Vários prefeitos do Maranhão participaram de reunião em Brasília com o Ministro do Desenvolvimento e Roberto Maués, prefeito de Paulino Neves esteve presente no encontro onde o Ministro Gustavo Canuto se comprometeu em visitar as cidades atingidas pelas enchentes no Maranhão. Canuto comunicou a decisão ao presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem, Erlanio Xavier, e ao vice-governador do Estado, Carlos Brandão, durante reunião de terça-feira (9) em Brasília. Além dos prefeitos, a bancada federal e deputados estaduais maranhenses estiveram presentes.
“Não há bandeiras, partidos, mas o compromisso de auxiliar pessoas atingidas pelas enchentes e alagamentos”, afirmou Canuto na reunião realizada como parte da agenda da Famem na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que se estendeu até dia 11, com participação histórica de 171 prefeitos maranhenses.
PREFEITO DE PAULINO NEVES ROBERTO MAUÉS |
Canuto orientou os gestores municipais sobre os procedimentos necessários para intervenção do governo federal em cenários de crise, além de se comprometer a alocar recursos para ajudar pessoas. O ministro garantiu ainda que uma equipe de engenheiros da ANA, Agência Nacional de Águas, deverá fiscalizar in loco a situação das barragens para garantir segurança aos empreendimentos no Estado.
Participaram da reunião o senador Weverton Rocha, os deputados federais Márcio Jerry, Fufuca Dantas, Júnior Lourenço, Marreca Filho, Pedro Lucas Fernandes, Juscelino Filho, Josimar Maranhãozinho, os deputados estadual Vinícius Louro, Ciro Neto e Felipe dos Pneus. A bancada se dispôs a auxiliar no processo de contingenciamento de recursos.
Durante a reunião o major Clayton Cruz, responsável pela Defesa Civil do Maranhão, repassou informações ao ministro e orientou prefeitos presentes no encontro sobre a decretação de situação de emergência.
Roberto Maués fez ainda “solicitação de reconhecimento da situação de emergência que está passando Paulino Neves neste momento. A inserção foi feita via sistema pela nossa assessoria” afirmou o prefeito.
SENADOR WEVERTON E ROBERTO MAUÉS |
Nenhum comentário:
Postar um comentário