quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Santana do Maranhão recebe Selo Ouro no prêmio nacional compromisso com a Alfabetizaçã


O prefeito de Santana do Maranhão, Márcio Santiago, o secretário de educação Pedro Reis, o secretário de administração Marcos Fabrício e a professora Lucilda, receberam nesta segunda-feira (10) o Selo Ouro Nacional de Compromisso com a Alfabetização. A premiação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece municípios e estados que se destacam na promoção da alfabetização infantil. A cerimônia, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O reconhecimento foi concedido a municípios que atingiram a nota máxima (100 pontos) nos critérios estabelecidos pelo MEC. Entre os fatores avaliados estão a colaboração entre entes federativos, a implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização, a formação continuada de professores e gestores, além da oferta de materiais didáticos adequados.

O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, lançado pelo Governo Federal no dia 23 de setembro, por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024, é uma das estratégias do Compromisso Criança Alfabetizada. A premiação avalia os esforços das Secretarias de Educação em prol da alfabetização.


Fonte: Portal Agrosantana

Reunião entre SAGRIDE e representantes de Associações define entidades para o projeto Sertão + Produtivo

 

A Prefeitura de Santana do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico(Sagride), realizou na manhã desta segunda-feira (17), no Gabinete do Prefeito, uma reunião com representantes de associações para discutir o funcionamento e a definição das entidades que participarão da seleção do projeto Sertão Produtivo.

O edital “Sertão + Produtivo”, lançado dia 12 de dezembro de 2024 vai selecionar projetos de empreendimentos coletivos de agricultura familiar no semiárido brasileiro visando à produção de alimentos saudáveis e geração de renda.

Serão apoiados 10 projetos, no valor de até R$ 10 milhões cada. A iniciativa abrange 1.477 municípios de 11 estados (RN, PE, AL, SE, BA, CE, ES, MA, MG, PB e PI).

O edital lançado pelo BNDES e Petrobrás busca selecionar projetos de organizações sem fins lucrativos que tenham histórico de atuação com empreendimentos coletivos da agricultura familiar no território. Terão prioridade as propostas que atendem mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais.

Os recursos serão investidos no fortalecimento da capacidade produtiva e de comercialização desses empreendimentos.

As inscrições permanecem abertas até 21 de fevereiro de 2025 no Portal do Cliente do BNDES.

Confira o Edital Sertão + Produtivo abaixo:

https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/0950cca7-7e6f-432c-88b7-8f2b18f28d49/BNDES_Sertao%2BProdutivo_Edital_capa+13-12.pdf?MOD=AJPERES&CVID=pf1Urth


Fonte: Portal Agrosantana