sábado, 25 de outubro de 2014

Ação ambiental retira lixo das margens e de dentro da lagoa em Lagoinha

Do blog do Elivaldo Ramos



Uma ação ambiental promovida pelo Grupo Aguapé  e Bloco Pedikana juntou mais de 60 pessoas da comunidade Lagoinha para limpar a lagoa. A Ação deste ano contou com a participação e apoio do Blog do Elivaldo Ramos.

Mais de 60 pessoas entre jovens, crianças, adolescentes e professores da Comunidade Lagoinha realizaram pelo décimo ano consecutivo a ação de limpeza da Lagoinha. Dezenas de sacos de lixo (sacos de gêneros alimentícios, sacos plásticos, isopor, fechaduras, garrafas pet, entre outros) foram retirados de dentro e das margens da Lagoa.

Em dez anos os organizadores da ação, já coletaram toneladas de lixo e fizeram videos e fotos para realizarem palestras de conscientização, mas o problema da poluição continua.

A ação coletou lixo de toda variedade: de lixo residencial a lixo dos bares do entorno da lagoa. Uma prova de que tanto os maradores, quanto turistas e donos de bares precisam adotar uma postura ambiental e de conservação da lagoa.

A Lagoinha que já foi o principal atrativo turístico de Tutóia está morrendo: está assoreando, tendo suas margens desmatadas,  e o nível da água diminuindo a cada ano que passa. Segundo um morador a lagoa, nos últimos dois anos, apresentou os piores índices de seca e poluição.

A ação, sem dúvida, é relevante e necessária. Mas, depois de coletado, o lixo vai para o único lixão do município (lixão a céu aberto), ou seja, o município não garante um destino correto para o lixo coletado.

Muitos acreditam não fosse ações como essa do Grupo Aguapé a situação estaria pior. O blog e o professor Elivaldo Ramos agora se torna parceiro do projeto e deixa aqui o apelo a comunidade, a banhistas, a turistas e aos donos de bares que coloquem na cabeça a necessidade de conservar a lagoa, do contrário assistiremos sua morte em menos tempo do que se imagina.

Veja fotos da ação de hoje de manhã (25/10/2014):



A ação teve início às 8:00h da manhã e terminou às 10:30h com um lanche servidos aos participantes no Restaurante Lagoinha da empresária Madalena mãe de um dos organizadores, o professor Regilson Damasceno. No destaque professor Berg servindo lanche a criançada que participou, e, segundo ele, envolver crianças no projeto tem por objetivo fazer com eles sejam agentes de mudança no futuro.



Nesse trecho onde as crianças estão há mais ou menos quatro anos era coberto e água. 

Algas, lixo e desmatamento são as principais causas da "morte" da lagoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário