O Procurador do Município, Bernardo Spindula, a Secretária de Saúde, Michelle Galganni e a Assessora Técnica da Saúde, Andréia Barbosa representaram nesta quinta-feira (03/08), o município de Santana do Maranhão na solenidade de lançamento do programa “CUIDAR DE TODOS – ATENÇÃO PRIMÁRIA”. O lançamento aconteceu no Auditório do Hotel Blue Tree Towers, na capital maranhense. Na oportunidade a equipe participou ainda do Seminário “Programa Cuidar de Todos: Construindo uma APS mais resiliente”. Um momento importante para discutir e contribuir com as ações que serão desenvolvidas no município pelas equipes da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância Epidemiológica por meio do Programa.
Durante o evento. o Governador Carlos Brandão anunciou que o programa Cuidar de Todos possui três etapas para implantação. A primeira é a de adesão dos municípios ao programa e doação de equipamentos para gestão municipal a serem destinados às unidades e equipes de Saúde da Família. A segunda etapa inclui o monitoramento dos indicadores do programa e apoio técnico aos municípios. A terceira é a premiação do concurso Inova Saúde.
Na oportunidade, houve também o lançamento e entrega das cadernetas de acompanhamento das crianças e gestantes do estado, a apresentação do site e do painel de indicadores do Programa Cuidar de Todos, além da assinatura da Lei e do Termo de adesão ao Programa.
O Programa Cuidar de Todos – Atenção Primária visa estabelecer pacto de cooperação técnica entre Estado e Municípios, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa assegura a implantação do maior projeto de fortalecimento da atenção primária no Estado, a entrega de equipamentos e da nova caderneta das gestantes e dos pequenos maranhenses.
Porta de entrada para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), é na Atenção Primária em Saúde (APS) que ocorre o primeiro contato do paciente com o profissional da saúde. Neste sentido, o “Programa Cuidar de Todos” objetiva fortalecer a APS para a evolução da garantia e a ampliação do acesso aos cuidados em saúde, promover a melhoria dos resultados dos indicadores de saúde e o enfrentamento dos problemas que mais causam o adoecimento e óbito da população no estado.
Com a implantação do programa, a SES doará equipamentos para as Unidades de Saúde da Família (USF) e às equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), conforme termo de adesão dos municípios. A medida visa melhorar a estrutura destes dispositivos nos seus respectivos municípios e consequentemente apoiar no desempenho dos indicadores prioritários.
Segundo a secretária municipal de saúde, Michelle Galganni, “a parceria e união entre o Estado e o Município de Santana do Maranhão são importantíssimas para garantir o bem estar dos munícipes. O objetivo do programa é realizar investimentos na atenção primária em saúde. Um programa deste porte será muito importante não só para Santana do Maranhão como para todas as cidades de nosso estado. A nossa gestão com o apoio do prefeito Márcio Santiago Continuará firme em busca de melhorias, para todos os santanenses ”, disse a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário