A escola que apresentou problemas estruturais desde a sua construção, na gestão Diringa Baquil, e que desde essa data que os problemas vem se ampliando a cada ano. Várias foram as postagens feita por este e outros blogs, tentando sensibilizar as autoridades a tomar providencias no intuído de promover a segurança física e psicológica para todos que tem vínculos com a escola, pais, alunos e funcionários. E, dessa forma, prevenir que acontecesse algo contra a vida dos que ali transitavam.
No ano de 2013 foram feitas pelo menos 3 publicações sobre o caso e este ano uma, mas parecia que as autoridades ignoravam o problema e os riscos.
PAIS ESPERANDO O ENGENHEIRO QUE VINHA DE CHAPADINHA PARA FALAR SOBRE O PRÉDIO/ 5 DE MARÇO DE 2013. |
O prédio da escola que foi construído onde existia uma lagoa, está cheio de rachaduras, infiltrações, piso descendo e buraco ao pé da escada que dá acesso ao segundo andar. E mesmo assim, nenhuma providência foi tomada, até que acontecesse um curto-circuito causando um incêndio no colégio. E só depois do acontecido resolveram tomar uma atitude. Que para o bem de todos, o município transferiu as atividades escolar para o outro prédio/ Almeida Galhardo que fica localizado na Avenida Paulino Neves, onde estava funcionando a prefeitura do município.
Essa mudança foi possível graças a decisão de também transferir o funcionamento da prefeitura para outro prédio, que fica localizado na Avenida Beira Mar,S/nº esquina com a Rua Saturnino.
Essa mudança foi possível graças a decisão de também transferir o funcionamento da prefeitura para outro prédio, que fica localizado na Avenida Beira Mar,S/nº esquina com a Rua Saturnino.
Outro fato importante que vale ressaltar foi a visita feita in loco pelos vereadores, Paulo Rogério, Raimundo Sintraf e Viriato, na escola. E ao constatarem os riscos, foram até o Corpo de Bombeiros em Barreirinhas-MA. Com a finalidade de lhes solicitar por oficio uma vistoria no prédio. E sendo entregue o oficio, a vistoria fora realizada no dia 20 deste presente mês, pela parte da tarde.
Acompanharam a vistoria uma representante da Secretaria de Educação, o vereador Sintraf e o vereador Paulo Rogério.
O vereador Paulo Rogério informou ao blog que também será solicitado à Secretaria de Educação o laudo técnico que o engenheiro fez, para que possam encaminhar ao Corpo de Bombeiros e depois para Defesa Civil a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis.
É muito louvável a atitude dos vereadores, só é lamentável, e difícil de entender a razão pelo qual o próprio município não fez esse procedimento antes. No entanto, deve ser reconhecido que foi uma decisão acertada. Mas também é certo que, quem acaba pagando a conta de obras fajutas como a deste caso. É o povo, é o contribuinte. Que isso sirva de aprendizado para outras construções executadas pelo executivo.
Obs: Quando a vistoria foi realizada pelo Corpo de Bombeiros, a decisão de transferência dos alunos para o outro prédio já havia sido tomada.
ALMEIDA GALHARDO / AVENIDA PAULINO NEVES |
PRÉDIO ONDE FUNCIONA A PREFEITURA ATUALMENTE. |
ESTADO
DO MARANHÃO
CÂMARA
MUNICIPAL DE TUTOIA
CNPJ:
07.3366.552/0001
OFÍCIO
Ofício nº 07/2019
Tutoia, 16 de março de 2019.
Exmo.
Comandante
ALECIO LUAN ARAUJO MESQUITA
Assunto:
Solicitação de vistoria
Senhor
Comandante,
Cumprimentando-o,
vimos por meio deste exercendo o nosso dever de representantes e fiscalizadores
públicos à vossa presença, solicitar uma vistoria desta Companhia de Bombeiros
às dependências da Unidade Integrada Almeida Galhardo no Município de Tutoia
-MA. De acordo com a visita realizada por estes vereadores no dia 13 do
corrente mês, constatou-se alguns problemas que merecem a vossa atenção pois, a
situação é bastante crítica fato que configurou na automática suspensão das
aulas no referido prédio e consequentemente a mudança das aulas do ano letivo
para outro local.
Sem
mais para o momento, manifestamos nossos votos de estima e consideração.
____________________________________
Paulo Rogério do Vale Sousa
____________________________________
Raimundo da Silva Monteiro
VEREADOR
VEJA O VÍDEO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário