domingo, 31 de outubro de 2021

TUTOIA: a 35º edição da regata de canoas a vela foi realizada com sucesso neste domingo 31 de outubro de 2021.

Os pescadores mantém viva a arte de velejar a veja, nossa cultura continua viva e colorida.



Foto: professor Alexandre Lago


Após quase dois anos as pessoas foram obrigadas por força do covid-19 a se privar de sua “liberdade” e principalmente ao lazer, mas graças a Deus e a vacina, hoje (31/10/2021) Tutoia caminhou para assistir uma das mais lindas festas do nosso município, a regata de canoas que este ano realizou sua 35º edição, sob a realização da Secretária de Pesca e apoio da Colônia Z-17, Secretaria de Cultura  de Tutoia e Corpo de Bombeiros. Este inaugurado hoje em Tutoia.



Nesta manhã de domingo pescadores pegaram suas canoas a vela e foram velejar concorrendo o primeiro lugar das suas respectivas categorias, grande, média grande, grande e pequena. E assim, foi feito.

Os pescadores saíram de seus portos e se dirigiram até a praia da Moita Verde, localizada no litoral de Tutoia entre a praia dos Felix (Bairro São José) e praia do Arpoador, lá aconteceu a largada das canoas rumo a praia da Barra.

Com o evento a praia e o mar ficaram coloridos, coisa linda de se prestigiar, no mar as velas coloridas, na praia veículos e pessoas acompanhavam todo o percurso, todos alegres como se tivessem vendo o evento pela primeira vez, mas percebe que a alegria irradiante se deu também pela sensação de liberdade de todos.

Aos participantes foram entregues premiações em dinheiro e cestas básicas. Ao todo participaram 80 canoas. 

Marcaram presença no evento as autoridades:  

Prefeito de Tutoia Diringa Baquil, Presidente da Câmara Jamilza Baquil, Senador Weverton Rocha, Secretário de Segurança Publica do Maranhão Jerfesson Portela, deputado Zé Inácio, comandante do Corpo de Bombeiros, deputado Albert Cutrim, procurador do município Leonardo Neto, Vice-prefeita Maria do Carmo, vereador Raimundo Sintraf, Secretário de Pesca José Ovídeo, Presidente da Colônia Z-17 Zé bem-te-vi, Secretário de saúde Alexandre Baquil e sua esposa Romagda.

Em geral o evento foi prestigiado por tutoienses, turistas e visitantes.

Veja os nomes das canoas vencedoras:


Categoria Grande


Categoria Média Grande

1-Marisol

2-Safira

3-Juju

4-Estrela do Mar


Categoria Feminina

1-Louvado Seja Deus

2-Marinalva

3-Safira

4-Lucilene


Categoria Pequena

1-Patricia 

2-Risadinha

3-Piaba

4-Pinto Forrozão 











                       


                           
 Entrega das premiações aos campeões



   

Vereador Sintraf, Romagda, Alexandre Baquil, Senador Weverton Rocha, Vereadora Jamilza Baquil, Deputado Glalbert Cutrim

vídeo: 


 






Turistas acompanhando o evento.




Um comentário: