quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A 1ª Capitão-de-Cabotagem do Brasil

Hildelene Lobato Bahia, de 34 anos, é formada em Ciências Contábeis e se preparava para prestar concurso para o TRT quando decidiu fazer a prova de admissão para oficial da Marinha Mercante, para incentivar um irmão que também se inscreveu no concurso da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante). Ela foi aprovada, o irmão nunca mais tentou.

Integrante da primeira turma da EFOMM do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém, a aceitar mulheres em suas fileiras, Hildelene de inicio sofreu uma certa resistência dos colegas, já que estava entrando num universo que no Brasil ainda era de domínio exclusivo masculino.
Já no posto de 1º Oficial de Náutica, assumiu a função de 1º Piloto no Navio-Tanque Lorena BRda Transpetro (PETROBRAS) e desde 2005 a função de Imediato do mesmo navio, sendo a primeira brasileira a atingir esse patamar na carreira de marítimos.
Em solenidade realizada em 20 de agosto de 2008, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, integrando uma turma de 18 alunos do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Náutica, destinado a habilitar primeiros oficiais de Náutica a exercerem as funções de Imediato e Comandante, a 1ª Oficial-de-Nautica Hildelene recebeu a Carta de Capitão-de-Cabotagem tornando-se a primeira brasileira a conseguir tal feito. Ela também será alvo de homenagem especial no Centro de Capitães em 17 de setembro de 2008, por ser a primeira Capitã a fazer parte do corpo associado daquela entidade.
O paraninfo da turma foi o Comandante José Menezes, gerente da Inspetoria Marítima da Diretoria de Transporte Marítimo. “Esta turma está fazendo história e quebrando paradigmas. Hildelene conquistou uma medalha de ouro por ter superado os demais, chegando ao posto de primeira capitã-de-cabotagem da Marinha Mercante brasileira”.
O contra-almirante José Carlos Mathias, comandante do Ciaga, também ressaltou a conquista de Hildelene. “O dia de hoje entra para a história da Marinha Mercante do Brasil com o ingresso da primeira mulher brasileira na categoria de capitão-de-cabotagem”.
A oito anos nos quadros da Transpetro (PETROBRAS), serviu, antes do Lorena BR, nos Navios-Tanque Lindóia BR e o Diva, além de ter feito parte da ultima guarnição do Barão de Mauá, que levou o navio para Singapura onde foi entrego a um comprador.
A CCB Hildelene, agora esta devidamente habilitada a exercer a função de Imediato em qualquer navio da nossa Marinha Mercante como a de Comandante em navios de Cabotagem.
Bem-vinda a bordo CCB Hildelene.
Abaixo os quatro navios citados nesse post.

lorena-srs-280406.jpg lindoia-l-frangetto-270706.jpg diva-laufo-frangetto.jpg barao-de-maua-rc-250703-2.jpg

Fonte: Poder Naval http://www.naval.com.br/blog/2008/09/02/a-1%C2%AA-capitao-de-cabotagem-do-brasil/

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