domingo, 15 de dezembro de 2019

Celso Coutinho tomou posse no IHGM


Celso Coutinho e Euges Lima 



Tomou posse na terça-feira (10), às 19h, na última Sessão do ano, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), na Cadeira de n.º 42, patroneada pelo médico, escritor e político do século XIX, Antônio do Rêgo, o advogado, intelectual e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o Dr. Celso da Conceição Coutinho.
Compuseram a mesa dos trabalhos, o presidente em exercício do IHGM, o historiador e professor Euges Lima; Celso Coutinho; Maria Alice Coutinho; Jadson Gonçalves e  o professor Alberto Tavares. 
A solenidade de posse ocorreu no auditório da Livraria da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI), localizada no São Luís Shopping e teve início com a declaração de abertura da Assembleia pelo presidente, o professor Euges Lima. A apresentação do novo membro foi feita pelo professor Euges Lima, padrinho do empossado, que no seu discurso de recepção, destacou a trajetória política, intelectual e de luta social de Celso Coutinho.
O novo sócio, depois de ter cumprido todos os ritos de posse, como leitura do compromisso da instituição, recebimento do Diploma e do colar com as insígnias da agremiação, quando já na condição de sócio efetivo e mais novo membro do IHGM, proferiu o seu discurso de posse sobre a biografia e importância da obra e trajetória do seu patrono para história do Maranhão. Celso ressaltou ainda, “a honra e a felicidade em estar ocupando uma cadeira em tão tradicional e prestigiosa instituição, tão cara para história e cultura maranhense”. A solenidade contou com muitos convidados, sócios, acadêmicos, familiares e amigos que foram prestigiar o evento.
Como deputado estadual, Celso Coutinho, foi autor da Lei que instituiu o dia da mulher maranhense em homenagem a maranhense Maria Firmina dos Reis, a primeira romancista brasileira. Recentemente, teve seu trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, sendo agraciado como a maior comenda daquele poder, a medalha do mérito legislativo “Manoel Beckman.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário