quinta-feira, 21 de outubro de 2021

AGU sugere capa de revista em notificação extrajudicial à IstoÉ

 A Advocacia-Geral da União enviou notificação extrajudicial à IstoÉ em que, entre outros pedidos, sugere uma capa alternativa à publicação como direito de resposta ao presidente Jair Bolsonaro. As informações são do portal Jota, confirmadas pela ConJur.

Capa da revista IstoÉ da última semana provocou notificação extrajudicial da AGU
Reprodução/IstoÉ

A notificação foi motivada pela última capa, publicada na última sexta-feira (15/10). A revista estampou uma imagem do presidente Bolsonaro em alusão a Adolf Hitler com o título: "As práticas abomináveis do mercador da morte".

A imagem se utiliza de um artifício gráfico em que a palavra "genocida" remete ao bigode do líder nazista. "O Brasil está enfrentando seu momento Nuremberg [tribunal que julgou crimes do regime nazista]. É hora de compreender a extensão da catástrofe perpetrada pelo presidente e por seus asseclas. E é o que a comissão está fazendo", publicou a revista.

Na notificação, a AGU sustenta que a capa da revista "não condiz com a verdade dos fatos" e que a reportagem atinge direta e indevidamente a imagem de Bolsonaro como presidente da República tanto no Brasil como no exterior.

"O periódico, estranhamente, omisso sobre os programas e avanços públicos desenvolvidos pelo Estado brasileiro na seara da saúde desde o início da crise sanitária, no que repercute em difusão de informações dotadas de parcialidade, com prejuízos não só ao agente alvo de infundada criminalização, mas ao público leitor, o que corrobora a pertinência deste pedido de resposta", diz trecho da notificação.

Capa proposta pela AGU como direito de resposta exalta feitos do governo Bolsonaro e mostra o presidente abraçado por populares
Reprodução

A AGU recomenda que a IstoÉ, em sua próxima edição, publique uma capa alternativa àquela que motivou a notificação, dessa vez, exaltando os feitos do presidente. Na imagem proposta pelo advogado da União, o mandatário aparece abraçado por populares e em um desfile de 7 de Setembro.

O documento é assinado pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco, pelo procurador-geral da União, Vinicius Torquetti Rocha, e por Bruno Luiz Dantas de Araújo Rosa, adjunto do AGU.

Por fim, a AGU afirma que, se a revista se recusar a conceder direito de resposta, será acionada judicialmente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário