quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Homem é preso no Maranhão suspeito de matar onça e divulgar vídeo na internet

 Segundo a Polícia Civil, crime foi cometido no território indígena Arariboia, no município de Arame. Homem foi encontrado com o couro da onça abatida e materiais utilizados na caça de animais silvestres.


Um homem foi preso em flagrante após afirmar ter matado uma onça-preta na área indígena Arariboia, no município de Arame, a 476 km de São Luís. A prisão foi feita pela Polícia Civil, na tarde dessa quarta-feira (20), após o caçador ter divulgado nas redes sociais um vídeo em que segura o animal minutos após o abate. Segundo os pesquisadores, essa espécie está ameaçada de extinção.

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito, que não teve a identidade revelada, foi encontrado com o couro da onça abatida, duas armas de fogo do tipo espingarda, munição calibre 20mm, pólvora e material utilizado na prática de caça de animais silvestres.

O caçador permanecerá à disposição da Justiça e o inquérito prosseguirá. A prisão foi realizada pela Delegacia de Polícia Civil de Arame, vinculada a 23º Delegacia Regional de Buriticupu.

A polícia ainda não deu informações sobre as pessoas que acompanharam o caçador no momento da morte da onça-preta. Uma delas chega a aparecer nas imagens divulgadas nas redes sociais.


Sobre a onça-preta

Você sabe a diferença entre a onça-preta e a onça-pintada? Consideradas os maiores felinos do continente americano, a onça-pintada e a onça-preta são a mesma espécie. Os nomes se devem à diferença na cor da pelagem, essa, que em alguns felinos é substituída pelos tons pretos devido ao melanismo.

O fenômeno, comum em outros felinos, se deve a uma condição genética que provoca excesso de pigmentação, o que faz os animais apresentarem coloração preta.

Mesmo com tonalidade escura, a onça-preta apresenta as rosetas, característica da pelagem que inspirou o nome popular “onça-pintada”.

Com cerca de 1,90 metros de comprimento, o animal, que é solitário e territorialista, chega a pesar 130 quilos. De hábitos noturnos, se alimenta de catetos, capivaras, peixes, queixadas, jacarés, veados e tatus.

A espécie ocorre em áreas de Cerrado, Pantanal e em florestas tropicais das américas Central e do Sul.


Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário