domingo, 12 de setembro de 2021

PROFESSORA JOSETH, SERÁ SEMPRE LEMBRADA


 


 

 

por EUGES LIMA

 

 

O

 Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão recebeu como muito pesar a notícia do falecimento de um dos seus membros mais antigos, a Sócia Honorária Joseth Coutinho Martins de Freitas que faleceu no último primeiro de setembro, aos 88 anos.

A professora Joseth, como era carinhosamente conhecida, nasceu no dia 28 de janeiro de 1933, era filha de Domingos da Silva Coutinho e Laura da Silva Cruz Coutinho. Bacharel e Licenciada em Filosofia pela então Universidade Católica do Maranhão (antecessora da UFMA) e especialista em Metodologia do Ensino e Educação.

Era professora titular aposentada da Universidade Federal do Maranhão, onde ensinou e formou várias gerações; era também professora aposentada da Rede Pública Estadual do Maranhão. Nos anos de 1970, foi professora de história do então tradicional colégio Rosa Castro.

Joseth era uma educadora muito respeitada e prestigiada, pertenceu e atuou efetivamente em várias Instituições. Foi membro do Conselho Estadual de Educação durante muitos anos; sócia do Rotary Clube; Amiga da Marinha e membro efetivo do IHGM, entre outras entidades.

No Instituto Histórico, teve uma longa permanência e atuação pro-ativa durante várias décadas, exercendo vários cargos na direção da entidade, chegando a ser Vice-Presidente. Quando sócia efetiva foi ocupante da cadeira de N.º 55, patroneada por outro célebre professor maranhense, José Ribeiro de Sá Vale. Atualmente, era Sócia Honorária, depois de mais de trinta anos como efetiva e relevantes serviços prestados a esse sodalício.

Em 2015, na Gestão César Marques, presidida por mim, foi homenageada nos noventa anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, recebendo uma placa e sendo elevada à categoria de Sócia Honorária. Portadora de inúmeras condecorações recebidas por seus relevantes serviços ao longo de sua carreira em prol da educação e cultura maranhense, professora Joseth, publicou vários livros em coautorias e inúmeros artigos em jornais e revistas, geralmente, tratando sobre educação e história.

“Eternamente serás lembrada pelo grande legado que deixou para a história”, frisou a secretária de patrimônio do IHGM, Clores Holanda.

Referindo-se a professora Joseth, ressaltou o Vice-Presidente do IHGM, Washington Cantanhede: “Compunha a paisagem do IHGM do tempo do meu ingresso. Personalidade marcante da vida recente da Casa e da Educação no Maranhão”.

Quando cheguei ao IHGM, ainda encontrei a professora Joseth ativa, participando das atividades do Instituto, fiz amizade com ela e tive o prazer de sua convivência durante anos. Ela sempre será lembrada por todos nós, pela a história que ela construiu, não só no Instituto, mas em várias entidades por onde passou.



* Historiador, professor e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) / eugeslima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário