O encontro com docentes da Educação Infantil que foi realizado neste dia 07/07 de 2017, teve como objetivo refletir com os professores da Educação Infantil se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa no desenvolvimento do indivíduo.
O projeto foi realizado sob a responsabilidade da professora Elma Pereira Brito.
Para mais informações leia o projeto a seguir.
ESTADO DO MARANHÃO
PREFEITURA MUNICIPAL
DE PAULINO NEVES
DEPARTAMENTO DE
ENSINO
PLANO DE TRABALHO
TEMA:
|
Encontro
com docentes da Educação Infantil
|
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS:
|
Elma Pereira Brito
|
DATA
|
CIDADE
|
07/
/07/17
|
Paulino
Neves- Ma
|
OBJETIVO
|
·
Refletir com os professores da Educação Infantil
se suas práticas pedagógicas têm contribuído para uma aprendizagem significativa
no desenvolvimento do indivíduo.
|
|
||||
SEXTA-
FEIRA – MANHÃ/TARDE
|
||||
TEMA /ATIVIDADE
|
TEMPO
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
|
1.
Iniciando a
conversa
·
A importância do trabalho em equipe.
2.
Compreendendo
a teoria
·
A Proposta da BNCC e o livro didático.
3.
Aprendendo
juntos
·
Reflexão sobre a prática.
4.
Vivenciando conceitos
·
Realização e apresentação de jogos.
5.
Analisando o
que temos
·
Realização do planejamento, a partir do livro
didático.
6.
Avaliação
|
8h00
às
8h40
8h40 às
9h20.
9h20
às 12h00
14h00
às
14h50
14h50
às
17h00
|
1.
Sensibilização: Dinâmica do
laço
Ø Desenvolvimento:
ü Leitura Deleite: O LAÇO E O
ABRAÇO
·
Entregar um cordão p cada participante para
refletir sobre a importância do trabalho em equipe.
·
Apresentação da proposta de trabalho.
2.
Compreendendo
a teoria
·
Exposição
dialogada por meio de slides
·
Trocas de experiências sobre a prática de uso do livro
didático em sala de aula.
·
Relacionar o livro didático aos direitos de
aprendizagem e campos de experiências da Ed. Infantil.
3.
Aprendendo
juntos
Ø TRABALHO EM GRUPO
ü Dividir a
turma em quatro grupos para analisarem situações vivenciadas que contemplem
os direitos de aprendizagens e campos de experiências. Cada grupo ficará com
um campo de experiência.
·
GI- O eu, o outro, nós (Campo das identidades).
·
G2- Corpo, gestos e movimentos. (Campo
das habilidades do corpo)
·
G3- Oralidade e escrita (Campo da linguagem oral e
escrita)
·
G4- Traços, sons formas e imagens (Campo
das Artes e
expressões).
·
G5- Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações (Campo do conhecimento
matemático e das ciências da natureza).
Ø Socialização das discussões
4.
Sensibilização: Jogos do papel
Ø Desenvolvimento:
ü Realização e
apresentação de jogos que contemplem:
·
Coordenação visomotora;
·
Discriminação visual;
·
Orientação espacial;
·
Orientação temporal;
·
Análise e síntese;
·
Figura fundo;
·
Ritmo
5.
Analisando o
que temos
·
Dividir os grupos novamente por níveis de ensino
para que realizem o planejamento das duas semanas de agosto, baseados nas
reflexões realizadas.
·
Socialização dos grupos
6.
Avaliação
·
Roda de conversa sobre avaliação do encontro
|
ü Multimídia
ü Cordão
ü Livro didático
ü Papel peso 40
ü Fita gomada
ü Materiais
Variados
ü Livro Didático
|
|
|
REFERÊNCIAS
|
ARANHA,
M.S.F.Inclusão social e
municipalização.In:Manzini,E.J.(Org.).Educação especial:temas
atuais.Marília: Ed.da Unesp, 2000, p.1-9;
BRASIL,
Ministério da Educação . Secretaria da Educação Especial . Saberes
e práticas da inclusão :recomendações para a construção de escolas
inclusivas.MEC,2005.
----------,
Ministério de Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:
Língua Portuguesa.Brasil:MEC,1997 .
GOMES
,Márcio. Construindo as trilhas para a
inclusão. Petrópolis: VOZES, 2009;
KARAGIANNIS,A.;STAINBACK.
W.;STAINBACK,S. Fundamentos do ensino
inclusivo . In: STAINBACK,
W.;STAINBACK,S.(Org.).Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre:
Artmed,1999.p.21-34.
RILDO,
Cosson. Letramento Literário:
teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009
SARAIVA
Juracy Assmann; MÜGGE, Ermani. Literatura na escola: proposta para o ensino fundamental.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
SANTOS,
Cineas. O menino que descobriu as palavras.12 ed. São Paulo: Ática, 2010
SOLE,
Isabel .Estratégias de leitura. Porto
Alegre:Artmed,1998.
SILVA,
Elisabeth Feitosa da;VILARINHO, Maria do Carmo Gomes; BAHIENSE, Vera Lúcia
Andrade (orgs.). Avaliação da
Aprendizagem. Teresina: 2013.
PERRENOUD,
Philippe. Dez Novas Competências para
Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas,2000
ZABALA,Antoni,A
prática educativa.Porto Alegre:Artmed:1998
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário