sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Irã promete vingança e diz que EUA serão responsáveis pelas consequências de ato terrorista que matou militar


"Ato de terrorismo internacional dos EUA é extremamente perigoso e uma escalada tola", anunciou o chanceler iraniano Mohamad Javad Zarif, que se reúne com conselho de segurança para tratar das retaliações ao ataque promovido por Donald Trump




O ministro de Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, classificou o assassinato do general Qasem Soleimani como ‘ato de terrorismo internacional dos EUA” e ressaltou que o país da América do Norte será responsável “por todas as consequências de sua aventura”.
“O ato de terrorismo internacional dos EUA, que teve como alvo e assassinou o General Soleimani – o mais eficaz combatente ao Daesh (ISIS), Al Nusrah, Al Qaeda e outros – é extremamente perigoso e uma escalada tola. Os EUA são responsáveis por todas as consequências de seu sua ação aventureira e desonesta”, publicou Javad Zarif nas redes sociais na madrugada desta sexta-feira (3).
Em comunicado divulgado pela diplomacia iraniana, Zarif enfatizou que a “imprudência das forças terroristas dos EUA que mataram o comandante Soleimani (…) sem dúvida fortalecerá a árvore de resistência na região e no mundo”.
O Ministério das Relações Exteriores do Irã aproveitará todas as possibilidades políticas, legais e internacionais para implementar as decisões tomadas pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã em resposta à morte de Soleimani, disse o ministro.
Além disso, o Ministério das Relações Exteriores do Irã convocou o embaixador suíço Markus Leitner, que representa os interesses dos EUA em Teerã, e expressou seu protesto pela morte do comandante.
Uma reunião extraordinária do Conselho Supremo de Segurança do Irã foi marcada para as próximas horas para definir a retaliação ao ataque dos Estados Unidos.
“Nas próximas horas haverá uma reunião extraordinária do Conselho Supremo de Segurança Nacional em que se analisará o criminoso ataque contra o carro de Soleimani em Bagadá que levou à sua morte”, declarou o porta-voz iraniano Kaivan Khosravi, segundo a agência russa Sputnik, citando a agência Fars.

Via revista Forum

Nenhum comentário:

Postar um comentário