segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Em Santa Quitéria-MA populares pressionam Câmara para criação de um CPI


Presidente da Câmara de Santa Quitéria barra CPI para investigar prefeito Moreirão


Prefeito de Santa Quitéria, 'Moreirão'
Prefeito de Santa Quitéria, ‘Moreirão’
Mesmo com a Câmara Municipal de Santa Quitéria lotada de populares, com faixas nas mãos pediam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos para investigar as suspeitas de corrupção da administração do prefeito Sebastião Moreira (PR), o ‘Moreirão’, uma manobra desrespeitou o parlamento e o povo, e barrou a CPI.
Os populares aguardavam a criação da Comissão desde a última semana, quando novamente lotaram o palácio legislativo, pedindo o fim da corrupção no município. Na referida sessão o presidente da casa, Antonio José dos Santos Araújo, não esteve presente, alegando que estaria doente. O detalhe é que ele tentou boicotar de todas as maneiras a realização da mesma, supostamente ordenando aos funcionários da casa, que fechassem todas as dependências do recinto e desligassem os aparelhos de sonorização.
Na ultima sessão, após abertura, o presidente da Câmara de imediato ignorou a leitura da ata da sessão anterior, alegando que a mesma não seria válida, mesmo tendo ocorrido com quórum, conduzida pelo vice-presidente Raimundo Nonato Ferreira (Nonato da Colônia), e registrada em ata. A atitude do edil irritou os demais colegas, prenunciando o clima tenso que reinaria durante toda sessão.
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução: Blog Interligados
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa .Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução
Na pauta da casa dois requerimentos, um que pedia a criação de uma comissão médica, para avaliar as capacidades físicas e mentais do prefeito do município, haja vista as lesões causadas pelo AVC que sofreu, e a outra para instauração da CPI, para investigação das denúncias de desvios de recursos em diversas secretarias.
Após leitura do secretário da casa, de ambos os requerimentos, eis que o presidente da casa anunciou que os requerimentos seriam entregues ao assessor jurídico da casa, identificado como Salatiel, para somente na outra semana voltar a ser julgados, como se ali estivesse projetos de lei, que fizesse necessário parecer jurídico e de comissões. O público presente ficou eufórico e entoou sonoras vaias. Os demais parlamentares iniciaram um bate boca, cobrando a votação imediata dos requerimentos, em especial o que tratava da CPI.
Antônio “Crispim”, como popularmente é conhecido, empurrou a batata quente pra o assessor jurídico da casa, que tentou remendar de todas as maneiras a decisão do edil, irritando ainda mais o povo e parlamentares presentes. O líder do governo, Domingos do Nascimento Viana, até que tentou ajudar, mas o povo inconformado o calou ao som de mais vaias.
Os parlamentares insistiram na votação, mas o presidente da casa disse que não aceitaria a votação dos requerimentos, sem aval do assessor jurídico da casa, que pelo que se viu tem mais poder que os próprios membros do poder legislativo do município.
O próprio vice-presidente, Nonato da Colônia, chegou a questionar a autoridade do assessor, lembrando que ele era apenas um funcionário daquela casa e que as decisões ali tomadas eram de responsabilidade de seus legítimos membros.
Por fim, após calorosas e eufóricas discussões, o presidente da casa usou do microfone para tascar: “Declaro a sessão encerrada”, num total ato de desrespeito aos colegas e ao povo, que aguardava ansioso o desfeche da sessão.
O edil vendo o povo e colegas irritados com sua injustificada atitude, saiu de fininho. Uma cena lamentável e vergonhosa.
Via blog Interligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário