O pesquisador Kenard Kruel, localizou ontem (24), o túmulo do Cel. Paulino Neves, influente político tutoinse da primeira metade do século XX, responsável pela transferência em 1901, da sede do antigo município ( Tutoia Velha) para então Vila de Porto de Salinas, o atual local do município, a chamada "Tutoia Nova".
Paulino Neves, visionário, percebeu o potencial do porto de Tutoia para as atividades marítimas e desenvolvimento econômico da região e lutou para transferência da antiga sede no interior, já em declínio, para próximo a Barra de Tutoia, além de ter conseguido a época, trazer para nova sede do município, muitas companhias de navios para operar na região, nacionais e estrangeiras, assim como órgãos públicos federais, como a Mesa de Renda, Correios, etc. O município de Paulino Neves( antigo Rio Novo), foi batizado como uma homenagem a esse político.
Hoje, Tutoia, desponta no cenário turístico regional e nacional como uma região de praias, dunas e rios, paradisíaca que possui em seu litoral uma série de ilhas pertencentes ao Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, como ficou mais conhecido nos últimos anos.
O túmulo se encontrava, completamente esquecido no cemitério "Igualdade", o principal e mais antigo da cidade. Com isso, Kruel, pôde esclarecer as datas exatas de nascimento e morte do procer tutoinse, nascido em 13 de agosto de 1858 e falecido em 11 de agosto de 1941, há dois dias de completar 83 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário