que realizava em Barreirinhas. Nascia neste momento sua identificação com a ideologia de Direita.
Em 2015 em uma das várias viagens a Brasília para participar dos eventos do Impeachment, entre eles, o acampamento histórico na frente do Congresso Nacional, conheceu o Deputado Federal Jair Bolsonaro. Iniciava neste momento uma amizade que culminaria futuramente na sua ida para Brasília.
Em São Luís vários eventos e caminhadas de protestos a favor do Impeachment foram liderados pelo médico, como as monumentais caminhadas na litorânea e a memorável exposição, na Praça Maria Aragão, do boneco inflável de 16 metros chamado Pixuleco, que representava o ex-presidente Lula, vestido com traje de presidiário. Tal coragem resultou neste dia, em ataque e agressão física do médico, por parte de alguns membros da esquerda (PT, PCdoB, CUT e MST) que passaram também a atacá-lo em suas redes sociais.
Em 2017 Allan idealizou e fundou juntamente com outros seguidores de Direita, a UDM-UNIÃO DA DIREITA MARANHENSE, a primeira organização oficialmente criada de Ideologia de Direita no Estado. A organização tinha como principal objetivo fomentar debates políticos ideológicos de Direita e apoiar candidatos às futuras eleições.
Ainda em 2017, Dr. Allan Garcês foi condecorado com a medalha do Mérito Patriota, na cidade de Curitiba em reconhecimento ao combate da corrupção. Neste ano o Deputado Estadual Edilazio Junior ofereceu o Título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa, porém não sendo concedido em tempo hábil no ano legislativo.
Em 2018 o médico saiu candidato a Deputado Federal apoiado pela UDM e pelo então candidato a Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro. Com a eleição de Bolsonaro, Allan Garcês recebeu o convite para participar em Brasília do Governo de Transição em novembro de 2018, vindo assumir posteriormente importante cargo no 2° escalão do Ministério da Saúde e 3° escalão no Governo Federal. Mas o crescimento deste médico não terminou aí.
Em 2019, a Deputada Estadual Dra. Helena Dualibe, resgatou o título ora concedido de Cidadão Maranhense pelo Dep. Edilázio, afim de conceder oficialmente ao Dr. Allan, na ocasião, deputados governistas sob o comando do Governador Flávio Dino, realizaram uma nova votação e neste momento recusaram o título que já tinha até sido publicado no Diário da Assembleia, quando concedido pelo Deputado Edilázio. Neste mesmo ano, em 2019, Garcês é condecorado pela Câmara Federal do Congresso Nacional com a Medalha Patriota, concedida pela Deputada Federal Carla Zambelle.
Morando em Brasília, em virtude de ter assumido uma Diretoria na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Allan Garcês implantou o Projeto Gestão Itinerante, o qual passou a visitar Estados e Municípios levando as principais ações que estavam sendo executadas pelo Ministério. O pioneirismo deste projeto, resultou-lhe em um reconhecimento nacional, fazendo com que o Governador do Estado de Roraima lhe fizesse uma visita em seu gabinete para lhe fazer um convite para ser o Secretário de Estado da Saúde de Roraima, cargo que ocupou com muita competência e responsabilidade.
Posteriormente foi novamente requisitado pelo Ministério da Saúde, agora para ocupar o cargo de Coordenador Geral de Gestão de Projetos da Saúde Digital, cargo este que ocupa até o momento.
Allan Garcês continua até hoje, mantendo sua forte participação política e liderança no Estado, trazendo investimentos na saúde e projetos no campo da Saúde Digital, através de um convênio entre Ministério da Saúde e UFMA. Em 2020 apoiou fortemente a candidatura do Dep. Fed. Eduardo Braide para Prefeito de São Luís.
Por sua nobre e notável trajetória e por ainda fomentar ativamente a Política de Direita no Maranhão e nunca ter esquecido do nosso Estado, que o médico Allan Garcês, merece todo nosso reconhecimento. Desta forma, faço aqui o registro histórico deste grande médico e professor universitário do estado do Maranhão.
Fonte: Ilha Rebelde
TUTOIA: a 35º edição da regata de canoas a vela foi realizada com sucesso neste domingo 31 de outubro de 2021.
Os pescadores mantém viva a arte de velejar a veja, nossa cultura continua viva e colorida.
![]() |
Foto: professor Alexandre Lago |
Após quase
dois anos as pessoas foram obrigadas por força do covid-19 a se privar de sua “liberdade”
e principalmente ao lazer, mas graças a Deus e a vacina, hoje (31/10/2021)
Tutoia caminhou para assistir uma das mais lindas festas do nosso município, a
regata de canoas que este ano realizou sua 35º edição, sob a realização da
Secretária de Pesca e apoio da Colônia Z-17, Secretaria de Cultura de Tutoia e Corpo de Bombeiros. Este inaugurado
hoje em Tutoia.
Nesta manhã
de domingo pescadores pegaram suas canoas a vela e foram velejar concorrendo o
primeiro lugar das suas respectivas categorias, grande, média grande, grande e
pequena. E assim, foi feito.
Os pescadores
saíram de seus portos e se dirigiram até a praia da Moita Verde, localizada no
litoral de Tutoia entre a praia dos Felix (Bairro São José) e praia do Arpoador,
lá aconteceu a largada das canoas rumo a praia da Barra.
Com o
evento a praia e o mar ficaram coloridos, coisa linda de se prestigiar, no mar
as velas coloridas, na praia veículos e pessoas acompanhavam todo o percurso,
todos alegres como se tivessem vendo o evento pela primeira vez, mas percebe que
a alegria irradiante se deu também pela sensação de liberdade de todos.
Aos participantes foram entregues premiações em dinheiro e cestas básicas. Ao todo participaram 80 canoas.
Marcaram
presença no evento as autoridades:
Prefeito
de Tutoia Diringa Baquil, Presidente da Câmara Jamilza Baquil, Senador Weverton
Rocha, Secretário de Segurança Publica do Maranhão Jerfesson Portela, deputado
Zé Inácio, comandante do Corpo de Bombeiros, deputado Albert Cutrim, procurador
do município Leonardo Neto, Vice-prefeita Maria do Carmo, vereador Raimundo
Sintraf, Secretário de Pesca José Ovídeo, Presidente da Colônia Z-17 Zé bem-te-vi,
Secretário de saúde Alexandre Baquil e sua esposa Romagda.
Em geral o evento foi prestigiado por tutoienses, turistas e visitantes.
Veja os nomes das canoas vencedoras:
Categoria Grande
Categoria Média Grande
1-Marisol
2-Safira
3-Juju
4-Estrela do Mar
Categoria Feminina
1-Louvado Seja Deus
2-Marinalva
3-Safira
4-Lucilene
Categoria Pequena
1-Patricia
2-Risadinha
3-Piaba
4-Pinto Forrozão
![]() |
Entrega das premiações aos campeões |
![]() |
Vereador Sintraf, Romagda, Alexandre Baquil, Senador Weverton Rocha, Vereadora Jamilza Baquil, Deputado Glalbert Cutrim vídeo: |
Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e Prefeito Diringa Baquil inauguram Posto Avançado do Detran em Tutoia-MA
quinta-feira, 28 de outubro de 2021
TSE cassa deputado paranaense que divulgou 'fake news' contra urnas eletrônicas
Deputado estadual paranaense Fernando Francischini (PSL) afirmou, sem
apresentar provas, que urnas eletrônicas foram adulteradas para impedir a
eleição do presidente Jair Bolsonaro.
O
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (28) cassar o
mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL) por ter
propagado informações falsas sobre a urna eletrônica e o sistema de votação
durante as eleições de 2018.
Essa
foi a primeira vez que o tribunal tomou decisão relacionada a político que fez
ataque às urnas eletrônicas. O TSE considerou que a conduta de propagar
desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e abuso de
poder político.
Francischini
foi alvo de investigação após afirmar, sem apresentar provas, em suas redes
sociais, durante o primeiro turno das eleições de 2018, que as urnas
eletrônicas foram adulteradas para impedir a eleição do presidente Jair Bolsonaro.
Na
ocasião, o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná fez auditoria nas
urnas e constatou que elas estavam com funcionamento normal, sem indícios de
fraude em seu sistema.
O processo
A Justiça
Eleitoral foi acionada pelo Ministério Público Eleitoral que acusa o deputado
de ter disseminado desinformação.
A
defesa do parlamentar disse que a atuação de Francischini ocorreu quando ele
era deputado federal — portanto, estaria dentro da chamada imunidade material,
que impede que deputados e senadores sejam responsabilizados por suas opiniões,
palavras e votos.
O TRE
do Paraná absolveu o deputado estadual. Os magistrados do estado entenderam que
não ficou provado que a transmissão feita pelo deputado, em que atacou as urnas
eletrônicas, tenha tido o alcance necessário para influenciar o resultado da
votação. O MP, então, recorreu ao TSE.
O
relator do caso no TSE, ministro Luís Felipe Salomão, entendeu que a conduta de
propagar desinformação pode configurar uso indevido dos meios de comunicação e
abuso de poder político. Essa foi a primeira vez que a Corte discutiu essa
questão.
No
caso concreto, Salomão votou para cassar o mandato de Francischini, torná-lo
inelegível por oito anos e anular seus votos, determinando que a decisão tenha
efeitos imediatos.
O
ministro classificou as informações divulgadas por ele como "absolutamente
falsas" e "manipuladoras", e que levaram a erro milhões de
eleitores.
Votos dos ministros
Nesta
quinta, o ministro Carlos Horbach divergiu, afirmando que não houve provas de
que os atos influenciaram na eleição.
“Endosso
toda preocupação do relator de que são atos perniciosos e podem configurar
abuso do poder político. Por outro lado, não pode ignorar o fato de que se está
a decidir o futuro de um parlamentar eleito”, ressalvou.
“A
conduta não foi capaz de abalar a normalidade das eleições. A transmissão
ocorreu 22 minutos para o término das eleições”, afirmou.
O
ministro Edson Fachin acompanhou o relator e
disse que “não há dúvida de que houve uma falsa narrativa”.
“A
transmissão ao vivo de conteúdo em rede nacional contendo notícia falsa e
ofensiva configura abuso de poder, sendo grave afronta à legitimidade do
pleito”, afirmou.
“Se a
crítica, nada obstante preste um desserviço à democracia, seja deplorável, seja
pouco afeita à verdade, gera uma grave ofensa às eleições, e não apenas à
gravidade aferida especificamente no conceito esgarçado no pleito”, afirmou.
O ministro Alexandre de Moraes, em seguida, também afirmou que
a "live" feita pelo deputado é uma “questão gravíssima, de um
parlamentar, candidato, policial, arguir dizendo que estava sendo fraudado”.
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, também
acompanhou o relator. "Compromete o processo eleitoral e, no caso
específico, periciadas as urnas, constatou-se que era mentira. Imagina esse
tipo de comportamento difundido."
Prefeitura Municipal de Tutoia anuncia a inauguração do Posto Avançado do Detran para o próximo domingo 31/10.
No dia 27/10/2021, foi publicado na página do Instagram da Prefeitura Municipal de Tutoia que, domingo 31 de outubro, acontecerá a inauguração de um posto avançado do Detran.
Fonte : Prefeitura Municipal de Tutóia-Departamento de Comunicação