domingo, 13 de janeiro de 2019

Agora é lei! Faltar ao trabalho para levar o filho ao médico é direito dos pais

Agora é lei!

Ter um filho pequeno não é uma coisa fácil! As crianças são completamente dependentes de nós, e quando ficam doentes nossa rotina muda completamente, já que sempre queremos estar por perto, cuidando e garantindo que tenham tudo o que precisam para se recuperarem logo.

As mães e pais que são sozinhos com os filhos passam por complicações quando as crianças adoecem, já que não têm com quem deixar e acreditam que não podem faltar ao trabalho. Assim, acabam ou levando as crianças consigo para o trabalho (o que nem sempre é bem visto pelos empregadores), ou acabam confiando em alguém, mesmo com o coração apertado, pois não veem outra solução.
É uma sensação angustiante ter que escolher entre ir para o trabalho ou levar o filho ao médico, e ninguém deveria ter que optar por uma dessas coisas. Felizmente, em nosso país, agora os pais têm direito de faltar o trabalho quando precisarem levar os filhos ao hospital.
Como a grande maioria desses profissionais só atende em período comercial, que é também o período em que os pais trabalham, viu-se a necessidade de permitir que possam faltar sem sentirem a insegurança de receberem um desconto no salário ou até mesmo serem demitidos.
A Lei 13.257/2016 foi aprovada em 2016 e garante que os pais com filhos até seis anos possam faltar ao trabalho, sem descontos no salário, quando precisarem levar as crianças no médico. Além disso, a lei também assegura o direito do pai acompanhar a gestante por até dois dias em consultas e exames pré-natal.

Os pais também têm direito ao aumento da licença-paternidade de cinco para vinte dias e as mães terão um aumento da licença-maternidade de cento e vinte dias para seis meses, período mínimo indicado para a amamentação do bebê. No entanto, apenas poderão usufruir dessas mudanças funcionários de empresas que fazem parte do programa Empresa Cidadã.
Essa lei traz conforto e segurança para muitos pais, que agora não precisam mais ter medo de perder o emprego por apenas cuidarem de seus filhos. Também permitirá que eles estejam presentes em momentos fundamentais das vidas das crianças, e ajudará na saúde dos pequenos, permitindo um tempo maior de amamentação.
Atualmente, infelizmente, são poucas as empresas que participam do programa Empresa Cidadã, já que isso acaba resultando em uma tributação maior. Geralmente, são as empresas grandes que declaram imposto sobre o lucro e oferecem esse grande benefício para os funcionários.

Procure saber se a empresa em que você trabalha faz parte do programa e exija seus direitos de mãe/pai!


Fonte: https://osegredo.com.br/agora-e-lei-faltar-ao-trabalho-para-levar-o-filho-ao-medico-e-direito-dos-pais/?fbclid=IwAR1CvYcok-Wb93GUrcG4PFYSQMUStD1YeELmcDGuYVeBU105o7Ce1b88MiA

Nenhum comentário:

Postar um comentário