terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sindicato de Servidores entrega brinquedos em comunidades carentes de Paulino Neves. Confira fotos!



Uma caravana do Sindicato de Servidores de Tutóia, Paulino Neves e Santana do Maranhão entregou no dia das crianças (12) mais de 200 brinquedos a meninos e meninas dos povoados Água Fria, Anajá, Ponta Grossa, Meladinho, Ponte, São Lourenço e Mirim. Esse é o segundo ano que a instituição realiza essa ação.

Nas comunidades visitadas foi possível observar o abandono e inúmeras famílias vivendo abaixo da linha da pobreza. Gente que sobrevive apenas da lavoura de subsistência, da pesca e do Bolsa Família. 

Gente que reside em casas paupérrimas coberta de palha de buriti e chão batido, e, às vezes nem esse piso tem, é areia mesmo e paredes tecidas de palhas. 

Além da precariedade das residências lhes falta caminhos de acesso melhorado, escolas dignas de uma educação que possa mudar suas vidas e vivem a mercê da sorte e a espera de políticas públicas que lhes garantam o mínimo pra viver.

"Conversamos com uma família em que a senhora dizia não saber em quem tinha votado na eleição última. Só sabia que um cabo eleitoral lhe deu o número do candidato e ela votou. O marido estava buscando no lago (pescando) o que comer no dia de ontem. E em outros casos vimos seis pessoas da mesma família dividindo dois cômodos de uma choupanazinha (...)" disse o Presidente do Sindicato Elivaldo Ramos.

As fotos abaixo mostram um pouco dessa triste realidade. Apesar disso muitas crianças estamparam um sorriso no rosto ao receber o singelo presente doado pelo Sindicato e pais e mães já aguardavam a nossa Caravana (pedimos aos Agentes de Saúde que trabalham nas localidades para avisarem e sugerirem os povoados). Logo mais outras fotos.






Escola do Povoado Anajá

Processo de beneficiamento do arroz produzido na Comunidade de Meladinho



















Carência extrema - o poço fica no meio da sala/cozinha

Um idoso na sua "casa"



Essa imagem da escola do Mirim me chamou a atenção pela frase 

Escola Povoado Ponte


Escola do Povoado Ponte

Escola do Povoado Meladinho - onde a comunidade nos recebeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário