
Uma ação ambiental promovida pelo Grupo Aguapé e Bloco Pedikana juntou mais de 60 pessoas da comunidade Lagoinha para limpar a lagoa. A Ação deste ano contou com a participação e apoio do Blog do Elivaldo Ramos.

Em dez anos os organizadores da ação, já coletaram toneladas de lixo e fizeram videos e fotos para realizarem palestras de conscientização, mas o problema da poluição continua.
A ação coletou lixo de toda variedade: de lixo residencial a lixo dos bares do entorno da lagoa. Uma prova de que tanto os maradores, quanto turistas e donos de bares precisam adotar uma postura ambiental e de conservação da lagoa.
A Lagoinha que já foi o principal atrativo turístico de Tutóia está morrendo: está assoreando, tendo suas margens desmatadas, e o nível da água diminuindo a cada ano que passa. Segundo um morador a lagoa, nos últimos dois anos, apresentou os piores índices de seca e poluição.
A ação, sem dúvida, é relevante e necessária. Mas, depois de coletado, o lixo vai para o único lixão do município (lixão a céu aberto), ou seja, o município não garante um destino correto para o lixo coletado.
Muitos acreditam não fosse ações como essa do Grupo Aguapé a situação estaria pior. O blog e o professor Elivaldo Ramos agora se torna parceiro do projeto e deixa aqui o apelo a comunidade, a banhistas, a turistas e aos donos de bares que coloquem na cabeça a necessidade de conservar a lagoa, do contrário assistiremos sua morte em menos tempo do que se imagina.
Veja fotos da ação de hoje de manhã (25/10/2014):
A ação teve início às 8:00h da manhã e terminou às 10:30h com um lanche servidos aos participantes no Restaurante Lagoinha da empresária Madalena mãe de um dos organizadores, o professor Regilson Damasceno. No destaque professor Berg servindo lanche a criançada que participou, e, segundo ele, envolver crianças no projeto tem por objetivo fazer com eles sejam agentes de mudança no futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário