domingo, 17 de outubro de 2021

JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE, O FUNDADOR DA CAPITAL

 por EUGES LIMA (historiador)


Veja como o jornal "O Arquivo (1846)", jornal cientifico e literário, ligado a Associação Literária Maranhense (1845), a qual tinha Gonçalves Dias como membro efetivo e presidida por Alexandre Teófilo, via a participação de Jerônimo de Albuquerque em relação a fundação de São Luís:

 "Jerônimo d'Albuquerque, fidalgo da casa real, comandante das duas primeiras expedições para conquista do Maranhão aos franceses, E FUNDADOR DA SUA CAPITAL, tomou posse do governo em meados de novembro de 1615, por nomeação do general da armada e conquista, Alexandre de Moura.(Jornal O Arquivo, 1846)"

"Fundador da sua capital", ou seja, fundador da cidade de São Luís, é assim que em meados do século XIX, esse Jornal que tinha como um dos colaboradores Gonçalves Dias, tratava a fundação da cidade. Essa era a visão corrente da época.

Os franceses não eram considerados fundadores. Isso só confirma a ideia que essa visão de fundação francesa da cidade, seja na imprensa maranhense, seja na historiografia, é algo mais recente, possivelmente das primeiras décadas do século XX.



Fonte: Blog História do Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário