quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Morre a professora Joseth Coutinho Martins de Freitas

 


O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão recebeu como muito pesar a notícia do falecimento de um dos seus membros mais antigos, a Sócia Honorária Joseth Coutinho Martins de Freitas que faleceu
ontem (21), aos 88 anos.

A professora Joseth, como era carinhosamente conhecida, nasceu no dia 28 de janeiro de 1933, era filha de Domingos da Silva Coutinho e Laura da Silva Cruz Coutinho. Bacharel e Licenciada em Filosofia pela então Universidade Católica do Maranhão (antecessora da Ufma) e especialista em Metodologia do Ensino e Educação.

Era professora titular aposentada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, onde ensinou e formou várias gerações; era também professora aposentada da Rede Pública Estadual do Maranhão.

Joseth era uma educadora muito respeitada e prestigiada, pertenceu e atuou efetivamente em várias Instituições. Foi membro do Conselho Estadual de Educação, sócia do Rotary Clube, Amiga da Marinha e membro efetivo do IHGM, entre outras entidades.

No Instituto Histórico, teve uma longa permanência e atuação efetiva durante várias décadas, exercendo vários cargos na direção da entidade, chegando a ser Vice-Presidente. 

Em 2015, na Gestão César Marques, presidida pelo historiador Euges Lima, foi homenageada nos noventa anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, recebendo uma placa e sendo elevada à categoria de Sócia Honorária.

Portadora de inúmeras condecorações, recebidas por seus relevantes serviços ao longo de sua carreira em prol da educação e cultura maranhense, professora Joseth, publicou vários livros em coautoria e inúmeros artigos em jornais e revistas, geralmente tratando sobre educação e história.

“Eternamente serás lembrada  pelo grande legado que deixou para a história”, frisou a secretária de patrimônio, Clores Holanda.

Referindo-se a professora Joseth, ressaltou o Vice-Presidente do IHGM, Washignton Cantanhede: “Compunha a paisagem do IHGM do tempo do meu ingresso. Personalidade marcante da vida recente da Casa e da Educação no Maranhão.”

“Quando cheguei ao IHGM, ainda encontrei a professora Joseth ativa, participando das atividades do
Instituto; fiz amizade com ela e tive o prazer de sua convivência durante anos. Ela sempre será lembrada por todos nós, pela a história que ela construiu, não só no Instituto, mas em várias entidades por onde ela passou.”, destacou o presidente, Euges Lima.





Nenhum comentário:

Postar um comentário