terça-feira, 10 de setembro de 2013

Coronel José Pereira dos Santos, ex-colmandante geral da PMMA,morre aos 92 Anos



destFaleceu nesta terça-feira (3), aos 92 anos, Antônio José Pereira dos Santos, vítima de uma pneumonia. Ele comandou a PMMA no período de 1º de fevereiro de 1961 a 6 de agosto de 1962.

Nascido em 15 de maio de 1921, no município de Tutóia (a 463km de São Luís), Pereira dos Santos embarcou, ainda menino, para Recife, onde foi registrado. Incentivado pelo padrasto, renomado militar na capital pernambucana, José passou a estudar e a seguir carreira no Exército. Após terminar o Ensino Médio, o jovem José morou em Porto Alegre e depois viria a concluir os estudos em Resende (RJ).

Após terminar sua carreira militar, Pereira dos Santos optou por retornar ao Maranhão. E o agora Major escolheu voltar a São Luís por considerar ter uma dívida de gratidão com sua terra: como saiu ainda novo para morar em Recife, ele acreditava que deveria voltar para prestar alguns serviços ao Estado, como conta o pesquisador Hugo Saraiva, no livro “Memória Rubro-Negra: de Moto Club a eterno Papão do Norte”. E assim o fez.

No Maranhão, Pereira de Santos foi coronel do 24º BC, comandante geral da PMMA, inspetor de trânsito (como capitão), chefe da polícia local, advogado, Deputado Estadual e presidente da Federação Maranhense de Desportos (FMD), hoje FMF.

O comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pachêco Silva, enviou mensagem de condolências aos familiares do ex-comandante, ressaltando o caráter e o profissionalismo do oficial que contribuiu significativamente para a segurança pública do estado do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário