sexta-feira, 7 de julho de 2017

Secretaria Municipal de Educação de Paulino Neves promoveu encontro com docentes da Educação Infantil


O encontro com docentes da Educação Infantil que foi realizado neste dia 07/07 de 2017,  teve como objetivo  refletir com os professores da Educação Infantil se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa no desenvolvimento do indivíduo. 

O projeto foi realizado sob a responsabilidade da professora Elma Pereira Brito.













 Para mais informações   leia o projeto a seguir.





ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULINO NEVES
DEPARTAMENTO DE ENSINO

PLANO DE TRABALHO

TEMA:

Encontro com docentes da Educação Infantil

PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
 Elma Pereira Brito

DATA
CIDADE
07/ /07/17
Paulino Neves- Ma

OBJETIVO


·         Refletir com os professores da Educação Infantil se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa no desenvolvimento do indivíduo.












SEXTA- FEIRA – MANHÃ/TARDE
TEMA /ATIVIDADE
TEMPO
METODOLOGIA
RECURSOS

1.      Iniciando a conversa


·         A importância do trabalho em equipe.





2.      Compreendendo a teoria

·         A Proposta da BNCC e o livro didático.




3.      Aprendendo juntos

·         Reflexão sobre a prática.

















4.      Vivenciando conceitos

·         Realização e apresentação de jogos.














5.      Analisando o que temos

·         Realização do planejamento, a partir do livro didático.


6.      Avaliação                                                   






8h00 às
8h40







 8h40 às
   9h20.







9h20 às 12h00




















14h00 às
14h50















14h50 às
17h00

1.      Sensibilização: Dinâmica do laço
Ø  Desenvolvimento:

ü  Leitura Deleite: O LAÇO E O ABRAÇO

·         Entregar um cordão p cada participante para refletir sobre a importância do trabalho em equipe.
·         Apresentação da proposta de trabalho.


2.      Compreendendo a teoria

·         Exposição dialogada por meio de slides
·         Trocas de experiências sobre a prática de uso do livro didático em sala de aula.
·         Relacionar o livro didático aos direitos de aprendizagem e campos de experiências da Ed. Infantil.

3.      Aprendendo juntos
Ø  TRABALHO EM GRUPO
ü  Dividir a turma em quatro grupos para analisarem situações vivenciadas que contemplem os direitos de aprendizagens e campos de experiências. Cada grupo ficará com um campo de experiência.


·         GI- O eu, o outro, nós (Campo das identidades).
·         G2- Corpo, gestos e movimentos. (Campo das habilidades do corpo)
·         G3- Oralidade e escrita (Campo da linguagem oral e escrita)
·         G4- Traços, sons formas e imagens (Campo das Artes e expressões).
·         G5- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações (Campo do conhecimento matemático e das ciências da natureza).

Ø  Socialização das discussões

4.      Sensibilização: Jogos do papel

Ø  Desenvolvimento:

ü  Realização e apresentação de jogos que contemplem:
·         Coordenação visomotora;
·         Discriminação visual;
·         Orientação espacial;
·         Orientação temporal;
·         Análise e síntese;
·         Figura fundo;
·         Ritmo





5.      Analisando o que temos

·         Dividir os grupos novamente por níveis de ensino para que realizem o planejamento das duas semanas de agosto, baseados nas reflexões realizadas.
·         Socialização dos grupos

6. Avaliação                                                   

·         Roda de conversa sobre avaliação do encontro






ü  Multimídia
ü  Cordão







ü  Livro didático
ü  Papel peso 40
ü  Fita gomada































ü  Materiais Variados
ü  Livro Didático














                                      


REFERÊNCIAS

ARANHA, M.S.F.Inclusão social e municipalização.In:Manzini,E.J.(Org.).Educação especial:temas atuais.Marília: Ed.da Unesp, 2000, p.1-9;
BRASIL, Ministério da Educação . Secretaria da Educação Especial .  Saberes e práticas da inclusão :recomendações para a construção de escolas inclusivas.MEC,2005.

----------, Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa.Brasil:MEC,1997 .

GOMES ,Márcio. Construindo as trilhas para a inclusão. Petrópolis: VOZES, 2009;

KARAGIANNIS,A.;STAINBACK. W.;STAINBACK,S. Fundamentos do ensino inclusivo . In: STAINBACK, W.;STAINBACK,S.(Org.).Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed,1999.p.21-34.

RILDO, Cosson. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009

SARAIVA Juracy   Assmann;  MÜGGE, Ermani. Literatura na escola: proposta para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SANTOS, Cineas. O menino que descobriu as palavras.12 ed. São Paulo: Ática, 2010

SOLE, Isabel .Estratégias de leitura. Porto Alegre:Artmed,1998.

SILVA, Elisabeth Feitosa da;VILARINHO, Maria do Carmo Gomes; BAHIENSE, Vera Lúcia Andrade (orgs.). Avaliação da Aprendizagem. Teresina: 2013.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas,2000
ZABALA,Antoni,A prática educativa.Porto Alegre:Artmed:1998








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