Teste da empresa de segurança digital Avast conseguiu recuperar fotos e e-mails de donos antigos de 20 aparelhos
RIO — Um teste realizado pela empresa de segurança digital Avast aponta que o chamado “reset de fábrica” — procedimento realizado em um smartphone para deletar todos os dados do aparelho — não funciona completamente em celulares Android. Ou seja, ao efetuar a ação em seu celular para apagar os seus dados pessoais antes de revendê-lo, o usuário pode estar repassando o seu aparelho ainda com alguns dos seus vestígios digitais, incluindo fotos e e-mails.
No teste realizado, a empresa adquiriu 20 celulares Android usados no eBay e tentou recuperar dados digitais de antigos donos nos aparelhos. No procedimento, seus funcionários conseguiram obter mais de 40 mil fotos — incluindo 250 selfies de homens nus —, cerca de 750 e-mails e mensagens de texto, informações de 250 contatos, e a identidade de quatro donos anteriores. Isso tudo fazendo uso de ferramentas digitais pouco sofisticadas, gratuitas e facilmente encontradas na internet.
De acordo com a companhia, o “reset de fábrica” realizado pelo sistema Android frequentemente não apaga de fato os dados contidos no aparelho, mas apenas deleta o índex dos arquivos, o que permite que novos dados sejam gravados por cima dos antigos — que continuam lá. Para realmente apagar os dados, é necessário o uso de aplicativos de empresas especializadas.
O problema, no entanto, não foi encontrado em aparelhos da Apple, como iPhones e iPads.
Nenhum comentário:
Postar um comentário