domingo, 8 de dezembro de 2013

Católicos do Maranhão celebram o dia de Nossa Senhora da Conceição


O Festejo da Conceição do Monte Castelo, considerado o maior festejo mariano do Maranhão, será encerrado com missa solene na Praça Maria Aragão





 
Começou cedo à movimentação no Santuário Nossa Senhora da Conceição, no Monte Castelo, para o festejo em honra a Maria. Em todo dia 08 de dezembro, a cidade de São Luís pára suas atividades normais para festejar Nossa Senhora da Conceição. Católicos vindos de diversas partes do Maranhão rendem homenagens e participam da programação durante todo o dia no Santuário. O ponto alto do 
 
Festejo da Conceição 2013 será a missa solene, na Praça Maria Aragão, celebrada por Dom Belisário, Arcebispo da Arquidiocese de São Luís. Para esse momento, são esperadas mais de 150 mil pessoas.

O encerramento ocorre com a grande procissão de Nossa Senhora da Conceição, marcada por fortes manifestações de alegria, devoção e fé. Para este ano, foi escolhido o tema “Filho, eis a tua mãe”, extraído do evangelho de João, capítulo 19, versículo 27. A frase foi dita por Jesus quando estava na cruz, pouco antes de morrer. Ele se dirigiu ao discípulo que mais amava João, e o entregou como filho à sua mãe.

Os católicos acreditam que nesse momento Jesus Cristo instituiu a maternidade espiritual de Maria. “O tema é muito sugestivo, porque quem nos apresenta a mulher como mãe é o próprio Jesus. Por isso, devemos acolher e imitar as virtudes de Nossa Senhora”, disse o padre Ronilton Souza de Araújo, scj, que presidiu a primeira missa do dia.

Devoção

Os relatos de bênçãos pela intercessão da santa são diversos. Dona Ignacia Brígida das Neves Garcês tinha mal estar constantes, no ano passado. Ela já estava desesperada quando pediu pela intercessão de Nossa Senhora da Conceição. "Procurei o médico e comecei a tomar o remédio, mas confiando nas bênçãos de Deus, pelo pedido que fiz à Virgem da Conceição", contou a católica, moradora do Santa Cruz.



 
Segundo o padre Arnaldo Menezes, reitor do Santuário da Conceição, a devoção a Maria remonta aos primeiros séculos depois de Cristo. "A vida de Maria está associada à vida da Igreja. Ela é ícone, porque o que esperamos acontecer conosco já aconteceu com Maria. Ao olhar para ela, vemos a Igreja consumada", frisou.

Essa devoção é transmitida de geração em geração. O estudante Kaio Silva, 16 anos, foi à primeira vez ao festejo em 2010, com um vizinho. Na época, sentiu desejo de colaborar em alguma equipe. O que era um sonho passou a ser realidade no ano seguinte. "Eu disse que queria servir. Entrei, então, na equipe de Primeiros Socorros. Sinto-me muito bem sabendo que posso ajudar", garantiu o jovem, que é morador do bairro Liberdade.
 
 
 
 
Fonte: O Imparcial-Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário