segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Senado vai homenagear 6 personalidades por luta pelos direitos humanos. Jackson Lago é uma delas



O Senado realizará sessão especial nesta terça-feira (3), às 11h, para entregar a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A condecoração - que está em sua quarta edição - é entregue, anualmente, a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.
A comenda foi instituída pelo Senado em homenagem ao antigo arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909-1999), notório por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.
Veja a seguir quem serão os homenageados deste ano:

Cláudio Luciano Dusik – Graduado em Psicologia e mestre em Educação, nasceu em Esteio (RS). Tem atrofia Muscular Espinhal, uma doença degenerativa que limita os movimentos. Suas pesquisas acadêmicas tiveram como resultado o desenvolvimento de um teclado virtual, o Mousekey, que facilita a comunicação de pessoas com deficiência. (Crédito da foto: Eduardo Cruz).

Deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) – perseguida pela ditadura militar, deixou o Brasil e, no exílio, dedicou-se à educação infantil, especialmente em Moçambique. De volta ao país, trabalhou na organização de parteiras no Amapá, oferecendo cursos de aperfeiçoamento. É esposa do senador João Capiberibe (PSB-AP). (Foto: Agência Câmara).

Marlon Jacinto Reis – nascido em Tocantins, é juiz em João Lisboa (MA). Fundou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que coordenou a coleta de assinaturas em todo o país em busca de apoio popular para o projeto que resultou na Lei da Ficha Limpa. (Crédito da foto: Assembleia Legislativa do Maranhão).

Warley Martins Gonçalles – Nascido em Catanduva (SP), preside a Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Tem atuação destacada na defesa dos direitos dos aposentados. (Foto: Agência Senado).

Dom Fernando Saburido – pernambucano de Cabo de Santo Agostinho, é arcebispo de Olinda e Recife, mesma arquidiocese de Dom Hélder Câmara (que aliás, foi quem o ordenou padre). Quando bispo de Sobral, no Ceará, fundou a filial local da Fazenda da Esperança, instituição que trabalha na recuperação de dependentes químicos. (Foto: CNBB Nordeste 2).

Jackson Lago (in memorian) – médico e político maranhense, foi prefeito de São Luís e governador do Maranhão. Na juventude, atuou em movimentos sociais a favor da distribuição de terras e de moradias para pessoas pobres.Também trabalhou pela popularização da saúde. Faleceu em 2011. (foto: Prefeitura de Timon/MA).

Fonte: Senado Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário